10 características da mulher fértil e fácil de engravidar, espreite aqui!

As características das mulheres férteis não são apenas ter períodos regulares e engravidar facilmente depois do sexo. A fertilidade pode, de fato, ser afetada pelo ciclo menstrual da mulher e pelo sucesso da fertilização no útero. No entanto, as características das mulheres férteis também podem ser vistas em sua aparência física externa. Então, você é uma mulher fértil ou infértil? Confira os recursos aqui.

As características das mulheres férteis que você precisa saber se quiser engravidar com facilidade

A fertilidade da mulher pode ser afetada por muitos fatores. Alguns você pode não ter controle total, como idade e histórico de problemas médicos. No entanto, o estilo de vida vivido também pode afetar as características de fertilidade apresentadas pela mulher. Aqui estão algumas características das mulheres férteis que são facilmente reconhecidas, pela saúde em seu corpo e sua aparência física:

1. Ciclo menstrual normal

Se sua programação mensal de chegada de hóspedes é sempre pontual e previsível, é provável que você seja uma mulher fértil. O motivo é que mulheres que menstruam regularmente a cada 24 a 35 dias, indicando que a ovulação está ocorrendo normalmente a cada mês. O ciclo menstrual regular é uma das características claras de uma mulher fértil porque indica que os hormônios de seu corpo estão funcionando corretamente para liberar um óvulo (óvulo) a cada mês. A menstruação é considerada irregular se ocorrer menos de uma vez a cada 21 dias, mais de 38 dias, ou se a distância estiver em constante mudança e nem sempre previsível. No entanto, também deve ser entendido que o padrão para a menstruação normal pode ser diferente para cada mulher. Para ter mais certeza se sua menstruação é normal ou não, é uma boa ideia começar observando quando é o primeiro dia de sua menstruação e por quanto tempo você costuma menstruar.

2. O período de ovulação é fácil de prever

Além do horário oportuno da menstruação, outras características das mulheres férteis que são fáceis de saber é quando ela ovula. A ovulação é o momento em que um óvulo maduro é liberado do ovário (ovário) para a trompa de Falópio para estar pronto para ser fertilizado. A ovulação geralmente ocorre em torno de 14-15 dias a partir do primeiro dia de sua última menstruação. Mas, novamente, um ciclo menstrual normal pode variar de uma mulher para outra. Por exemplo, você pode ter períodos regulares a cada 28 dias, o que significa que seu dia de ovulação cai no 14º dia antes de sua próxima menstruação. Também há mulheres que menstruam regularmente a cada 32 dias, o que significa que a ovulação ocorre no 18º dia após o primeiro dia de sua última menstruação. Portanto, sempre registre sua programação menstrual a cada mês para saber exatamente quando você ovula. É neste período que se diz que a mulher apresenta as características mais férteis e é fácil engravidar depois de fazer sexo. [[Artigo relacionado]]

3. Fora do corrimento vaginal

O corrimento vaginal costuma ser considerado um problema ou algo embaraçoso que precisa ser interrompido. Na verdade, alguns casos de corrimento vaginal são um sinal de infecção na vagina. No entanto, o corrimento vaginal também pode ser uma das características raramente conhecidas das mulheres férteis. O corrimento vaginal normal é geralmente branco ou transparente e ligeiramente pegajoso e não tem odor. Enquanto isso, o corrimento vaginal, uma característica das mulheres em período fértil, é um líquido transparente semelhante à clara de ovo crua, espesso, elástico e úmido ao toque. A aparência muda porque antes e durante a ovulação o corpo da mulher produz mais estrogênio para amadurecer o óvulo. Esta secreção vaginal mais espessa está presente para tornar mais fácil para os espermatozoides nadar em direção ao óvulo.

4. Peso corporal ideal

Poucas pessoas percebem que o peso pode afetar o sucesso do programa de gravidez. Sim! Não é impossível que mulheres com sobrepeso ou muito magras engravidem. No entanto, um número na escala que não é ideal pode colocar você em maior risco de problemas de fertilidade. Em mulheres com sobrepeso ou obesas, o excesso de estoque de gordura corporal pode interferir na produção de hormônios que regulam a ovulação e de hormônios responsáveis ​​pela manutenção da gravidez. Da mesma forma, se você estiver muito abaixo do peso ou muito magro. Mulheres que estão abaixo do peso (IMC abaixo de 18,5) podem apresentar um desequilíbrio hormonal que impede a ovulação e faz com que a menstruação pare completamente (amenorréia). Verifique se o seu peso é ideal com a calculadora de IMC HealthyQ. Ter um peso ideal são as características de uma mulher fértil que você pode conquistar e manter a partir de agora levando um estilo de vida saudável.

5. Sem miomas no útero

Problemas como dor pélvica ou dor menstrual intensa, fluxo sanguíneo intenso e períodos longos costumam ser os principais sintomas dos miomas (miomas uterinos). Miomas são tumores benignos no útero que podem impedir as mulheres de engravidar. Os miomas que crescem no útero podem impedir que o embrião se fixe na parede uterina e se desenvolva adequadamente. Enquanto isso, os miomas que crescem para fora mudam a forma do útero e bloqueiam o colo do útero ou as trompas de falópio. Isso pode interferir na movimentação dos espermatozoides ou embriões, dificultando a gravidez. Muitas mulheres não percebem que têm essa condição até que tenham problemas para engravidar. Mesmo assim, isso não significa que você não possa engravidar no final. Alguns casos de miomas podem ser assintomáticos e não têm impacto na fertilidade. [[Artigo relacionado]]

6. Não tem endometriose

Assim como os miomas, também se pode dizer que ter endometriose não é uma característica de mulheres férteis e é fácil de engravidar. Endometriose é o crescimento do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora do útero, por exemplo, nas trompas de Falópio ou nos ovários (ovários). A endometriose pode se espalhar para outros órgãos, como reto, vagina e colo do útero. Pesquisa realizada pela equipe de médicos da UI em 2014 estimou que cerca de 10-20% das mulheres em idade reprodutiva sofreram de endometriose. O crescimento do tecido do revestimento uterino no local errado pode causar cicatrizes que impedem que o óvulo seja liberado ou fertilizado normalmente. A endometriose também pode causar inflamação da pelve, alterações na função do sistema imunológico, implantação prejudicada e alterações na qualidade do ovo.

7. Não tem histórico de doença venérea

Certas doenças venéreas, como clamídia e gonorreia, podem se espalhar para órgãos por todo o trato reprodutivo e causar doença inflamatória pélvica (DIP). Esta infecção pode causar sérios danos aos ovários, trompas de falópio e outros órgãos, aumentando o risco de infertilidade. A maioria das mulheres em idade fértil não percebe que os sintomas comuns de doenças, como febre, corrimento vaginal fétido, dor ao fazer sexo e urinar e menstruação irregular são sinais de doenças venéreas. Se você é uma mulher em idade fértil e apresenta várias características acima, consulte imediatamente um especialista em doenças da pele e venéreas (Sp.Kk). Também agende um teste de doença venérea para que seu médico possa tratar a infecção e prevenir danos futuros.

8. Tenha uma libido alta

Uma série de revisões da literatura mostram que a infertilidade nem sempre leva a problemas sexuais ou relações sexuais ruins. No entanto, muitas mulheres inférteis apresentam diminuição da libido e do desejo sexual. Pesquisa publicada no Iranian Journal of Reproductive Medicine relata que problemas de fertilidade podem afetar o comportamento sexual de mulheres inférteis. A pesquisa concluiu que o declínio da libido das mulheres pode estar enraizado no estresse psicológico que elas experimentam. Muitas das mulheres inférteis por muito tempo pensam que o sexo é uma atividade inútil porque não produz filhos. Gradualmente, seu desejo de fazer sexo diminui. A libido e o desejo sexual não estão diretamente relacionados à fertilidade feminina. No entanto, a alta excitação torna a vontade de fazer sexo muito alta. Quanto mais você faz sexo, maiores são as chances de engravidar.

9. Não fumar

Não fumar é outra característica de uma mulher fértil. Porque fumar afeta todas as fases do processo reprodutivo, tanto em homens quanto em mulheres. Em particular, fumar para mulheres a longo prazo pode causar:
  • danos ao DNA do ovo.
  • os ovários estão danificados, produzem menos óvulos e são de baixa qualidade.
  • produção prejudicada de hormônios de apoio à gravidez.
  • retarda o movimento do óvulo fertilizado para chegar ao útero.
  • aumentar o risco de aborto espontâneo.
  • prevenir a ovulação.
O risco de problemas de fertilidade aumenta com o número de cigarros fumados todos os dias. As chances são ainda maiores se seu parceiro também fumar. [[Artigo relacionado]]

10. Ter um tipo de corpo “ampulheta”

Ter o formato do corpo de uma ampulheta (seios grandes, cintura fina e quadris largos) é uma característica das mulheres fisicamente férteis. Isso foi investigado por muitos estudos médicos diferentes. A evidência disponível sugere que mulheres com seios grandes têm níveis mais elevados de estrogênio. Por exemplo, em um antigo estudo de 2004. Mulheres com cinturas pequenas, quadris largos e seios grandes tinham níveis de estradiol cerca de 30% mais altos. O estrogênio é um hormônio que ajuda a controlar o ciclo menstrual e ajuda o feto a se desenvolver no útero. Isso significa que se os níveis fossem 30% mais altos, elas teriam cerca de três vezes mais chances de engravidar. Portanto, o tamanho dos seios e a largura do quadril podem ser um parâmetro de fertilidade feminina. Se você quiser saber mais sobre fertilidade feminina, características e maneiras de engravidar facilmente, consulte diretamente através do chat do médico no aplicativo de saúde da família SehatQ . Baixe o aplicativo gratuitamente na App Store e no Google Play.