Devido à falta de água potável, esta é uma doença contagiosa que pode surgir

A falta de água potável pode causar uma série de doenças que são perigosas para a saúde, algumas podem até ser fatais. Estima-se que várias doenças devido à falta de água potável, como cólera e várias outras doenças que causam diarreia, causam cerca de 1,8 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano. Como a água é usada para várias necessidades diárias, a falta de água potável pode ter vários impactos negativos na vida, especialmente para a saúde. Doenças relacionadas à falta de água potável são até consideradas um dos problemas de saúde mais significativos do mundo.

O impacto negativo da falta de água potável

Em vários países em desenvolvimento, o efeito cumulativo da falta de água potável pode ter um impacto no desenvolvimento dos recursos humanos e no crescimento econômico. Muitas pessoas, incluindo crianças, passam o tempo procurando e buscando água potável em locais muito distantes. Isso faz com que a energia e o tempo que deveriam ser usados ​​para trabalhar e estudar sejam usados ​​para buscar água. A seguir estão os efeitos negativos da falta de água potável que podem ocorrer:
  • Dificuldade em beber e limpar comida
  • As instalações de saneamento são inadequadas devido à falta de água limpa
  • Má higiene pessoal.
Essas condições podem desencadear várias doenças infecciosas perigosas. Este fenômeno aprisiona as pessoas em um ciclo de pobreza e problemas de saúde. [[Artigo relacionado]]

Doenças devido à falta de água potável

A crise da água também é uma crise de saúde. Existem cinco categorias principais de doenças infecciosas devido à falta de água potável, a saber: vetor de inseto relacionado à água, derivado da água, lavado com água, à base de água, e doenças causadas por saneamento deficiente.

1. Doenças transmitidas pela água (transmitido pela água)

Esse tipo de doença é transmitido pelo consumo de água contaminada com vírus ou bactérias. Vários tipos de doenças transmitido pela água é:
  • Cólera
  • Tifóide
  • Disenteria
  • Gastroenterite
  • Hepatite.
Doenças devido ao consumo de água contaminada geralmente causam diarreia devido à infecção do trato gastrointestinal (intestinos) por parasitas. Além disso, a diarreia também pode causar febre, cólicas, náuseas, desidratação e perda de peso. Essa doença pode até ser fatal para pessoas com sistemas corporais fracos, como crianças, idosos ou que tenham um histórico anterior da doença.

2. Doenças devido à falta de água para manter a higiene pessoal (lavado com água)

Os tipos de doenças devido à falta de água limpa para manter a higiene pessoal, incluindo:
  • Infecções gastrointestinais, como infecção por Shigella, que causa disenteria
  • Doenças infecciosas de pele, como sarna, bouba, lepra, infecções de pele e furúnculos
  • Doenças oculares, como tracoma e conjuntivite viral.
Essas doenças podem ser transmitidas pelo contato direto com o doente. Por exemplo, em contato direto com feridas abertas com sarna ou através das lágrimas de pacientes com infecção ocular por tracoma.

3. Doenças de organismos que vivem na água (a base de água)

Doenças devido à falta de água limpa também podem ser causadas por organismos na água, como vermes. Algumas dessas doenças, entre outras:
  • Esquistossomose ou doença causada por infecção por parasitas vermes trematódeos
  • Dracunculíase ou infecção por dracunculus medinensis (vermes da Guiné).
Quando há falta de água limpa, você pode ser forçado a usar água suja para o banho. Essa condição permite que os vermes entrem na pele e infectem o corpo.

4. Doenças de vetores de insetos reprodutores de água (vetor de inseto relacionado à água)

Esta doença é transmitida por insetos que se reproduzem parcial ou totalmente na água ou próximo a ela. As doenças devido à falta de água potável incluem:
  • A malária é causada por um parasita e transmitida por picadas de mosquito
  • Filariose ou elefantíase é causada por vermes filariais
  • A febre amarela é transmitida por mosquitos infectados com vírus
  • cegueira do rio/ Doença de Robls / oncocercose causada pelo verme Onchocerca volvulus.

5. Doenças devido a falta de saneamento

Uma das doenças causadas por falta de saneamento básico devido à falta de água potável é a infecção por vermes. Uma pessoa pode ser infectada por ancilóstomos ao andar descalço e em contato direto com fezes contendo larvas de ancilóstomos. As larvas podem entrar nas pernas, depois no intestino delgado e se reproduzir. Os ovos do verme então saem pelas fezes e o ciclo de vida do ancilóstomo continua a se repetir.