Talassofobia ou Fobia do Mar, veja como lidar com isso corretamente

A maioria das pessoas provavelmente gosta de aproveitar o tempo jogando ou praticando esportes aquáticos na piscina ou no mar azul. No entanto, nem todo mundo gosta. A razão é que existem algumas pessoas que realmente se sentem ansiosas e preocupadas ou causam outras reações mais graves ao lidar com a água do mar. Sim, esta condição pode ser dita comotalassofobia(medo excessivo da água do mar).

O que é isso talassofobia?

Talassofobia é um tipo de fobia que faz com que os pacientes sintam medo ou ansiedade extrema em relação ao oceano grande e profundo. A fobia do mar é um pouco diferente de aquafobia. Em pacientes aquafobia, ele só tem ansiedade e medo de água. Enquanto isso, as pessoas com fobia do mar têm um medo excessivo da água, que tende a ser ampla, profunda, escura e perigosa. Além de entrar na água, o medo sentido também se aplica a criaturas marinhas, como águas-vivas, tubarões, polvos e várias outras espécies de peixes. Faz thalassofobia também conhecido comofobiamar profundo oufobia profundidade do mar. Essa condição é uma forma de transtorno de ansiedade porque é classificada como uma fobia específica. Se não for tratada, esse tipo de fobia pode ter um efeito negativo na saúde mental do paciente.

Sintomas comumente experimentadostalassofobia

As pessoas que têm fobia do mar sentirão que um desastre emergirá do oceano. Alguém que vivencia talassofobia podem afetar suas atividades. O motivo é que os sintomas da fobia do mar são mais ou menos iguais aos comumente experimentados por pessoas com transtornos de ansiedade. Em geral, alguns sintomas físicos podem aparecer, incluindo:
  • Suando
  • Instável
  • Tonto
  • Enjoativo
  • Difícil de respirar
  • Dor de cabeça leve
  • Coração batendo rápido
  • Há uma sensação de desastre iminente vindo do mar
Pessoas que têm medo excessivo ou fobias geralmente entram em pânico quando precisam enfrentar o objeto de seu medo. Em pacientes talassofobia, ele começa a entrar em pânico quando está perto da praia, vê uma grande poça ou dirige pelo mar. Isso também inclui se você voar sobre o mar de avião ou de balsa e fizer outros tipos de viagens marítimas. Se a gravidade for suficientemente grave, você pode começar a entrar em pânico e se preocupar ao ver fotos do oceano, ou mesmo ouvir a palavra “oceano”.

A causa de alguém experimentandotalassofobia

Existem várias coisas que podem fazer com que uma pessoa tenha fobia do mar. No entanto, as principais causas desse tipo de fobia geralmente se enquadram em uma das três categorias a seguir:

1. Genética

A genética é um dos fatores que desencadeiam o desenvolvimento de uma fobia ao mar em uma pessoa. Se houver parentes ou membros da família com medo excessivo do mar, é provável que você corra mais risco de experimentar fobia mar profundo.

2. Experiência traumática

Um dos fatores que mais frequentemente desencadeiam uma fobia é uma experiência traumática no passado. Se você passou por algum tipo de experiência traumática, como afogamento no mar, corre um risco ainda maior de sofrer dessa fobia.

3. Desenvolvimento do cérebro

O desenvolvimento do cérebro é um dos fatores que podem causar o surgimento dessa fobia em você. Se a parte do cérebro que responde ao medo não estiver bem desenvolvida, o risco de desenvolver uma fobia aumentará.

Quão talassofobia pode ser diagnosticado?

Se a sua fobia ao mar o incomoda, consulte um especialista.Se tiver sinais ou sintomas que indiquem uma fobia ao mar, deve consultar imediatamente um médico para obter tratamento imediato. Os médicos usarão vários instrumentos de medição para diagnosticá-lo. Normalmente, o médico determinará o que está causando sua ansiedade ou ataques de pânico. Em alguns casos, existem causas físicas que podem aumentar a ansiedade, como: síndrome do intestino irritável ou certos distúrbios neurológicos. Se o seu médico não encontrar nenhuma causa física para a sua fobia ao mar, pode ser necessário fazer o teste. Os critérios de diagnóstico para este teste de fobia incluem:
  • Medo excessivo e inexplicável do mar.
  • Medo persistente do mar por pelo menos 6 meses.
  • Medo excessivo de estar em águas profundas ou abertas.
  • Perceba que seu medo do mar não vale o perigo real.

Como tratar talassofobia

Superar a fobia do mar pode ser tratado com o tipo certo de terapia. Um tipo de terapia sugerida é a terapia cognitivo-comportamental.terapia cognitiva comportamental/ CBT). Os pesquisadores sugerem que a terapia cognitivo-comportamental tem um efeito positivo em uma das vias neurais no cérebro de pessoas com certas fobias, incluindo o medo do oceano. Além disso, outras opções de tratamento para tratar talassofobia é a terapia de exposição, que faz parte da terapia cognitivo-comportamental. A maioria das pessoas com fobia ativa tende a evitar o objeto ou a situação de que temem, o que pode piorar a fobia. A terapia de exposição funciona expondo os sofredores a objetos que temem de maneira segura. Para sofredores talassofobia, podem ser mostradas fotos ou vídeos do oceano, com a ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou outro especialista em saúde mental. Depois, aos poucos, você poderá ir à praia e mergulhar as mãos ou os pés no mar, acompanhado por uma psicóloga. Com o tempo, seu medo do mar diminuirá. Pois a medicina nem sempre é recomendada para pessoas com medo excessivo do mar. Porque algumas terapias têm uma alta taxa de sucesso no tratamento desse tipo de fobia. No entanto, em pessoas com certos sintomas de ansiedade e que desejam se recuperar em pouco tempo, os medicamentos podem ser prescritos por um psiquiatra. Se você ou seus parentes têm um distúrbio talassofobia, não seja tímido e hesite em visitar um psicólogo ou psiquiatra para fazer um exame e fornecer o tratamento adequado para a doença. Se você quiser consultar diretamente com um médico, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQBaixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.