5 sintomas de tensão muscular e como superá-los

A tensão muscular é uma condição de lesão muscular que ocorre porque os músculos estão esticados em excesso devido à atividade física. Além do alongamento excessivo, os músculos tensos também podem ser causados ​​por danos aos tendões. Em geral, isso ocorre devido à pressão e atividades extenuantes que são mais do que o normal. Esse dano pode ser uma ruptura parcial ou completa nas fibras musculares e tendões que se prendem ao músculo. As rupturas musculares também podem danificar pequenos vasos sanguíneos, causando sangramento localizado que pode causar hematomas e dor por irritação das terminações nervosas na área.

Sintomas de tensão muscular

Lesões musculares por tensão podem ser observadas com o aparecimento dos seguintes sintomas:
  • Inchaço, hematoma ou vermelhidão devido a lesão
  • Dor em repouso
  • Dor quando a parte ferida do corpo é usada
  • Força muscular e tendinosa reduzida
  • Incapacidade de usar músculos

Como tratar músculos tensos

Se você tiver uma lesão muscular grave, entre em contato com seu médico imediatamente para tratamento intensivo. Além disso, se você ouvir um som de "estalo" durante um acidente, dificuldade para andar, inchaço, dor, febre e feridas abertas significativas, você deve visitar imediatamente o pronto-socorro de um hospital. Normalmente, o médico fará um exame físico para determinar se o músculo está parcial ou totalmente rasgado. Dessa forma, será determinada a forma correta e adequada de tratamento, seja por cirurgia ou outros métodos de recuperação. No entanto, se o médico disser que não há nada de sério e que você pode se recuperar em um futuro próximo, você pode realizar o tratamento da lesão em casa realizando as etapas P.R.I.C.E, que consistem em:

1. Proteção

Certifique-se de realizar movimentos seguros na parte do corpo lesionada para evitar mais lesões no músculo tenso.

2. descanso

Descanse os músculos tensos. Evite atividades que causem tensão e outras atividades que sobrecarreguem a parte lesionada do corpo.

3. Gelo

Gelo na parte do corpo ferida. Este método é importante como uma ação antiinflamatória e analgésica muito eficaz. Faça isso até que a dor e o inchaço desapareçam.

4. Compressão

Use um curativo para evitar o inchaço excessivo da parte ferida do corpo. Lembre-se de não embrulhar com muita força para que o fluxo sanguíneo permaneça estável.

5. Elevare

Posicione a parte do corpo lesionada em uma área elevada. Este método é importante para reduzir a tensão muscular. Depois disso, certifique-se de fazer pausas nas atividades que aumentam a dor muscular ou exigem trabalho árduo na parte lesionada do corpo. Pelo menos até que a dor realmente não seja mais sentida.

Medicamentos recomendados para tratar dores musculares

De acordo com especialistas, a dor muscular geralmente afeta apenas uma área limitada do corpo. A dor que se sente começa a ser leve e só pode ser sentida após a realização de certas atividades. Mas se a dor for insuportável, aqui estão algumas opções de analgésicos musculares que você precisa saber:

1. Paracetamol

O paracetamol ou acetaminofeno é um analgésico seguro para o alívio de dores musculares. Além de aliviar dores musculares leves, esse medicamento também pode reduzir a febre.

2. Analgésicos NSAID

Os AINEs atuam bloqueando as enzimas ciclooxigenase (COX-1 e COX-2) de produzir prostaglandinas, hormônios que provocam a dor. Os AINEs funcionam como drogas para aliviar a dor muscular causada por lesões e distensões (distensões ou distensões musculares). Converse com seu médico ou farmacêutico sobre a dosagem correta e instruções de uso de acordo com sua condição.

3. Inibidores COX-2

Os inibidores da COX-2 são um novo tipo de medicamento antiinflamatório não esteroidal (AINE). Os AINEs podem aliviar a dor e a inflamação ao inibir uma enzima conhecida como ciclooxigenase-2 (COX-2). Os pesquisadores descobriram que essa classe de drogas pode reduzir a dor nos músculos. Os medicamentos que incluem inibidores da COX-2 são o celecoxibe e o etoricoxibe.

4. Corticosteróides

Os corticosteroides são medicamentos antiinflamatórios geralmente usados ​​para tratar distúrbios da glândula adrenal que fazem com que o corpo perca os hormônios esteróides. As condições que costumam ser tratadas com corticosteroides incluem inchaço, dores e dores musculares causadas por doenças autoimunes, como lúpus e artrite. Este medicamento requer receita médica e supervisão de um médico devido ao risco de efeitos colaterais, como ganho de peso, problemas estomacais, dores de cabeça, alterações de humor e dificuldade para dormir. Usar corticosteroides sem a supervisão de um médico também pode enfraquecer o sistema imunológico e afinar os ossos.

5. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares são comumente usados ​​junto com outros medicamentos para tratar a dor associada à tensão, rigidez e espasmos musculares. Esta droga funciona dizendo ao cérebro para relaxar os músculos problemáticos. Relaxantes musculares comuns para o tratamento de músculos doloridos incluem tizanidina, baclofeno, ciclobenzaprina, carisoprodol e eperison.

6. Opioides

Os opioides são analgésicos fortes, geralmente usados ​​para tratar dores crônicas e muito fortes. Este medicamento para a dor muscular pertence à classe dos narcóticos que requerem prescrição médica e monitoramento regular. Os opiáceos atuam bloqueando os receptores da dor no cérebro e liberando grandes quantidades de dopamina por todo o corpo para criar uma sensação de calma. Este medicamento também pode neutralizar os batimentos cardíacos e a respiração. Exemplos de opioides incluem:
  • Morfina
  • Fentanil
  • Oxicodona
  • Codeína
Os efeitos colaterais dos opioides incluem sonolência intensa, náuseas, prisão de ventre, coceira e diminuição da freqüência cardíaca. Você corre o risco de ficar dependente de drogas se usar opioides regularmente por um longo período de tempo. Fale com o seu médico antes de tomar este medicamento.

Como prevenir a tensão muscular

Embora curáveis, as lesões musculares tensas também podem ser arriscadas se persistirem. Como resultado, impactos cumulativos podem ocorrer e levar a efeitos indesejáveis ​​de longo prazo. Portanto, certifique-se de sempre tomar medidas para evitar a tensão muscular, como:
  • Comece um programa de exercícios consultando seu médico para descobrir sua condição física ideal.
  • Faça alongamentos de aquecimento todos os dias, especialmente quando for se exercitar.
  • Relaxe e alongue após o treino.
  • Para atividades físicas extenuantes, faça um aquecimento especial, como correr sem sair do lugar por alguns minutos.