Conheça a função da garganta e sua estrutura e distúrbios

Na estação das chuvas como agora, um dos problemas de saúde que mais surge é a dor de garganta devido a tosses e constipações. Se isso acontecer, uma sensação desagradável ao engolir ou uma sensação de coceira na garganta tornam a vida diária desconfortável. Esses são os momentos que fazem com que a função da garganta seja interrompida. A garganta é, na verdade, um órgão muito especial. Porque, ele desempenha um papel em dois mecanismos importantes do corpo, ou seja, a respiração e a digestão. Ambas as funções são desempenhadas muito bem com a cooperação de vários outros órgãos, como a laringe para o esôfago ou o esôfago.

Garganta, um órgão importante para a respiração e digestão

Imagem da garganta e de suas partes A garganta é um órgão localizado atrás da boca, abaixo das narinas e acima do esôfago e da principal passagem de ar chamada traquéia. Este órgão faz parte do sistema respiratório e também do sistema digestivo. No mundo médico, a garganta também é conhecida como faringe. Se classificado de cima para baixo, a garganta é dividida em três partes, a saber:
  • Nasofaringe no topo
  • Orofaringe no meio
  • Hipofaringe ou laringofaringe inferior
A nasofaringe e a laringofaringe fazem parte do sistema respiratório, enquanto a orofaringe desempenha um papel nos sistemas digestivo e respiratório.

A função da garganta nos sistemas digestivo e respiratório

A garganta tem a forma de um tubo muscular que pode ser um canal através do qual passam o alimento e o ar. Este órgão é feito de músculo e sua parte inferior se ramifica em dois canais menores. Um canal é chamado de esôfago ou esôfago e o outro é chamado de laringe. Esses dois ramos ajudarão no papel da garganta nos sistemas digestivo e respiratório.

• A função da garganta no processo digestivo

O papel e a função da garganta para o sistema digestivo começam quando engolimos alimentos. A comida que engolimos entra na garganta e depois desce para o esôfago, que está conectado diretamente ao estômago.

• A função da garganta no processo de respiração

Enquanto isso, o papel e a função da garganta para o sistema respiratório começam quando o ar inalado passa pelo nariz. O ar que entra na garganta será passado para a laringe, que o seguirá para a traqueia e os pulmões. Então, como a garganta distingue entre passagem de comida e passagem de ar? A chave está em um pequeno órgão chamado epiglote, que faz parte da traqueia. A epiglote está localizada à esquerda e à direita da garganta e atua como uma porta de vaqueiro que abre e fecha conforme necessário. Quando você engole alimentos ou bebidas, a epiglote fecha a laringe, de modo que a ingestão vai diretamente para o esôfago, e não para o trato respiratório. Quando a epiglote fecha tarde demais, alimentos ou bebidas podem entrar na laringe e causar asfixia. Para expelir, o corpo tossirá automaticamente, em um esforço para remover o bloqueio das vias aéreas. Além disso, a faringe também tem uma função na fala, trabalhando com outros órgãos e músculos da fala para produzir som. [[Artigo relacionado]]

Função da garganta para o sistema de defesa do corpo

Além de desempenhar um papel nos processos digestivos e respiratórios, a garganta também desempenha um papel no sistema de defesa do corpo. Essa função da garganta é realizada por outras partes chamadas amígdalas e adenóides. As amígdalas estão localizadas atrás da cavidade oral, à esquerda e à direita. Você pode conhecê-los melhor como amígdalas. Enquanto isso, as adenóides estão localizadas atrás do nariz. Ambos podem ajudar o corpo a combater infecções. No entanto, em certas condições, como quando há inchaço, ambos podem precisar ser removidos cirurgicamente, para não bloquear as vias aéreas. A remoção das amígdalas ou adenóides não reduzirá a capacidade do corpo de combater infecções, porque existem outras partes do corpo que podem substituí-los para a tarefa.

Distúrbios que podem ocorrer na garganta

A dor de garganta costuma ser causada por infecção. Muitos componentes passam pela garganta e a tornam suscetível a vários distúrbios, como infecção e inflamação. A seguir estão algumas doenças que podem causar interrupção da função da garganta.

1. Infecção viral

Os vírus podem ser a causa de muitas doenças que atacam a garganta, como:
  • Gripe e tosse
  • Laringite ou inflamação da laringe
  • Mononucleose
  • Caxumba
  • Herpangina

2. Infecção bacteriana

Além dos vírus, as bactérias também podem causar distúrbios na garganta. Algumas condições causadas por uma infecção bacteriana na garganta incluem:
  • Garganta com coceira e seca
  • Inflamação das amígdalas ou amigdalite e adenóides ou adenoite
  • Inflamação da epiglote
  • Inflamação do tecido ao redor das amígdalas

3. Irritação e lesão

Se sua dor de garganta durar mais de uma semana, a condição geralmente é causada por irritação, lesão na garganta ou as seguintes condições:
  • Irritação devido ao ar seco e poluído
  • Respire pela boca quando seu nariz estiver congestionado
  • Ácido estomacal que sobe para a garganta (DRGE)
  • Lesão na parte de trás da garganta por queda ou apunhalada por um objeto pontiagudo
  • Fadiga crônica
Os distúrbios que causam dor de garganta podem ser evitados das seguintes maneiras.
  1. Lave as mãos de maneira adequada e adequada. Este método pode prevenir eficazmente a transmissão de infecções na garganta causadas por bactérias e vírus. No entanto, certifique-se de lavar as mãos de maneira adequada e adequada por cerca de 20 segundos, usando água corrente e sabão.
  2. Prepare desinfetante para as mãos.Se você tiver problemas para encontrar água e sabão para lavar as mãos, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool para limpar as mãos.
  3. Não use o mesmo utensílio que alguém com dor de garganta.Se você ou sua família tiver dor de garganta em casa, use talheres separados para não infectar os saudáveis.
  4. Mantenha o corpo bem hidratado. Adquira o hábito de beber água o suficiente para manter a garganta úmida. Evite bebidas que contenham cafeína e álcool, pois podem secar a garganta.
[[artigo relacionado]] Se você está com dor de garganta, é melhor evitar alimentos oleosos e doces por um tempo. Além disso, beba muita água e não consuma bebidas que possam piorar a condição, como refrigerantes. Se a dor de garganta não ceder após três dias, você deve procurar imediatamente um médico para obter o tratamento adequado, de acordo com a causa.