A comunicação terapêutica é um processo de interação face a face que visa melhorar a saúde física e mental do paciente. Este método é geralmente usado por enfermeiras para fornecer suporte e informações aos seus pacientes. A comunicação terapêutica consiste em uma série de técnicas para auxiliar o enfermeiro na comunicação com o paciente.
O propósito da comunicação terapêutica
Ao usar a comunicação terapêutica, o enfermeiro pode, idealmente, compreender e ter empatia com os pacientes com mais facilidade. A seguir estão os objetivos do uso da comunicação terapêutica.
- Construir uma relação terapêutica enfermeira-paciente.
- Identifique as preocupações que são de interesse principal para o paciente.
- Avalie a percepção do paciente quando há um problema relacionado à sua condição, incluindo a percepção do paciente sobre as ações das pessoas envolvidas, bem como como o paciente se sente em relação à situação, às outras pessoas e a si mesmo na condição.
- Facilita a explosão emocional do paciente.
- Ensine os pacientes e suas pessoas mais próximas (família) sobre as habilidades de autocuidado necessárias.
- Reconheça as necessidades do paciente.
- Implementar intervenções destinadas a atender às necessidades do paciente.
- Oriente o paciente na identificação de um plano de ação para produzir uma resolução satisfatória e socialmente aceitável.
Técnicas de comunicação terapêutica
Oferecer ajuda não solicitada, incluindo técnicas de comunicação terapêutica A técnica de comunicação terapêutica que o enfermeiro escolhe depende do propósito da comunicação e da capacidade do paciente de se comunicar verbalmente. O enfermeiro pode escolher uma técnica que facilite a interação entre os dois.
1. Recepção
É importante fazer com que o paciente se sinta ouvido para facilitar o recebimento do tratamento. Lembre-se de que aceitação nem sempre significa acordo. Aceitar pode ser fazer contato visual e dizer: "Sim, entendo o que você quer dizer".
2. Silêncio ou silêncio
O silêncio pode fornecer tempo e espaço para o paciente expressar pensamentos e sentimentos em frases.
3. Ofereça-se
Dê tempo e atenção para acompanhar o paciente sem ser solicitado. Isso pode ajudar a melhorar o humor do paciente.
4. Dar prêmios
Dê apreço sem elogiar demais. Por exemplo, diga: "Percebi que você sempre é apaixonado por terapia". Isso encorajará o paciente a continuar a agir sem precisar de elogios.
5. Escuta ativa
Enfermeiros que estão ouvindo ativamente demonstrarão interesse e fornecerão reações verbais ou não verbais que podem encorajar os pacientes a se abrirem. Os pacientes podem sentir que a enfermeira está interessada, ouvindo e entendendo a conversa.
6. Comunicação aberta
Comece a conversa com um tópico aberto, como “O que você está pensando?” Esta técnica de comunicação terapêutica proporcionará ao paciente a oportunidade de escolher um tema de conversa.
7. Peça ao paciente para sequenciar os eventos de acordo com o tempo
Perguntar sobre as sequências de tempo dos eventos que são contados pode ajudar os enfermeiros a entender a história com mais clareza. Além disso, essa técnica também ajuda os pacientes a se lembrarem de algo que foi esquecido.
8. Peça esclarecimentos
Peça esclarecimentos aos pacientes quando eles disserem algo confuso ou ambíguo para evitar mal-entendidos.
9. Faça observações
A observação do paciente pode ajudar a identificar problemas que não foram percebidos antes. Por exemplo, quando um paciente experimenta uma mudança no apetite, pode levar à descoberta de novos sintomas.
10. Confronto
As técnicas de confronto na comunicação terapêutica podem ser feitas depois que o enfermeiro for capaz de construir a confiança com o paciente. Esta é uma ação verbal da enfermeira que mostra uma discrepância entre as palavras e ações do paciente. Se usado corretamente, pode ajudar os pacientes a quebrar uma rotina destrutiva e entender sua própria situação.
11. Incentive os pacientes a expressarem suas opiniões
Peça ao paciente para explicar seus pontos de vista. Essa técnica de comunicação terapêutica pode ajudar o enfermeiro a compreender a perspectiva do paciente.
12. Faça um resumo
A enfermeira pode fazer um resumo ao final da conversa para que o paciente saiba que ela está ouvindo e ouvindo a conversa. Essa técnica de comunicação terapêutica permite que o paciente faça uma correção caso a enfermeira tire uma conclusão errada.
13. Refletir
A reflexão encoraja os pacientes a reconhecer e aceitar seus próprios sentimentos. Por exemplo, quando um paciente pergunta: "Devo discutir isso com o médico?" A enfermeira pode responder com: "Você acha que deve discutir isso com o médico?"
14. Dá esperança e humor
Dar esperança aos pacientes de que eles podem superar a situação e iluminar a atmosfera com humor pode ajudar os enfermeiros a construir um bom relacionamento com os pacientes. Essas duas coisas podem tornar a mente do paciente mais positiva.
15. Incentive os pacientes a fazer comparações
Os enfermeiros podem encorajar os pacientes a fazer comparações com experiências anteriores. Isso pode ajudar os pacientes a encontrar soluções para seus problemas.
16. Expressando dúvidas
Expressa incerteza sobre a realidade na percepção do paciente. Ao expressar dúvidas, o enfermeiro pode forçar o paciente a verificar suas suposições.
17. Foco
Preste atenção ao conteúdo da conversa com o paciente em foco. O paciente pode fornecer uma declaração importante que precisa de uma discussão mais aprofundada. [[artigos relacionados]] Além disso, a comunicação terapêutica também envolve a comunicação não verbal, ou seja, o comportamento que uma pessoa mostra ao fornecer comunicação verbal. Exemplos de comunicação não verbal incluem expressões faciais, linguagem corporal, dicas vocais e contato visual. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.