Usando ácido sulfúrico descuidadamente, vidas podem voar

O ácido sulfúrico possui o código químico H2SO4 e é comumente referido comercialmente como enxofre. No mundo industrial, a fertilização desse material é obtida pela reação da água com o trióxido de enxofre. Este ácido é amplamente utilizado para vários fins, desde domésticos a militares. Um dos usos mais comuns que encontramos é como eletrólito em baterias ou acumuladores. Versões de H2SO4 sem moléculas de água não serão encontradas na natureza. Os eventos naturais que podem produzir esses compostos são a atividade vulcânica. O resultado persistirá na atmosfera por anos. Ele pode então se transformar em dióxido de enxofre, que causa chuva ácida. Este material tem uma forma líquida límpida e incolor. Também pode ser um líquido oleoso marrom. Devido à sua natureza altamente corrosiva, este material deve ser manuseado com cuidado. Se expostos em grandes quantidades, os objetos expostos a este material podem ser danificados ou destruídos.

Utilização de ácido sulfúrico por humanos

Este material é amplamente utilizado em vários fins humanos. Algumas aplicações na vida incluem:
  • Como limpador de metal e óleo

Uma das propriedades desse composto é que ele apresenta um alto índice de acidez. Aproveitando-se disso, o H2SO4 é comumente usado para limpar metal. Sua alta acidez também é ótima para remover a sujeira do óleo.
  • Limpador de ralos

Existem relativamente poucos usos domésticos devido à sua acidez, que é considerada perigosa. Se houver, devem ser manuseados com extremo cuidado. Um dos usos domésticos é como agente de limpeza de ralos.
  • Matérias-primas industriais

O mundo industrial usa muito esse material. Este ácido desempenha um papel importante no tratamento de águas residuais e na produção de agentes de limpeza. Além disso, o processamento mineral, a produção de explosivos e a produção de detergentes também usam esse ácido como uma das matérias-primas. O mesmo se aplica à indústria de papel e à fabricação de sulfato de alumínio.
  • Como remédio

O ácido sulfúrico também é benéfico para o tratamento do câncer. Esse material é usado como destruidor de células cancerosas por meio de drogas quimioterápicas. Algumas infecções de pele também podem ser tratadas com pomadas que contenham este composto. Um que as pessoas costumam usar é uma pomada tópica para tratar aftas.

O ácido sulfúrico é prejudicial aos humanos?

Devido à sua natureza corrosiva, muitos questionam a segurança desse material para o homem. A exposição severa pode ser fatal. A gravidade em si geralmente depende da dose de exposição, da duração da exposição e de como foi exposto. Todos os tecidos do corpo podem ser danificados se em contato direto com este H2SO4.
  • Compartilhe os tecidos do corpo

O líquido concentrado deste ácido pode causar desidratação severa se ingerido. Se a concentração for mais diluída, irritará o tecido por causa de sua natureza ácida. Também tome cuidado se você inalar acidentalmente este material. Porque o vapor concentrado que é inalado pode causar sérios danos aos pulmões e irritar o trato respiratório superior.
  • Compartilhar tecido de pele

O contato da pele com H2SO4 concentrado pode causar paralisia das células da pele (necrose). Se ocorrer contato com soluções diluídas e freqüentemente, isso provavelmente fará com que a pele desenvolva dermatite.
  • Compartilhar lenço ocular

Os olhos expostos a este ácido na forma concentrada sofrerão danos graves. Se não mitigado, o olho pode sofrer de glaucoma ou catarata. Até mesmo um spray fino desse material pode causar ardência e ardência nos olhos. Felizmente, este último terá ido embora em um futuro não muito distante.
  • Causa câncer

Até o momento, o ácido sulfúrico ou suas soluções não são classificados como cancerígenos ou podem causar câncer. No entanto, os trabalhadores expostos a este material por anos mostraram um risco aumentado de desenvolver câncer de laringe e câncer de pulmão.
  • Para crianças

As crianças que inalam, engolem ou tocam neste ácido podem sentir os mesmos efeitos que os adultos que fazem o mesmo. Portanto, mantenha os produtos que contenham este ingrediente fora do alcance das crianças. Se sua casa tiver um, certifique-se de que ele também esteja armazenado corretamente.

Primeiros socorros quando exposto ao ácido sulfúrico

Se alguém ao nosso redor for exposto a este material, devemos realizar os primeiros socorros. Ao fazer isso, tenha em mente o seguinte:
  • Se ingerido, certifique-se de não fazer o paciente vomitar. Ligue imediatamente para obter assistência médica para ajudar a vítima.
  • Se este produto químico entrar em contato com a pele ou os olhos, enxágue com água em abundância por pelo menos 15 minutos
  • Se a vítima apresentar sintomas de dificuldade para engolir, não dê a ela água ou leite.
  • Além disso, certifique-se de não dar água ou leite para beber quando a vítima vomitar, tiver uma convulsão ou perda de consciência
  • Se a vítima inalar H2SO4, leve-a para um espaço aberto ou uma sala com ar fresco.
O ácido sulfúrico tem muitos benefícios ao facilitar a vida humana. No entanto, devido à sua natureza perigosa, este material deve ser manuseado com extremo cuidado. Em caso de dúvida ou sentir-se incapaz, não custa nada chamar um profissional no manuseio deste material. Para uma discussão mais aprofundada sobre ácido sulfúrico e outros produtos químicos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.