Quão importante é a vulnerabilidade em um relacionamento?

Vulnerável é uma atitude aberta e ser você mesmo quando em uma situação incerta. Isso está longe de ser fraco. Em um relacionamento, essa é uma forma de honestidade que pode construir um vínculo com um parceiro. Atitude vulnerável o significado está intimamente relacionado ao medo e até mesmo à vergonha. Mas, por outro lado, é daí que vêm o amor, a empatia, a felicidade, o pertencimento e até a criatividade.

Vulnerável, coragem quando a situação está fora de controle

Ser vulnerável não é sinal de que você é fraco. Se a situação não estiver indo como esperado, alguém pode evitar falar sobre isso. Além disso, existe também a possibilidade de mostrar atitude negação fingindo ser capaz de lidar com isso. Na verdade, não há nada de errado em mostrar que você está sentindo vulnerável sob certas condições. Isso não é uma fraqueza, apenas mostra como alguém é corajoso para ser honesto. Em um relacionamento, essa atitude pode realmente fortalecer o vínculo com seu parceiro:

1. Conheça melhor a si mesmo

Estar aberto às emoções que você está sentindo é uma coisa muito corajosa. É aí que a pessoa pode se conhecer melhor. Da mesma forma quando você sente vulnerável, uma pessoa aprenderá a respeitar a si mesma quando a situação sair de controle. Pessoas que têm uma atitude aberta em relação às próprias habilidades têm coragem de enfrentar situações desconfortáveis. Em vez de se fechar ou evitar a realidade, essa atitude realmente ensina você a permanecer forte e confiante. Quando esse tipo de caráter é construído, a pessoa pode ter um relacionamento positivo. Construir um relacionamento pode ser mais significativo sem ter que encobri-lo.

2. Construir confiança

Uma maneira de construir confiança em um relacionamento é não ter vergonha de ser vulnerável. Fale abertamente sobre o que você sente, precisa e espera. Isso abrirá oportunidades para o casal reagir e aos poucos construir a confiança um no outro. Claro, essa abertura nem sempre é confortável. Às vezes é ainda mais fácil esconder seus sentimentos e fingir que está tudo bem. No entanto, as consequências disso são muito maiores, pois cria distâncias entre si.

3. Dá uma sensação de segurança

Casais que não hesitam em compartilhar o que temem ou sentem quando as coisas não estão indo como deveriam ter um relacionamento mais próximo. Cada vez que um deles sente vulnerável, então o parceiro proporcionará uma sensação de segurança. Vice-versa. Assim, será formada uma relação que se torna um lugar para encontrar uma sensação de segurança quando necessário. Essa sensação de segurança não conhece limites porque qualquer tópico pode ser discutido.

4. Mais perto de seu parceiro

Uma vez que a confiança é construída, torna-se mais fácil para todas as partes em um relacionamento trabalharem juntas. Cada indivíduo se sentirá à vontade para mostrar seus sentimentos sem medo de ser envergonhado ou rejeitado porque ambos se apóiam. Assim, formará uma proximidade com um parceiro muito forte. Quando a situação não for a esperada, haverá reforço mútuo. Enfrentar o conflito também será mais fácil porque ele não será enfrentado sozinho. [[Artigo relacionado]]

Onde começar?

Comece a se abrir a partir de pequenas coisas Quando você ainda está no início de um relacionamento com seu parceiro, geralmente a abertura envolve apenas coisas positivas e simples. Idealmente, nada é encoberto, inclusive quando você tem que agir vulnerável. Como fazer isso?
  • Comece devagar

Às vezes, leva muito tempo para mostrar um lado vulnerável para o casal. Isso é natural. Cada um tem um tempo diferente para se adaptar um ao outro. Comece sendo aberto sobre as pequenas coisas e, aos poucos, seja honesto sobre as coisas mais significativas.
  • Escolha a hora certa

Se você pretende mostrar uma atitude aberta sobre coisas que estão fora de controle, escolha a hora certa. Deixe seu parceiro saber que você vai falar sobre algo importante. Certifique-se de que nada o distrai. Depois disso, comece a falar sobre as emoções que você sente. Se você ainda se sente relutante em se abrir com seu parceiro, descubra o que o desencadeou. Existe um trauma passado ou iminente? Você realmente não confia no seu parceiro? Encontrar a raiz do problema é a chave para ser como você. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Cada indivíduo tem uma capacidade diferente de admitir sentimentos abertamente. Lentamente, mas seguramente, admitindo o lado vulnerável será mais fácil quando a sensação de conforto for sentida claramente. Se você quiser saber mais sobre a relação entre o passado e a capacidade de ser aberto ao seu parceiro, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.