As mãos ficam quentes ou muito frias se acontecer apenas brevemente, ainda é normal. No entanto, se essa sensação persistir, pode ser uma indicação de um problema médico. A sensação de mãos quentes pode ser diferente para cada pessoa. Há quem só sinta que as mãos estão mais quentes do que outras partes do corpo, mas também há quem sinta uma sensação de ardor.
Causas de mãos quentes
Se as mãos ou palmas ficarem quentes e não diminuir por vários dias, consulte um médico. Pode ser, é uma indicação de um problema médico, como:
1. Eritema palmar
Mãos ou palmas quentes podem ocorrer devido a um problema de pele raro, nomeadamente eritema palmar. Geralmente, outros sintomas associados são vermelhidão nas mãos e nos dedos. A causa de alguém que sofre de eritema palmar é diferente, alguns dizem que é por hereditariedade. Além disso, o eritema palmar pode estar associado a outros fatores, como:
- Consumo de certas drogas
- Gravidez
- Diabetes mellitus
- Condições autoimunes
- Problemas da glândula tireóide
- Problemas de pele, como dermatite atópica
- HIV
Se o eritema palmar ocorrer devido a um problema médico, geralmente a sensação de mãos quentes diminuirá por conta própria depois que a doença for resolvida.
2. Fibromialgia
Outro gatilho para mãos quentes é a fibromialgia. Normalmente, o sofredor sentirá uma sensação de queimação nas mãos e nos pés. Não só isso, outros sintomas aparecem, como sensação de corpo lento e dolorido. Além disso, as pessoas com fibromialgia podem ter dificuldade para dormir, dores de cabeça, dificuldade de concentração e dor abdominal inferior. A longo prazo, o humor e a memória também podem ser afetados.
3. Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo (síndrome do túnel do carpo) é uma doença que ocorre devido à pressão contínua sobre o nervo mediano. Esse nervo conecta o antebraço à palma da mão, e o túnel do carpo está localizado no pulso. Em algumas pessoas, o CTS faz com que as mãos fiquem quentes. Normalmente, essa síndrome também é acompanhada por dormência nas palmas, diminuição da força da mão e dor ao tentar levantar a mão. Os gatilhos podem ser causados por lesões no punho, diabetes mellitus, hipotireoidismo e artrite reumatóide.
4. Neuropatia periférica
Mãos quentes também podem indicar sintomas de neuropatia periférica. Esta é uma condição de disfunção nervosa porque há danos em certas partes. Outros sintomas incluem dormência nas mãos e pés, dor como ser picada, sensação de peso nas mãos ou nos pés e redução da pressão arterial. Em alguns casos, a neuropatia periférica pode ocorrer devido a fatores genéticos. Além disso, outros gatilhos podem ser devidos a doenças como diabetes mellitus, hipotireoidismo, infecções bacterianas e virais e doenças autoimunes. [[Artigo relacionado]]
5. Distrofia simpática reflexa
A distrofia simpática reflexa ou RSD é uma condição complexa quando há problemas com o funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico de uma pessoa. Esse mau funcionamento geralmente ocorre devido a lesões, estresse, infecção ou uma doença como o câncer. A condição de distrofia simpática reflexa pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas ocorre com mais frequência nas mãos. Além de mãos quentes, geralmente acompanhadas de suor excessivo. Pessoas com RSD também são mais sensíveis ao calor ou frio e sentem inchaço nas áreas problemáticas do corpo.
6. Eritromelalgia
Embora rara, a condição eritromelalgia também pode causar sensação de calor nas mãos e queimação. Geralmente, outros sintomas associados são sudorese excessiva, inchaço e pele avermelhada ou arroxeada. A eritromelalgia pode ocorrer devido a problemas com a circulação nos vasos sanguíneos, especialmente aqueles que fluem para as mãos e os pés. Danos nervosos causados por doenças da medula espinhal também podem desencadear eritromelalgia.
7. Pressão alta
Reportagem do Medical News Hoje, pressão alta ou hipertensão pode causar calor nas mãos ou nas palmas das mãos. Porque esse fluxo sanguíneo pode fazer com que algumas partes do corpo fiquem quentes, incluindo as mãos. Para determinar se as palmas das mãos são causadas por pressão alta ou não, vá ao médico para verificar a pressão. Se sentir que sua mão está quente por um curto período de tempo, não há nada com que se preocupar. Pode ser devido ao ajuste da temperatura corporal com o ambiente. Porém, se a mão quente não diminuir por dias e até a sensação piorar, consulte um médico imediatamente. [[Artigo relacionado]]
Quando você deve ir ao médico?
A sensação de calor das mãos não deve ser subestimada. Em alguns casos, você precisa ir ao médico para tratá-lo. Principalmente se a sensação da mão for quente e não passar por vários dias. Vá imediatamente ao médico, para que a equipe médica possa diagnosticar a doença que está causando isso.
Notas de SehatQ
Além disso, quando os médicos encontram indícios de mãos quentes devido a outros problemas médicos, é necessário tratar primeiro a doença. Geralmente, esse problema está relacionado à circulação sanguínea e ao sistema nervoso.