10 tipos de picadas de inseto, veja como distingui-los e tratá-los

Freqüentemente, descobrimos que a pele de repente parece coceira, acidentada e vermelha, sem saber o tipo de inseto que a causou. Na verdade, diferentes tipos de picadas de inseto às vezes exigem um manuseio diferente. Então, quando você pensa que foi picado por um inseto, a primeira coisa a considerar é descobrir qual tipo é o culpado. Os diferentes tipos de picadas de insetos podem ser vistos nas feridas que deixam. Se o inseto que pica é um inseto não venenoso, você pode aliviá-lo com ingredientes que você tem em casa, como uma pomada para coceira. No entanto, se a picada for um inseto venenoso, você precisará consultar um médico imediatamente.

Diferentes tipos de picadas de insetos

Diferentes tipos de insetos, então diferentes feridas serão causadas. Aqui estão suas características.

1. Mosquito

As características das picadas de mosquito são inchaços e coceira na pele. As saliências que se formam são geralmente ovais ou redondas na cor da pele. Embora a picada não cause sintomas significativos, vários tipos de mosquitos podem transmitir doenças perigosas, como dengue, malária, febre amarela, elefantíase, ao vírus Zika.

2. Formigas

Nem todos os tipos de formigas mordem a pele humana. Normalmente, os tipos de formigas que podem causar sintomas bastante dolorosos na pele são as formigas de fogo ou as formigas vermelhas. Assim como as picadas de mosquito, as formigas também podem causar inchaços, mas geralmente são muito mais ardentes ou doloridas. As formigas de fogo podem até secretar veneno e, para algumas pessoas, podem desencadear uma reação alérgica severa.

Saliências causadas por formigas também podem se parecer com bolhas cheias de líquido e ficarem quentes.

3. Percevejos

As picadas de percevejos são indolores. Porém, geralmente na pele aparecerão manchas vermelhas que se juntam em uma área ou formam uma linha que se alinha.

4. Aranha

A maioria das picadas de aranha é inofensiva para a saúde. A picada de um animal que tecnicamente pertence ao grupo dos aracnídeos costuma causar apenas vermelhidão, inchaços e um pouco de dor na pele. No entanto, se a picada for uma aranha venenosa, como a viúva negra ou o recluso marrom, várias reações perigosas podem ocorrer, como náusea, dor nas articulações, vômito, dor de estômago, dor nas costas e falta de ar.

5. Abelhas

Uma picada de abelha pode causar dor aguda seguida de inchaço na área picada. Logo após a picada, uma protuberância vermelha se formará na área da picada, cercada por um círculo branco. Esses caroços são quentes e doloridos ao toque.

6. Pulgões

Se você já brincou, sentou-se ou fez qualquer outra atividade na grama ou em uma área com muitos arbustos, não é incomum sentir coceira na pele depois disso. Isso pode ser causado por picadas de insetos, como pulgões. Esses piolhos grudam na pele e se instalam em áreas úmidas, como as axilas e a virilha. Pulgões que também podem ser referidos como carrapatos, também pode desencadear o aparecimento da doença de Lyme. Quando a doença de Lyme aparece, a picada do inseto se transforma em uma erupção cutânea vermelha circular muito grande no corpo. O aparecimento da erupção também costuma ser acompanhado de febre, dor de cabeça e fraqueza.

7. Piolhos

Feridas causadas por piolhos, além do couro cabeludo, também podem aparecer no pescoço. Como esses carrapatos são tão pequenos, suas marcas de mordida geralmente não deixam marcas. No entanto, a coceira que ocorre geralmente é bastante intensa.

8. Ácaros

A picada de um ácaro pode causar uma doença conhecida como sarna. Esta doença fará com que o paciente sinta muita coceira na pele, especialmente à noite. Além disso, também haverá manchas vermelhas secas e são muitas.

9. Vespa

Ao contrário das abelhas, que morrem após picar os humanos, as vespas ainda podem repetir suas picadas indefinidamente. Portanto, os resultados da picada costumam ser mais dolorosos do que as abelhas. A picada de vespa fará com que a parte do corpo que causa inchaço e, em algumas pessoas, também desencadeie uma reação alérgica severa.

10. Moscas

Nem todas as moscas podem picar e causar sintomas. Normalmente, apenas grandes moscas em florestas ou outros lugares úmidos podem desencadear certos sintomas.

Primeiros socorros quando picado por insetos

Se os sintomas causados ​​pela picada ou picada do inseto forem apenas leves, o efeito desaparecerá por si mesmo após 1-2 dias. Mas você também pode seguir algumas das etapas abaixo como primeiros socorros.
  • Abandone imediatamente o local para evitar novas picadas.
  • Se o bug ainda estiver preso à pele, você pode removê-lo com cuidado.
  • Lave a área da pele picada por insetos com água corrente e sabão.
  • Para prevenir o inchaço, coloque uma compressa fria na área afetada da pele.
  • Se o inseto picado for uma mão ou um pé, descanse a parte em uma posição ligeiramente elevada. Você pode sustentá-lo com um travesseiro ou outro objeto.
  • Aplique um creme contendo 0,5% ou 1% de hidrocortisona na área da pele picada por insetos.
  • Você também pode usar loção de calamina ou pasta de bicarbonato de sódio várias vezes ao dia até que os sintomas da picada de inseto desapareçam
  • Para reduzir a coceira, tomar anti-histamínicos pode ser uma opção.

Quando as feridas de picadas de inseto devem ser examinadas por um médico?

As picadas de insetos geralmente não são perigosas. No entanto, em alguns casos, essas picadas causam sintomas preocupantes, que requerem tratamento médico adicional. Aqui estão alguns sinais de que sua picada de inseto precisa ser verificada por um médico.
  • O ferimento infligido faz com que você se preocupe com a possibilidade de piorar.
  • Os sintomas causados ​​por picadas de insetos não melhoram ou até pioram após alguns dias.
  • Os insetos picam a pele em áreas próximas aos olhos, boca ou garganta.
  • A picada causa inchaço e vermelhidão muito grande ou superior a 10 cm.
  • Sinais de infecção da ferida, como pus e dor intensa, aparecem na área da pele que foi picada pelo inseto
  • Aparecem sintomas de infecção viral ou bacteriana, como febre, inchaço dos gânglios linfáticos e dores no corpo
Enquanto isso, as picadas de insetos que devem ser examinadas imediatamente por um médico são picadas que desencadeiam sintomas como:
  • Difícil de respirar
  • Inchaço da face, boca ou garganta
  • A frequência cardíaca fica mais rápida do que o normal
  • Náusea, vômito, não se sentindo bem
  • Tonturas ou até desmaios
  • Difícil de engolir

Como evitar ser picado por insetos

Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer para evitar picadas de insetos no futuro.

• Use repelente de mosquitos

Para proteger o corpo contra picadas de mosquito e outros insetos, você pode usar uma loção para evitar que os insetos pousem na pele. Se você estiver indo para uma área onde há muitos insetos, aplique a loção depois de colocar o protetor solar na pele.

• Use roupas fechadas

Para reduzir a chance de ser picado por insetos, você deve usar roupas cobertas ao sair de casa. Use camisas de mangas compridas, calças compridas e sapatos se for a jardins, florestas ou outros lugares onde haja muitos insetos.

• Pulverize repelente de mosquitos nas roupas

Você também pode borrifar um repelente especial de insetos nas roupas que veste para evitar que os insetos atinjam seu corpo. Geralmente há um spray repelente de insetos especial que pode ser usado para roupas. Não use spray de mosquito, que normalmente é usado para borrifar o ambiente.

• Instale redes mosquiteiras na cama

Instalar uma rede mosquiteira na cama também pode ajudar a proteger a pele das picadas de insetos. Especialmente se você estiver fazendo um piquenique ou acampando na selva.

• Cubra alimentos e bebidas que podem atrair insetos

Ao comer alimentos e bebidas ao ar livre, especialmente doces, certifique-se de cobrir o recipiente quando não estiver comendo ou bebendo para evitar a entrada de insetos. [[artigo relacionado]] Picadas de insetos só podem produzir inchaços ou outros ferimentos leves no corpo. No entanto, algumas dessas mordidas de animais também podem desencadear doenças perigosas, como a dengue à elefantíase. Portanto, você precisa estar mais vigilante, para não ser picado por insetos nocivos.