Remédio para ser mordido por centopéia, aqui estão os primeiros socorros

A picada de uma centopéia pode ter sido sentida por muitas pessoas. No entanto, poucas pessoas sabem sobre os efeitos colaterais e perigos das centopéias, especialmente seu veneno, quando entram no corpo humano. Observe que as centopéias não são insetos agressivos com os humanos. Mesmo assim, ao se sentir "atacado", esse inseto pertencente à classe dos chilípodes revidará mordendo qualquer um que considere seu oponente. Vamos entender os efeitos colaterais, os perigos de ser mordido por uma centopéia, junto com os primeiros socorros se você, amigos ou familiares forem mordidos por uma centopéia, para saber como evitar que as centopéias entrem na casa abaixo.

Picado por uma centopéia, quais são os sintomas?

Ser mordido por uma centopéia pode ser doloroso para algumas pessoas. Quanto maior a centopéia, mais dolorida é a picada. Os sintomas da picada de uma centopéia podem ser bem visíveis nas marcas de mordida, que têm a forma de dois pequenos orifícios que se tornam "portas" para o veneno entrar no corpo humano. Os sintomas de dor de ser mordido por uma centopéia não são os mesmos. A dor varia de acordo com a quantidade de veneno que entra em nosso corpo. Normalmente, pequenas centopéias secretam apenas uma pequena quantidade de veneno, causando uma dor semelhante à picada de uma abelha. No entanto, centopéias "jumbo" podem produzir grandes quantidades de veneno, então a dor da picada de uma centopéia pode ser mais intensa. Além da dor, o inchaço e a vermelhidão da pele também aparecem após a picada de uma centopéia. Alguns dos efeitos de ser mordido por uma centopéia que você deve estar ciente incluem:
  • Febre
  • Enjoativo
  • Inchaço na área da picada
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Erupção cutânea com comichão
  • Batimento cardiaco
Embora raro, ser mordido por uma centopéia também pode causar uma reação anafilática que pode ser fatal. Além disso, houve casos de morte após ser mordido por uma centopéia. Além disso, também há casos de picada de centopéia que causa sintomas mais graves, como falta de oxigênio no músculo cardíaco, infarto, sangue na urina, hemoglobina na urina, sangramento intenso e infecções de pele. Embora raros, os sintomas de uma picada de centopéia ainda precisam ser observados. Nunca subestime a picada desse inseto, mesmo que o ferimento seja pequeno.

Primeiros socorros por ser mordido por uma centopéia

Picado por uma centopéia, reconheça os primeiros socorros. Picado por uma centopéia causará feridas que são quase semelhantes às picadas de outros insetos perigosos. O problema é que ser mordido por uma centopéia pode acontecer em várias ocasiões sem que você saiba. Por exemplo, enquanto você está dormindo ou tomando banho. É por isso que saber que tipo de inseto picou você é tão importante. Na verdade, consultar um médico é a opção mais sábia quando mordido por uma centopéia. No entanto, alguns desses primeiros socorros você pode fazer para reduzir o risco de complicações mais graves. Veja como tratar uma picada de centopéia por meio de remédios caseiros:
  • Coloque uma compressa quente na área afetada ou mergulhe a parte da pele picada pela centopéia em água morna. Espera-se que essa etapa "desligue" o veneno da centopéia que entra no corpo.
  • Coloque uma compressa fria para tratar o inchaço causado por uma picada de centopéia.
  • Consumo de medicamentos para tratar a dor, reações alérgicas, à inflamação.
Uma picada de centopéia deve ser tratada como uma ferida normal. Portanto, você também pode aplicar pomada antibiótica e deve protegê-la da sujeira. Se os sintomas não diminuírem, vá ao médico para fazer um check-up. Porque os médicos podem prescrever medicamentos corticosteroides para curar picadas de centopéia. Você precisa se lembrar, nunca subestime a mordida de uma centopéia. Porque, existe a possibilidade do surgimento de efeitos colaterais muito perigosos.

Quais são os efeitos de ser mordido por uma centopéia?

Ser mordido por uma centopéia não é uma condição a ser menosprezada. É perigoso ser mordido por uma centopéia? Quão perigosa é a condição das complicações causadas? As complicações da picada de uma centopéia podem surgir devido a infecções, danos à pele e aos tecidos do corpo, causados ​​pela picada da centopéia. É por isso que o médico dará uma injeção antitetânica ou antibióticos, se houver uma infecção causada por uma picada de centopéia. Vá imediatamente ao médico se os sintomas de uma picada de centopéia piorarem e não cicatrizarem em 48 horas. Especialmente se os sintomas de uma picada de centopéia causarem febre. Além disso, se houver inchaço na boca, língua, lábios e garganta após ser picado por uma centopéia, peça a alguém para levá-lo ao hospital o mais rápido possível. [[Artigo relacionado]]

Como evitar que centopéias entrem na casa

Dados os perigos que podem ser causados ​​por uma picada de centopéia, uma das coisas que você pode fazer é evitar que a centopéia entre em sua casa. Aqui estão algumas maneiras recomendadas para evitar que centopéias entrem em sua casa.
  • Use um desumidificador ou purificador de ar para que a sala não fique úmida
  • Feche todas as entradas para centopéias, como janelas, para buracos nas paredes
  • Use armadilhas para esquilos ou armadilhas pegajosas em partes da casa onde entram centopéias, como em janelas perto da área do jardim, em vasos de plantas e outros locais potenciais
  • Limpe a casa de fontes de alimento para centopéias, como fontes de poças, insetos, cheiros ruins e outros

Notas de SehatQ

Várias maneiras de lidar com picadas de centopéia foram mencionadas em detalhes. Como primeiros socorros, você pode aplicar uma compressa quente para matar as toxinas e uma compressa fria para reduzir o inchaço. Os medicamentos para picadas de insetos que você pode tomar incluem analgésicos, anti-histamínicos e antiinflamatórios. Você também pode aplicar uma pomada antibiótica para acelerar o processo de cicatrização. Se a ferida não melhorar e piorar após a realização de tratamentos caseiros, consulte um médico imediatamente. Seu médico pode dar a você uma injeção antitetânica, antibióticos e corticosteróides para tratar a picada de centopéia.