Conheça o óleo de patchouli e seus benefícios para a saúde

Você já ouviu falar dos benefícios do óleo de patchuli? Do contrário, você não está sozinho porque sua popularidade tende a ser inferior a outros óleos essenciais originários da Indonésia, como óleo de cravo ou óleo de ylang. No entanto, no mercado internacional, o óleo de patchouli tem um valor econômico bastante elevado e até a Indonésia é um dos maiores exportadores desse óleo essencial. Como o que o inferno Óleo de patchouli e quais são seus benefícios para a saúde?

Saiba mais sobre o óleo de patchuli

O óleo de patchouli é um tipo de óleo essencial obtido a partir da destilação ou extração de folhas de patchouli (Pogostemon cablin Benth) A própria planta do patchouli é um arbusto tropical que cresce em pé, tem muitos ramos, folhas estratificadas, mas raramente floresce e só pode crescer até um máximo de 1 metro. As folhas do patchouli são ovais ou ovais com comprimento de 5 a 11 cm, verdes, finas, não rígidas e peludas na superfície superior. Quando tocada, a superfície da folha é bastante áspera, as bordas são serrilhadas, a ponta é romba e as nervuras da folha se projetam. Às vezes, as plantas de patchouli têm flores que crescem nas pontas dos caules, agrupadas e de cor roxa avermelhada. O caule da flor tem um comprimento entre 2 a 8 cm com um diâmetro de cerca de 1 cm e uma coroa de flor medindo 8 mm. Comercialmente, o óleo de patchouli é amplamente utilizado na indústria da beleza, como em alguns produtos cosméticos, perfumes, sabonetes perfumados e óleo para cabelo. Isso se deve à superioridade do óleo de patchuli, que é muito perfumado, mesmo a extração de seu óleo essencial pode ser considerada um perfume. Recentemente, o óleo de patchouli também passou a ser usado como ingrediente na indústria de cigarros, especialmente no processamento de tabaco. Na verdade, a indústria de alimentos também usa o óleo de patchouli como matéria-prima para óleos essenciais que são seguros para consumo.

Quais são os benefícios do óleo de patchuli para a saúde?

A indústria farmacêutica também não fica para trás na utilização do óleo de patchuli como matéria-prima para diversos medicamentos. As folhas de patchouli são ricas em uma substância chamada álcool de patchouli e seus derivados, assim como fenóis e terpenóides como o seychellen, que fazem o óleo de patchouli ter propriedades antibacterianas. Além disso, várias outras propriedades do óleo de patchouli no setor de saúde incluem:
  • Mata os germes que podem prejudicar a saúde do corpo (anti-séptico)
  • Aumentar a excitação sexual (afrodisíaco)
  • Diuréticos (facilita a micção)
  • Trato digestivo saudável
  • Cure resfriados, incluindo sintomas como tontura, náusea, vômito, inchaço e diarreia
  • Elimine o mau hálito quando dissolvido em água e usado como enxaguatório bucal
  • Cura doenças de pele (como eczema e acne) quando aplicado topicamente.
Além disso, o óleo de patchuli, que é processado em óleos essenciais, também pode ser usado como óleo de aromaterapia, que pode aliviar a fadiga depois de realizar atividades diárias. Acredita-se que o aroma refrescante do óleo de patchuli também alivia a ansiedade e a depressão.

Como fazer a extração do óleo de patchuli

O óleo de patchouli usado nas indústrias cosmética e farmacêutica é geralmente feito por destilação direta a vapor em uma máquina especial. Folhas de patchouli com 6-8 meses de idade são colhidas, secas e, em seguida, extraídas por máquina por 4-5 horas. No entanto, você também pode fazer uma simples extração de óleo de patchuli em casa usando o método de cozimento a vapor. A etapa inicial é semelhante à extração feita pela fábrica, ou seja, você tem que preparar as folhas de patchouli com 6 a 8 meses de idade, depois secá-las por secagem, depois secar ao sol ou ao ar para secar. Depois disso, as folhas secas do patchouli são cozidas no vapor por 5-6 horas até que o óleo saia. Separe o óleo de patchuli e a água fervida e, em seguida, coloque o óleo em uma garrafa fechada.