Aqui estão 7 tipos de doenças bucais e dentais que precisam ser observadas e suas causas

A boca é uma parte do corpo frequentemente usada todos os dias, especialmente para comer e falar. Como outros órgãos do corpo, a boca não pode ser separada de vários riscos de doença. O mesmo acontece com os dentes, que fazem parte da boca. Não é de surpreender que as doenças bucais e dentais sejam um problema freqüentemente experimentado por muitas pessoas. As doenças bucais e dentais podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo. No entanto, a maioria dessas doenças pode ser prevenida mantendo uma boa higiene oral e dentária.

Tipos de doenças bucais e dentais

O escopo das doenças bucais e dentais inclui problemas com dentes, gengivas, língua, lábios, palato e todas as áreas da cavidade oral. A seguir estão alguns tipos de doenças dentais e orais que você pode experimentar.

1. Cárie dentária

A cárie dentária é uma doença das cáries. Algumas áreas dos dentes podem ser danificadas e causar cáries. O orifício pode ficar maior e danificar o dente se não for verificado, podendo até mesmo causar a extração do dente. As cáries também podem causar desconforto ao paciente porque a comida geralmente fica presa. A cárie dentária apresenta vários sintomas, como mau hálito, dor de dente latejante, dentes doloridos e gengivas inchadas. Esta condição é uma das doenças dentais e orais mais comuns.

2. Dentes rachados ou quebrados

Uma das doenças dentais que podem ter um impacto permanente é um dente rachado ou quebrado. Essa condição pode ser causada por lesões na boca, o hábito de ranger os dentes durante o sono ou morder e mastigar alimentos duros. A condição de um dente rachado ou quebrado pode ser muito doloroso e interferir no conforto do paciente, portanto, é necessária atenção médica imediata.

3. Dentes sensíveis

Dentes sensíveis podem interferir no conforto ao comer, pois podem causar dor de dente, principalmente ao comer alimentos quentes ou frios. A doença dentária sensível pode ocorrer naturalmente porque os dentes têm esmalte mais fino. Além disso, a condição dos dentes sensíveis também pode durar algum tempo após o tratamento de canal ou obturações. Uma série de outras doenças dentais, como retração gengival ou dentes rachados, também podem causar dentes sensíveis.

4. Doença gengival

As doenças gengivais, como gengivite e periodontite, também são classificadas como doenças bucais. Gengivite é outro nome para inflamação das gengivas, que é uma condição caracterizada pela inflamação das gengivas devido ao acúmulo de placa nos dentes. Essa doença bucal pode fazer com que as gengivas pareçam inchadas, com secreção de pus ou sangramento, ficando vermelhas e doloridas. Se não for tratada, a gengivite pode causar periodontite. A periodontite é uma infecção gengival na qual as gengivas podem se espalhar para a mandíbula e os ossos e devem ser tratadas imediatamente. Essa condição pode causar inflamação em todo o corpo.

5. Sapinho

O sapinho é uma das doenças orais mais comuns vividas por muitas pessoas. O sapinho é uma doença inflamatória dos tecidos da boca, como o interior dos lábios, gengivas ou língua. Essa condição também inclui doenças da cavidade oral. As aftas são geralmente lesões redondas / ovais ou lesões na forma de crateras brancas com bordas vermelhas. Esta doença da boca pode ser muito dolorida, podendo até dificultar a alimentação devido ao gosto forte que sente.

6. Câncer oral

O câncer oral pode afetar qualquer parte da boca. Fumar ou mascar tabaco é o maior fator de risco para câncer bucal. Além disso, um estilo de vida pouco saudável e fatores genéticos também podem ser fatores de risco para essa doença bucal.

7. Lábio leporino

A fenda labial é uma condição congênita em bebês. Essa condição pode causar problemas na boca, fazendo com que os bebês tenham dificuldade para comer e até mesmo para sobreviver para alguns bebês. Para superar esta doença bucal, cirurgia e reabilitação adequada são necessárias para que o sofredor possa viver uma vida normal.

Causas de doenças bucais e dentais

A má higiene oral e dentária pode desencadear doenças Em geral, as doenças dentárias e bucais podem ser causadas pelos seguintes fatores:
  • Má higiene oral e dentária
  • Dieta rica em açúcar
  • Fumar e mascar tabaco
  • Bebidas alcoólicas
  • Boca e dentes feridos
  • boca seca
  • Fatores genéticos ou condições congênitas.
Para prevenir doenças bucais e dentais, você deve reduzir os fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver esta doença. Você também pode executar as seguintes etapas preventivas.
  • Sempre mantenha seus dentes e boca limpos fazendo gargarejos após comer
  • Escove os dentes duas vezes ao dia com creme dental contendo flúor
  • O uso de fio dental, limpador de língua e enxaguatório bucal pode ser muito benéfico para prevenir doenças bucais e dentais
  • Dieta pobre em açúcar
  • Manter uma boa ingestão de líquidos e fontes de nutrição
  • Adote um estilo de vida sem tabaco e sem álcool.
[[Artigo relacionado]]

Como tratar doenças da boca e gengiva

O médico tratará doenças bucais e dentais de acordo com o tipo e a causa. O tratamento administrado pode ser na forma de medicamentos antiinflamatórios ou antibióticos para tratar infecções bacterianas. Os médicos também podem realizar ações médicas de acordo com casos de doenças bucais e dentais, como obturações, limpeza de tártaro, tratamento de gengiva, tratamento de canal radicular, implantes dentários, até extrações de dentes problemáticos. A cirurgia ou cirurgia também pode ser feita para casos especiais de doenças bucais, como câncer, lábio leporino ou complicações de outras doenças orais. Se você tiver dúvidas sobre doenças bucais e dentais, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.