Causas de dentes porosos, como prevenir?

Você sabia que o esmalte dos dentes é a parte mais forte do corpo? Essa parte do dente é ainda mais forte do que o osso. O esmalte dental também pode durar centenas de anos. Porém, por que os dentes podem ser porosos e ter cáries? O esmalte é uma camada fina que protege os dentes para que possam realizar suas tarefas difíceis, como morder, mastigar, esmagar e triturar. Sob certas condições, o esmalte pode quebrar ou rachar e não pode crescer novamente (ao contrário do osso). Essa condição causa dentes porosos, que causam cáries.

Causas de dentes porosos

Aqui estão algumas condições que causam a cárie dentária que muitas vezes não são percebidas pela maioria das pessoas:
  • Consumo excessivo de refrigerantes

Os refrigerantes gaseificados são uma das causas da perda dentária, pois contêm alto teor de ácido cítrico. A exposição ao ácido faz com que a saliva seja incapaz de fortalecer os dentes, então o ácido pode danificar o esmalte e, eventualmente, levar à cárie dentária.
  • Consumo frequente de sucos / sucos de frutas

Embora pareçam saudáveis, os sucos de frutas contêm ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes. Especialmente frutas ácidas, como maçãs e laranjas, podem causar erosão na superfície dos dentes.
  • boca seca

A boca seca devido a um pouco de saliva também é a causa de dentes porosos. Em circunstâncias normais, a saliva serve para proteger o esmalte e fortalecer os dentes, nomeadamente revestindo os dentes com cálcio e outros minerais. A saliva também dissolve substâncias erosivas, como ácidos e bactérias na boca.
  • Dieta rica em açúcar e carboidratos

Alimentos e bebidas com alto teor de açúcar podem causar cáries. Açúcar e carboidratos são ácidos e facilitam o desenvolvimento dos germes na boca. Isso pode levar a problemas dentários, incluindo cáries.
  • Refluxo ácido gástrico

O ácido estomacal é produzido para digerir alimentos e matar germes prejudiciais. Em certas circunstâncias, por exemplo, depois de comer muito, o ácido do estômago pode fluir para o esôfago ou para a cavidade oral (refluxo). Também conhecida como condição médica chamada refluxo gastroesofágico distúrbio (DRGE), no qual o ácido do estômago pode subir para a boca ao longo do dia. Esse contato dos dentes com o ácido estomacal acelera a erosão do esmalte.
  • Fator de hábito

O esmalte pode ser corroído devido à fricção entre os dentes duros (no bruxismo), escovação com muita força, mordida de objetos duros, como unhas, tampas de garrafas ou canetas. Esse hábito também pode causar dor de dente. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir a cárie dentária

Para prevenir a cárie dentária, aqui estão algumas maneiras de fazer:
  • Limite de consumo de refrigerantes e bebidas / sucos de frutas são ácidos. Alimentos nutritivos de natureza ácida, como tomate, limão e outras frutas cítricas, são seguros quando consumidos com outros alimentos. Os doces também podem ser muito ácidos. Se você encontrar ácido cítrico na seção de composição da embalagem, limite seu consumo.
  • Use um canudo ao beber bebidas ácidas, para evitar o contato direto dos dentes com substâncias ácidas.
  • Limite os lanches. Beliscando pode aumentar o risco de cárie dentária, especialmente se os alimentos consumidos contiverem carboidratos e açúcar.
  • Depois de comer ou lanche, gargareje com água. Depois de comer um alimento ácido ou beber uma bebida ácida, espere cerca de 1 hora antes de escovar os dentes para deixar a saliva dissolver o ácido e endurecer o esmalte primeiro.
  • Mastigue pastilha elástica sem açúcar entre as refeições. A goma de mascar ajuda na produção de saliva em até 10 vezes.
  • Se sua boca é classificada como seca, beba mais
  • Use pasta de dente contendo flúor. Preste atenção à composição de sua pasta de dente e certifique-se de que contém flúor, pois essa substância pode fortalecer seus dentes. Além disso, você também pode usar enxaguatório bucal.
  • Evite consumir álcool, fumar e comer cerca de 3 horas antes de deitar. Isso evita o refluxo ácido gástrico.
  • Comer alimentos ricos em cálcio pode ajudar a fortalecer o esmalte. Alimentos ricos em cálcio não precisam vir do leite, mas também podem ser encontrados no tofu; sardinhas ou milkfish, cujos ossos são moles e comumente consumidos (os ossos dos peixes são um local de armazenamento de cálcio); feijão (feijão mungo, feijão vermelho, soja, etc.); vegetais verdes escuros.
Para controlar a saúde dos dentes e da boca, consulte o dentista regularmente. Você pode fazer isso a cada 6 meses. Além disso, certifique-se de manter sempre a higiene dental e oral diária.