Reconhecer os 13 tipos de organelas celulares nos seres vivos

Você poderia dizer que as células são a matéria-prima do nosso corpo. Embora considerada a menor unidade do corpo, as células ainda contêm organelas celulares. Por exemplo, organelas celulares são órgãos que trabalham para mantê-las vivas. Portanto, se no corpo há um coração, pulmões e rins, na célula há organelas como mitocôndrias, ribossomos ou o núcleo. Cada uma dessas organelas celulares tem sua própria função. As células do corpo sempre se regeneram. Assim, as células mortas serão substituídas por novas células. No entanto, se em um órgão houver muitas células danificadas ou mortas, a função desse órgão pode ser prejudicada.

Tipos de organelas celulares em seres vivos

Como o coração que funciona para bombear sangue por todo o corpo ou os pulmões que regulam a troca de ar, as organelas celulares também têm importantes funções próprias. Por exemplo, no núcleo que funciona para armazenar informação genética, mitocôndrias que desempenham um papel na formação de energia química e ribossomos que formam proteínas. Organelas celulares não são encontradas apenas em humanos, mas também em células animais e vegetais. Além disso, aqui estão os tipos de organelas celulares com suas funções e outras explicações para você. Estrutura completa das organelas celulares

1. Membrana plasmática

A membrana plasmática é a camada que separa a célula do ambiente circundante. Essa camada também serve para proteger a célula e como meio de entrar e sair do material da célula. Dentro da membrana plasmática, encontra-se o citoplasma, que é o fluido no qual as outras organelas celulares estão localizadas. O citoplasma também é onde ocorre a maior parte da atividade celular.

2. Núcleo

O núcleo é o núcleo da célula ou o centro de comando da célula. No corpo humano, o núcleo de uma célula pode ser comparado a um cérebro. Esta organela celular funciona para armazenar DNA celular. Além disso, ele também tem várias outras funções, como controlar todas as atividades que ocorrem nas células, incluindo o crescimento e o metabolismo celulares. Dentro do núcleo, existe uma pequena parte chamada nucléolo. Esta seção é o local do RNA, que funciona para transmitir comandos do DNA a todas as partes da célula.

3. Ribossomos

Os ribossomos são fábricas de proteínas presentes nas células. A proteína é um componente importante usado pelas células para sobreviver. Os ribossomos processam ou sintetizam proteínas com base nas instruções do RNA. Descrição detalhada da mitocôndria

4. Mitocôndria

As mitocôndrias são organelas celulares que atuam como centros de energia. Nesta seção, a glicose que entra no corpo será processada em moléculas de energia, conhecidas como trifosfato de adenosina ou ATP. Este ATP será o "combustível" da célula para que esta possa cumprir todas as suas funções.

5. Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático (RE) é uma organela celular que pode ser dividida em duas partes, RE rugoso e RE liso. As funções de ER brutas ajudam a produzir proteínas, especialmente aquelas que serão exportadas para fora da célula, enquanto as funções de ER suaves para produzir lipídios ou gorduras.

6. Aparelho de Golgi

Se a proteína derivada do ER bruto ainda requer modificação ou processamento adicional, o componente será transferido para o aparelho de Golgi. Por meio desta seção, a proteína será exportada para fora da célula. Partes lisossomais em detalhe

7. Lisossomos

Os lisossomos são o centro de reciclagem da célula. Essas organelas celulares contêm enzimas para quebrar os vários componentes que passam pela membrana celular e separá-los para que possam ser reutilizados.

8. Peroxissomos

Quando há ácidos graxos que entram nas células, esses componentes são decompostos para serem usados. Esse processo de divisão produz resíduos que devem ser removidos. É aqui que os peroxissomos entram em ação. Essa organela celular também protege o corpo de moléculas chamadas espécies reativas de oxigênio (ROS), que podem destruir as células. Em condições normais, as ROS serão realmente produzidas pelas células como produtos metabólicos. A quantidade normal de ROS ainda pode ser liberada pelos peroxissomos. No entanto, se uma pessoa consome drogas ilegais, fuma e é frequentemente exposta à radiação, a quantidade de ROS nas células pode aumentar, de modo que nem todas podem ser removidas das células. Como resultado, ocorre dano celular.

9. Centríolos

Centríolos são organelas celulares encontradas em animais e fungos. Esta organela desempenha um papel no processo de divisão celular, movimento cromossômico e movimento celular. Imagem detalhada de organelas de células vegetais

10. Plastídios

Os plastídeos são organelas celulares típicas das plantas e consistem em três tipos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.

• Cloroplasto

Os cloroplastos fazem parte dos pigmentos usados ​​para a fotossíntese, nomeadamente clorofila ou matéria verde das folhas e carotenóides ou corantes amarelos ou laranja nas folhas.

• Cromoplasto

Os cromoplastos são um tipo de plastídio que não contém clorofila. Normalmente, essa parte é amarela, vermelha, laranja ou marrom. Nas flores, os cromoplastos fornecem uma cor atraente para os insetos pararem para ajudar na polinização.

• Leucoplasto

Diferente dos cloroplastos e cromoplastos, os leucoplastos não contêm corantes. Esta seção serve para armazenar reservas de alimentos, como amido (carboidratos). Esta organela só é encontrada em partes de plantas que não são expostas à luz, como raízes e tubérculos.

11. Vacúolo

Os vacúolos também são organelas celulares típicas encontradas nas plantas. O vacúolo contém fluido e nesse fluido existem minerais, açúcares, ácidos e outros materiais necessários às células.

12. Parede celular

Outra organela celular típica em plantas é a parede celular. Esta parte fica do lado de fora da membrana celular. A parede celular serve para evitar que a célula absorva muita água.

13. Citoesqueleto

O citoesqueleto são fibras de proteína no citoplasma que funcionam para regular o movimento e a estabilidade das células. Esta organela consiste em três componentes principais, ou seja, microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. [[artigo relacionado]] Apesar de seu pequeno tamanho, as células e as organelas presentes nelas podem realizar funções complexas e específicas. Sem células saudáveis, várias funções importantes de órgãos encontrados no corpo humano e em outros seres vivos não funcionarão adequadamente.