O que são antidepressivos SSRI? Conheça como funciona esse grupo de antidepressivos

No tratamento de alguns casos de depressão, os médicos prescrevem medicamentos chamados antidepressivos. Os antidepressivos também consistem em vários grupos de medicamentos com diferentes formas de ação. Um dos grupos de antidepressivos comumente administrados é o SSRI ou tipo inibidor seletivo da recaptação da serotonina. Como funciona?

Saiba o que são antidepressivos SSRI

SSRI ou inibidor seletivo da recaptação da serotonina é um tipo de grupo de medicamentos antidepressivos que é principalmente prescrito para tratar a depressão. Os SSRIs são um tipo de antidepressivo que tende a não causar efeitos colaterais graves, por isso são um dos tipos de medicamentos prescritos pelos médicos. Alguns casos de depressão requerem antidepressivos como os SSRIs. Às vezes, os SSRIs não são administrados apenas para tratar a depressão. Pacientes com outros distúrbios psicológicos também podem receber medicamentos SSRI, incluindo:
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
  • Síndrome do pânico
  • O transtorno alimentar bulimia nervosa
  • Transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)
  • Transtorno disfórico pré-menstrual (PMDD)
  • Ondas de calor causado pela menopausa
  • Transtornos de ansiedade

Como os SSRIs funcionam para os transtornos mentais?

SSRI ou inibidor seletivo da recaptação da serotonina funciona de acordo com o seu significado literal, nomeadamente inibindo a absorção da serotonina que flui no sangue. A serotonina é um composto químico responsável por transmitir mensagens entre as células cerebrais. Esses compostos circulam no cérebro e, em seguida, são absorvidos pela corrente sanguínea. A serotonina está associada à felicidade humana porque pode proporcionar uma sensação de relaxamento em condições psicológicas. Com essa capacidade, a serotonina é frequentemente apelidada de um dos "compostos da felicidade". Transtornos psicológicos, como depressão, estão associados a baixos níveis de compostos da felicidade, incluindo serotonina, dopamina e norepinefrina. Os antidepressivos SSRI atuam evitando a absorção de parte da serotonina já presente no cérebro. Dessa forma, esses compostos permanecem presos no cérebro e os níveis podem ser mais elevados. Espera-se que os níveis de serotonina que permanecem no cérebro aliviem a depressão. No entanto, é importante lembrar que os SSRIs não estimulam a produção de serotonina.

Tipos de antidepressivos SSRI

Há uma variedade de antidepressivos SSRI que podem ajudar no tratamento da depressão e outros distúrbios psicológicos. Alguns dos SSRIs populares incluem:
  • Citalopram
  • Escitalopram
  • Fluoxetina
  • Fluvoxamina
  • Paroxetina
  • sertralina

Os efeitos colaterais dos antidepressivos SSRI que os pacientes correm risco

Os antidepressivos são medicamentos fortes e só podem ser prescritos por um médico. Os efeitos colaterais que podem ocorrer podem variar de acordo com o tipo de SSRI consumido. No entanto, em geral, os seguintes efeitos colaterais podem ser experimentados por pacientes aos quais são prescritos antidepressivos SSRI:
  • Enjoativo
  • boca seca
  • Dor de cabeça
  • Difícil dormir
  • Fadiga
  • Diarréia
  • Ganho de peso
  • Aumento de suor
  • erupção cutânea
  • Sentindo nervoso
  • Disfunção sexual
No entanto, em comparação com outros antidepressivos, os ISRSs são o tipo que causa menos efeitos colaterais. Isso faz com que os SSRIs tendam a ser seguros para consumo por pacientes com distúrbios psicológicos, especialmente depressão.

Aviso de uso de SSRI para alguns grupos

Embora os SSRIs sejam antidepressivos que tendem a ser seguros, esses medicamentos ainda trazem avisos para certos grupos, por exemplo:

1. Advertências para o uso de SSRIs para mulheres grávidas

Os antidepressivos SSRI podem aumentar o risco de defeitos fetais, especialmente nos pulmões e no coração. A utilização de medicamentos ISRS deve ser decidida cuidadosamente pelo médico, nomeadamente ponderando os riscos destes antidepressivos com os riscos se a depressão em mulheres grávidas não for tratada. Além disso, como cada SSRI tem um efeito diferente, algumas mulheres que mais tarde engravidarão precisarão discutir a mudança do tipo de SSRI que estão tomando. Por exemplo, se ela recebeu paroxetina antes da gravidez, seu médico pode trocá-la para fluoxetina ou citalopram se mais tarde ela decidir ter filhos. A reposição desse medicamento é feita considerando que a paroxetina tende a causar defeitos fetais e distúrbios cerebrais em recém-nascidos. Enquanto isso, a fluoxetina e o citalopram foram menos propensos a estar associados ao risco de gravidez.

2. Advertências para o uso de SSRIs para crianças

Inicialmente em 2004, o FDA nos Estados Unidos emitiu um alerta de risco para pensamentos suicidas em crianças e adolescentes que receberam SSRIs prescritos. No entanto, estudos de acompanhamento sugerem que os benefícios dos antidepressivos podem superar os riscos desses efeitos colaterais. Converse com seu médico em profundidade sobre o uso de SSRIs em seu filho que está deprimido - especialmente o risco de efeitos colaterais de pensamentos e comportamento suicida acima.

3. O risco de interação de antidepressivos SSRI com outros medicamentos

Como a maioria dos medicamentos, os antidepressivos SSRI também apresentam o risco de interações medicamentosas com outras ervas, suplementos, medicamentos de venda livre e medicamentos prescritos. Por exemplo, alguns SSRIs podem aumentar o risco de sangramento, especialmente se você tomar medicamentos para afinar o sangue, como aspirina e varfarina. Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos e suplementos que esteja tomando antes de prescrever qualquer antidepressivo.

Encontrando o antidepressivo mais adequado para você

Cada pessoa pode apresentar uma reação diferente, mesmo tomando o mesmo tipo de antidepressivo. Alguns indivíduos também apresentam efeitos colaterais graves e alguns pacientes apresentam menos efeitos colaterais. Normalmente, pode levar várias semanas para determinar a eficácia de um antidepressivo em um paciente. Se os efeitos colaterais que ocorrem tendem a ser graves, o médico pode ajustar a dose ou substituí-la por outro antidepressivo. Com plena paciência, médicos e pacientes com distúrbios psicológicos podem encontrar o antidepressivo mais adequado. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Os SSRIs são um tipo de grupo de antidepressivos frequentemente prescritos para pessoas com depressão. No entanto, esta droga não pode ser consumida apenas por pessoas com depressão, às vezes pessoas com distúrbios psicológicos também receberão medicamentos ISRS.