A coceira na garganta é uma condição comum que muitas pessoas experimentam. No entanto, se essa condição persistir, é claro que você pode se sentir incomodado e desconfortável. Uma coceira persistente na garganta pode ser causada por uma reação alérgica ou um sinal precoce de uma infecção viral ou bacteriana. Comichão na garganta às vezes pode aparecer acompanhada de outros sintomas perturbadores. No entanto, esses problemas geralmente podem ser tratados com tratamentos simples e remédios caseiros para que você não precise se preocupar muito.
Causas de coceira persistente na garganta
Aqui estão algumas das possíveis causas de uma coceira persistente na garganta que pode ocorrer:
1. Desidratação
A desidratação é uma condição em que o corpo perde mais líquidos do que ingere. Essa condição geralmente ocorre durante o tempo quente, após o exercício ou durante uma doença. A desidratação pode causar garganta seca porque a boca e a garganta não têm saliva suficiente, causando uma sensação de coceira na garganta.
2. O ácido estomacal aumenta
Uma coceira persistente na garganta pode ocorrer devido ao refluxo do ácido gástrico do estômago para o esôfago (refluxo). Algumas pessoas que sofrem de ácido gástrico crônico têm até problemas de garganta. Embora a coceira na garganta raramente seja o único sintoma de refluxo ácido, as pessoas que têm a doença
refluxo silencioso pode sentir apenas uma coceira crônica na garganta como um sintoma.
3. Alergias alimentares
As alergias a certos alimentos podem causar coceira na garganta. As alergias alimentares ocorrem quando o corpo reage exageradamente a certos alimentos que você ingere como se eles fossem prejudicá-lo. Os alérgenos alimentares geralmente incluem amendoim, ovos, crustáceos, trigo e leite. As reações alérgicas geralmente se desenvolvem minutos ou horas após o consumo do alimento desencadeante. Os sintomas de alergia que ocorrem geralmente são leves, como coceira na garganta ou na boca. No entanto, também existem sintomas que podem ser fatais.
4. Rinite alérgica
Rinite alérgica ou
oi febre é a inflamação da cavidade nasal devido a uma reação alérgica. Essa condição é uma das causas mais comuns de coceira na garganta. A rinite alérgica ocorre quando o corpo reage exageradamente a alérgenos (gatilhos de alergia), como pólen, pêlos de animais, poeira, fumaça de cigarro ou gases de escapamento. Em seguida, o corpo libera histamina, causando vários sintomas, como coceira na garganta, nariz entupido, espirros, coceira ou lacrimejamento e outros.
5. Alergias a medicamentos
Algumas pessoas têm alergia a certos medicamentos, como a penicilina e outros antibióticos. A gravidade dessas alergias varia de leve a fatal. As alergias a medicamentos podem ser caracterizadas por uma coceira persistente na garganta que começa após a ingestão de um novo medicamento.
6. Infecções bacterianas e virais
Dor de garganta ou amigdalite bacteriana podem começar com coceira na garganta e progredir para uma forte dor de garganta. Por outro lado, vírus como a gripe também podem causar coceira na garganta. Se você estiver gripado, também poderá sentir dor de garganta acompanhada de febre, dores no corpo e desconforto no peito.
7. Efeitos colaterais de medicamentos
Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais, como tosse seca e coceira na garganta. Por exemplo, pessoas que tomam inibidores da ECA para hipertensão podem sentir esses efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais podem até aparecer imediatamente após a ingestão do medicamento. [[Artigo relacionado]]
Como se livrar de uma coceira persistente na garganta
Aqui estão várias maneiras de lidar com uma coceira persistente na garganta, que podem ser feitas em casa:
1. Beba mais água
Beber água pode ajudar a superar a secura na garganta, aliviando a coceira na garganta. Beba 2 litros por dia ou 8 copos por dia para atender às necessidades de fluidos do corpo e prevenir dores de garganta
2. Gargarejo com água salgada
Fazer gargarejos com água salgada pode ajudar a aliviar a coceira na garganta. Basta adicionar uma colher de chá de sal a 240 ml de água morna. Gargareje por 10 segundos, depois vomite e não engula. Dentro de um dia, repita este método 2-3 vezes.
3. Beba água morna com gengibre
A água com gengibre pode ajudar a aliviar a garganta. Acredita-se que beber água morna com gengibre adicionada com limão e mel é capaz de superar a coceira na garganta. Você só precisa preparar água morna em uma xícara e adicionar um pouco de gengibre fresco ralado. Em seguida, adicione 1 colher de sopa de mel e o suco de 2 rodelas de limão. Mexa a bebida e beba lentamente.
4. Beba leite e cúrcuma
Prepare uma pequena panela em fogo médio e misture 1 colher de chá de açafrão com 250 ml de leite. Leve para ferver e despeje em uma xícara. Deixe a bebida esfriar até uma temperatura confortável. Beba todas as noites até que a coceira na garganta desapareça.
5. Usando pastilhas ou sprays para a garganta
Usar pastilhas ou sprays para a garganta também pode ajudar a aliviar a coceira na garganta. Esses produtos geralmente contêm ingredientes ativos, como benzocaína, óleo de eucalipto e mentol, que podem ter um efeito calmante na garganta.
6. Tomando anti-histamínicos
Se a coceira na garganta estiver relacionada a alergias, os anti-histamínicos podem ajudar a bloquear a resposta exagerada do corpo. Você pode comprar anti-histamínicos de venda livre sem receita nas farmácias. Se a coceira na garganta não melhorar ou piorar, você deve consultar um médico para o tratamento adequado. Para uma discussão mais aprofundada sobre a coceira persistente na garganta,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .