7 causas de polegares dolorosos e como superá-los

Os dedos são uma das partes do corpo mais utilizadas. Como resultado, não é incomum as pessoas reclamarem de dores nos dedos, incluindo o polegar, após o término de suas atividades. O tratamento de dedos doloridos deve ser baseado na causa subjacente. Com isso, o tratamento não desencadeará um impacto mais severo e causará problemas prolongados.

Quais são as causas dos polegares doloridos e como superá-los?

A condição de dor no polegar pode ser causada por muitas coisas. Tudo depende de qual parte do polegar dói. Por exemplo, quais são os sintomas e com que frequência essas queixas aparecem. Aqui está uma série de problemas de saúde que podem causar dor no polegar:

1. Artrite basal da articulação (BJA)

Artrite basal da articulação Ocorre quando a cartilagem entre a base do polegar e o punho enfraquece. Essa condição é causada por problemas de saúde, como: osteoartrite (inflamação das articulações), artrite reumatoide (artrite devido a doença auto-imune) e lesão no polegar. Alguns sintomas artrite articular basal O que o paciente pode sentir inclui:
  • Dor, rigidez e inchaço na articulação do polegar
  • Pele perto da articulação do polegar que parece vermelha ou sensível ao toque
  • Amplitude limitada de movimento do polegar
BJA é um tipo de doença progressiva. Isso significa que o BJA pode piorar dia a dia. Necessita de um exame médico para poder determinar este diagnóstico. Como lidar com a BJA pode ser feito fazendo exercícios de movimento no polegar, usando um alisador de polegar (tala) para manter a articulação estável, injeções de corticosteroide e cirurgia.

2. Torção

Dor e hematomas aparecerão no polegar deslocado. Lesões nos ligamentos do polegar podem desencadear uma entorse. Ligamentos são tecidos que conectam os ossos uns aos outros. Ao torcer, você encontrará sintomas na forma de hematomas e sentirá dor e inchaço no polegar. Para lidar com dores nos polegares devido a entorses, você pode aplicar os princípios do RICE abaixo:
  • descanso (descanso): descanse o polegar até que a dor desapareça.
  • Gelo (cubos de gelo): Esfregue cubos de gelo que foram embrulhados em um pano no polegar por 10 minutos. Repita essa etapa a cada hora no primeiro dia de dor no polegar.
  • Comprimir (pressão): aplique pressão no polegar dolorido com uma bandagem elástica (ACE) para reduzir o inchaço.
  • Elevar (levantar): para reduzir o inchaço e a dor, levante as mãos acima do coração.
Se a dor não passar, consulte imediatamente o seu problema com um médico. A cirurgia pode ser necessária se o ligamento do polegar estiver muito rompido.

3. Ossos fraturados ou quebrados

Uma fratura ou fratura do osso do polegar pode causar dor no polegar. A dor que surge nessa condição pode até se espalhar para o pulso e antebraço. Para evitar que a posição dos ossos se altere, usar um gesso pode ser uma solução. No entanto, a cirurgia será necessária se houver deslocamento devido a uma fratura ou fratura, para que o osso possa retornar à sua posição adequada.

4. Tenossinovite de De Quervain (DQT)

Frequentemente experimentado por mulheres com idades entre 30 a 50 anos, Tenossinovite de De Quervain (DQT) ocorre devido à inflamação dos tendões do polegar. Alguns dos sintomas de DQT incluem:
  • Dor na base do polegar e punho
  • Inchaço na lateral do pulso perto do polegar
  • Dificuldade em apertar as mãos
  • Dificuldade em agarrar objetos
O tratamento para DQT é geralmente na forma de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para aliviar a dor e a inflamação. Se a condição for grave, o médico pode recomendar uma tala para evitar movimentos posteriores, injeções de corticosteroides ou cirurgia.

5. Dedo no gatilho

Dedo no gatilho ou dedo em gatilho é causado por inflamação dos tendões do polegar. Como resultado, seu polegar ficará travado em uma posição dobrada na primeira articulação. Como superar dedo no gatilho realizado de acordo com a gravidade. Portanto, é necessário o diagnóstico do médico. Essa condição pode se recuperar sozinha. Mas você também pode tomar AINEs para aliviar a dor e a inflamação. Se condição dedo no gatilho Em casos graves, o médico pode usar uma tala para restringir os movimentos, administrar injeções de corticosteroides ou recomendar cirurgia.

6. Cisto ganglionar

Os cistos ganglionares são causados ​​por um acúmulo de líquido sinovial ou lubrificante articular. Ao sofrer dessa condição, você encontrará caroços que se desenvolvem nas articulações ou próximo a elas. Por exemplo, no polegar. Embora causem dor e desconforto ao mover a articulação, os cistos ganglionares podem desaparecer por conta própria sem tratamento. Mas o médico também pode recomendar o uso de analgésicos, um procedimento para reduzir o cisto com pinças especiais ou a remoção cirúrgica do cisto.

7. Síndrome do túnel carpal (CTS)

CTS pode causar dor e dificuldade de preensão Síndrome do túnel carpal (CTS) ocorre quando a inflamação do punho pressiona o nervo mediano. Esse nervo serve para dar sensação aos dedos. Quando você tem CTS, pode experimentar os seguintes sintomas:
  • Uma sensação de queimação ou formigamento no polegar
  • Dificuldade em agarrar
  • Dificuldade em fazer movimentos
  • Entorpecido
  • Dor que irradia para o braço
Para tratar a STC, você pode descansar as mãos, usar talas, compressas para reduzir o inchaço, tomar AINEs, receber injeções de corticosteroides e se submeter a cirurgia. O médico determinará o tratamento adequado de acordo com a gravidade.  

Como diagnosticar a causa dos polegares doloridos

Existem várias maneiras que os médicos podem fazer para determinar a causa dos polegares doloridos. O que são aqueles?
  • Entrevista sobre seus sintomas
  • Exame físico do polegar dolorido
  • Raio-X para determinar a presença ou ausência de rachaduras, fraturas ou artrite
  • Uma série de testes neurológicos para detectar CTS
  • Ressonância magnética para determinar a estrutura do tecido do pulso e das articulações
[[Artigo relacionado]]

Existem medidas preventivas que podem ser tomadas?

Embora não possa ser completamente evitado, existem algumas dicas que você pode fazer para reduzir o risco de dores nos polegares. Algumas dessas etapas incluem:
  • Evitar atividades repetitivas ou excessivas usando as mãos, especialmente os polegares
  • Usar proteção adequada ao se exercitar
  • Use uma tala ou pinça especial para manter o polegar em uma posição estável
  • Comprimir com gelo coberto com pano para reduzir a inflamação quando ferido
  • Não use objetos que restrinjam o movimento do polegar, como certas joias ou luvas
Existem várias condições subjacentes à condição de um polegar dolorido, desde lesões, entorses e inflamação dos nervos. Para descobrir a causa e o tratamento adequado, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .