Conheça a função da bandagem elástica e quando usá-la

As bandagens elásticas são geralmente um dos métodos de primeiros socorros para contusões e lesões nas articulações. Isso está incluído na letra C dos estágios do RICE, ou seja, repouso, gelo, compressão e elevação. Essa bandagem de compressão só deve ser usada nas primeiras 24-48 horas após a lesão. Esta bandagem elástica para a mão ou joelho é vendida gratuitamente a um preço acessível. Não há nada de errado em ter uma bandagem de compressão para usar de vez em quando.

Uso de bandagem elástica

Geralmente, o uso de bandagem elástica para a mão ou joelho é o mais comum. Além disso, também pode ser aplicado a outras condições, como:
  • Lesão na articulação do pulso
  • Lesão na articulação do tornozelo
  • Membros inchados
  • Lesão muscular
  • Trauma na cabeça
  • Varizes
Existem vários tamanhos dessa bandagem de compressão, com tamanhos que variam de 5 a 15 centímetros. Quanto mais larga for a bandagem, maior será a pressão, sem restringir o fluxo sanguíneo. O tamanho certo do curativo geralmente é adequado ao paciente, seja um adulto ou uma criança. A forma como essa bandagem elástica funciona é aplicando pressão na área específica da lesão. Assim, a possibilidade de inchaço devido ao acúmulo de fluido na área da ferida pode ser reduzida. No entanto, há um limite de tempo para a duração dessa compactação. A razão é porque ainda precisa de fluxo sanguíneo para acelerar o processo de recuperação. Portanto, o ideal é que essa bandagem elástica para o joelho e outras áreas seja usada por no máximo 2 dias a partir do momento em que ocorreu a lesão. Algumas outras coisas que precisam ser observadas e não devem ser feitas são:
  • Não aplique compressas frias ao mesmo tempo que aplica uma bandagem de compressão porque pode causar Queimadura por frio
  • Não enrole a bandagem elástica com muita força, pois pode bloquear o fluxo sanguíneo
  • Não use bandagens elásticas para evitar lesões repetidas. Esse tipo de curativo não é para suporte, apenas para fornecer compressão.
[[Artigo relacionado]]

Passos para usar uma bandagem de compressão

Veja, por exemplo, quando alguém tem uma lesão no músculo do tornozelo. Se a lesão for leve, o uso de uma bandagem elástica pode ajudar a aliviar a dor. As etapas para fazer isso são:
  1. Segure o tornozelo em um ângulo de 90 graus
  2. Comece a aplicar a bandagem começando pela planta do pé
  3. Repita até duas vezes
  4. Coloque a bandagem no topo da perna, em seguida, enrole-a ao redor do tornozelo e passe para a perna oposta
  5. Instale com um padrão como o número "8"
  6. Assim que os tornozelos estiverem fechados, prenda as pontas em qualquer lugar que não atrite a pele
  7. Certifique-se de que a bandagem está apertada, mas não muito apertada
Enquanto isso, se a lesão ocorrer no pulso, as etapas para a aplicação de uma bandagem elástica para a mão são:
  1. Coloque uma bandagem ao redor do pulso, começando pela lateral do dedo mínimo
  2. Faça isso com as palmas das mãos voltadas para baixo
  3. Puxe a bandagem em direção ao polegar e enrole-a em torno da palma uma vez
  4. Voltar para o pulso
  5. Vire a bandagem para o dedo mínimo e a palma da mão
  6. Coloque a bandagem de volta ao redor do pulso
  7. Use a bandagem restante para manter o pulso estável
Certifique-se de que ele não se enrole em seu pulso com muita força. Se seus dedos começarem a sentir formigamento ou dormentes, é melhor repetir o processo, pois isso significa que eles estão muito tensos. Então, que tal lesões nos joelhos, canelas e coxas? A técnica é obviamente diferente dependendo das condições. Na dúvida, o médico mostrará a técnica mais adequada para que você não corra o risco de bloquear o fluxo sanguíneo. Além disso, a decisão de usar bandagem elástica para o joelho também precisa levar em consideração a história anterior. Por exemplo, se uma pessoa está se recuperando de uma cirurgia no joelho, o médico irá sugerir o uso de um curativo para acelerar a cicatrização. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Embora útil, ainda traça uma linha clara entre a função das bandagens elásticas como compressão e suporte muscular. Você pode usá-lo para prevenir o inchaço no caso de um ferimento leve. No entanto, é errado se esta bandagem de compressão for usada como precaução para evitar lesões. A função é diferente. Mesmo ao aplicar um curativo, preste muita atenção à sua densidade. Certifique-se de que fica apertado, mas não bloqueia o fluxo sanguíneo para as pernas, mãos e outras partes do corpo. Para discutir mais sobre como usar com segurança uma bandagem elástica, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.