Conheça a hematologia e suas funções no tratamento de doenças do sangue

As doenças do sangue não podem apenas inibir as funções do corpo. Além disso, distúrbios do sangue podem indicar a presença de certas doenças. Às vezes, é necessário fazer exames de sangue ou mesmo consultar um especialista em hematologia para monitorar seu estado de saúde. O que é hematologia? Confira a explicação completa sobre hematologia e condições de saúde que requerem o seguinte tratamento por um hematologista.

O que é hematologia?

Exame dos vários componentes do sangue estudados com maior profundidade em hematologia A hematologia é o ramo da medicina que estuda o sangue e as doenças do sangue, incluindo os componentes do sangue, medula óssea e sistema linfático, citando a John Hopkins Medicine. Hematologia é uma subespecialidade da medicina interna. A hematologia visa compreender os vários componentes do sangue, como os distúrbios do sangue podem ocorrer, seus efeitos na saúde e como tratá-los. Os médicos que se especializam neste campo da ciência são chamados hematologistas ou hematologistas. Você pode encontrar esses médicos especialistas com o título Sp.PD-KHOM atrás de seus nomes. Além de problemas de sangue, um hematologista também pode tratar problemas de câncer. KHOM por trás de seu próprio título significa consultor de hematologia e oncologia médica. Ao lidar com várias doenças possíveis, os hematologistas costumam trabalhar em estreita colaboração com outros especialistas, como médicos de medicina interna, pediatras e outros especialistas em oncologia. O objetivo é otimizar a cura. [[Artigo relacionado]]

Quem precisa de um exame de hematologia?

Sangramentos nasais muito frequentes podem ser um sinal de que você precisa consultar um hematologista. Os exames de hematologia são necessários para pessoas com suspeita de doenças relacionadas a distúrbios do sangue. No entanto, alguns pacientes de quimioterapia também precisam desse teste para testar a resposta de seu corpo. Seu médico pode recomendar que você faça um teste de hematologia para confirmar as seguintes doenças:
  • Infecção
  • Inflamação
  • Anemia
  • Anemia falciforme
  • Talassemia
  • Hemofilia e outros distúrbios de coagulação do sangue
  • Leucemia
  • Linfoma
  • Mieloma
  • Outras neoplasias hematológicas

Tipos de exame hematológico

Existem vários tipos de exames hematológicos que os médicos podem fazer para diagnosticar uma doença, nomeadamente:

1. Hemograma completo (hemograma completo / hemograma completo)

O exame de hematologia completo tem como objetivo descobrir os distúrbios sanguíneos que podem ocorrer. O hemograma completo, também chamado de hematologia completa, é um exame geral realizado por médicos para diagnosticar ou monitorar sua doença. Esse exame também é comumente feito para diagnosticar anemia, certos cânceres do sangue, doenças causadas por inflamação (inflamatória) e infecções, para monitorar a perda de sangue. O CBC é feito retirando sangue de uma veia para verificar os níveis e as características de todos os tipos de células sanguíneas, incluindo:
  • Glóbulos brancos (leucócitos)
  • Glóbulos vermelhos (eritrócitos)
  • Plaquetas (plaquetas ou plaquetas)
  • Hematócrito
  • Hemoglobina (Hb)

2. Tempo de protrombina (tempo de protrombina / PT)

Um teste de tempo de protrombina, também conhecido como tempo de protrombina parcial, é um teste feito para procurar distúrbios de sangramento ou problemas de coagulação do sangue. Este teste também pode monitorar o progresso da terapia de anticoagulação.

3. Teste de enzimas sanguíneas

Existem vários tipos de testes de enzimas sanguíneas. Esse teste geralmente é feito para calcular o nível de certas enzimas no sangue e é útil para diagnosticar doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos.

4. Biópsia da medula óssea

A biópsia da medula óssea pode ser usada para detectar o câncer. Embora não seja classificada como um teste geral, a biópsia da medula óssea é um exame que também é realizado por um hematologista. Este teste envolve a coleta de células da medula óssea para analisar vários tipos de doenças. Os tipos de doenças que podem ser diagnosticadas ou monitoradas por meio de uma biópsia da medula óssea incluem anemia, trombocitopenia e alguns tipos de câncer.

5. Transfusão de sangue

Embora não seja um “teste”, esse procedimento médico também faz parte do âmbito da hematologia. A transfusão de sangue envolve sangue que sai do corpo de uma pessoa sã (doador) e de acordo com as características do receptor do sangue (receptor). Normalmente, as transfusões de sangue são realizadas com o objetivo de repor o sangue perdido em cirurgias, acidentes ou outras doenças, como câncer ou dengue. Normalmente, esse procedimento é feito por via intravenosa (através de uma veia). [[Artigo relacionado]]

Por que o exame hematológico é importante?

O sangue desempenha um papel importante no corpo humano. O sangue desempenha um papel no transporte de nutrientes e oxigênio por todo o corpo, controlando o equilíbrio da água e do pH do corpo, para ajudar a combater várias doenças. Anormalidades no sangue podem afetar os tecidos e órgãos do corpo, a ponto de perturbar vários sistemas do corpo, como o sistema linfático. Distúrbios do sangue podem causar várias doenças ou indicar a presença de certas doenças. Além disso, os distúrbios do sangue também podem deixá-lo cansado ou vulnerável a certas atividades da vida diária. Além disso, algumas doenças hereditárias também envolvem o sangue, como a talassemia. Por isso, é importante que você entenda sobre hematologia e os possíveis distúrbios que ocorrem. Dessa forma, você pode antecipar ou mesmo prevenir. Se você quiser fazer um exame de sangue ou consultar um hematologista, pode usar os recursos conversa de médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!