Tudo sobre faringite aguda e como tratá-la

A faringite aguda ou laringite aguda é uma síndrome de inflamação da faringe e / ou amígdalas localizada na parte posterior da garganta. Esta doença pode ser causada por vários grupos diferentes de microrganismos. A faringite aguda também pode ser parte de outras infecções do trato respiratório superior ou de certas infecções localizadas na faringe. A maioria dos casos de faringite aguda é causada por vírus e pode fazer parte do resfriado comum ou da síndrome da gripe. A diferença entre a faringite aguda e a faringite comum está na velocidade com que os sintomas se desenvolvem. Na faringite aguda, a inflamação da garganta pode ocorrer repentinamente e a condição piorar rapidamente.

Causas de faringite aguda

A maioria das faringites agudas é causada por vírus, como rinovírus, adenovírus, Epstein-Barr, herpes simplex, influenza, a coronavírus. No entanto, a faringite aguda também pode ser causada por bactérias. Faringite estreptocócica do grupo A (GAS) é a principal causa de faringite. Essa bactéria ataca principalmente crianças na faixa etária de 3 a 14 anos. Strep garganta aguda é um tipo de doença que pode ser transmitida. Você pode ser infectado pelo vírus quando alguém com faringite tosse ou espirra perto de você. Essa doença também pode ser um sintoma de outras doenças, como difteria, faringite gonocócica ou sifilítica, amigdalite de Vincent e abscesso periamigdaliano.

Sintomas de faringite aguda

Os sintomas de faringite aguda incluem sintomas gerais de faringite, como dor de garganta, tosse, febre, dor de cabeça, gânglios linfáticos inchados no pescoço e dificuldade em engolir (disfagia). Além disso, a faringite aguda também apresenta sintomas típicos com base na causa.

1. Faringite aguda devido a vírus

Os sintomas de faringite viral aguda geralmente incluem garganta vermelha, conjuntivite (olhos vermelhos), coriza e diarreia.

2. Faringite aguda devido a bactérias

Os sintomas de faringite aguda causada por bactérias podem incluir ataques repentinos, garganta vermelha, dor de cabeça, glândulas do pescoço ficam moles, há petéquias (erupção na pele vermelha ou roxa devido a vasos sanguíneos rompidos) no céu da boca e dor de estômago.

3. Faringite aguda devido a complicações locais de abscesso periamigdaliano

Os sintomas de faringite aguda devido a complicações locais de abscesso periamigdaliano incluem pus (acúmulo de pus) na garganta, dor intensa, perda da voz ou rouquidão, febre, trismo (dificuldade de abrir a boca) e desvio da úvula. [[Artigo relacionado]]

Tratamento de faringite aguda

O tratamento da faringite aguda será baseado na causa. Aqui estão algumas opções de tratamento para faringite aguda.

1. Tratamento da faringite viral

Os vírus são a causa mais comum de faringite. Basicamente, a faringite viral pode ser curada com tratamentos simples, como:
  • Descanso
  • Beba muita água para evitar a desidratação
  • Gargarejo com água salgada
  • Consumo de caldo quente
  • Consumir alimentos nutritivos e de textura macia.
A faringite viral geralmente desaparece em questão de dias ou semanas. Pode demorar um pouco para esse tipo de faringite por mononucleose, que é a faringite causada pelo vírus Epstein-Barr. Se esse problema for acompanhado de dor e febre, você pode tomar paracetamol. Os antibióticos não são necessários para a faringite porque ela é causada por um vírus.

2. Faringite aguda devido a bactérias

A faringite aguda causada por bactérias é geralmente tratada com paracetamol e antibióticos, que só podem ser prescritos por um médico. Este tipo de faringite deve ser tratado imediatamente antes que ocorram complicações, como febre reumática aguda causada por bactérias Faringite estreptocócica do grupo A (GÁS). Os tipos de antibióticos que podem ser prescritos por um médico, entre outros:
  • Penicilina

A penicilina é o único antibiótico que se mostrou eficaz na redução do risco de febre reumática. Além disso, a resistência dos estreptococos A à penicilina ainda é rara.
  • Amoxicilina

A amoxicilina também pode ser usada como alternativa porque esse antibiótico tem a vantagem de um período de tratamento relativamente curto. No entanto, a amoxicilina tem efeitos colaterais na forma de reações cutâneas, quando prescrita a pacientes com faringite por mononucleose infecciosa não diagnosticada.
  • Macrolídeos

Os macrolídeos podem ser uma opção se houver alergia à penicilina. No entanto, a resistência aos macrolídeos é comum. Além disso, sua capacidade de prevenir a febre reumática não foi estudada.

3. Faringite aguda devido a complicações locais

A faringite aguda devido a complicações locais de abscesso periamigdaliano pode ser tratada com analgésicos e antibióticos. Além disso, pode ser necessária a drenagem de pus por meio de um procedimento cirúrgico. Se você não pode comer ou beber, você também deve receber uma injeção intravenosa para evitar que o corpo fique desidratado. Para o tratamento de faringite aguda devido a outras doenças, como faringite gonocócica, faringite difteria, amigdalite de Vincent ou HIV, o tipo de cuidado e tratamento deve ser adaptado à doença subjacente. A faringite é um tipo de doença que costuma ocorrer com muitas pessoas e geralmente é autolimitada. No entanto, certifique-se de entrar em contato com seu médico imediatamente se a dor na garganta tornar difícil para você comer e beber, gânglios linfáticos inchados, pus aparecer, febre alta, condição não melhorar após 1 semana e condição não melhorar após tomar antibióticos .