Reconhecer os sinais de transtorno do espectro do autismo nas seguintes crianças

Ter filhos que cresçam saudáveis ​​- tanto física quanto mentalmente - é certamente o desejo de todos os pais. No entanto, não poucos pais são encarregados de obter uma criança "especial", por exemplo, uma criança com transtorno do espectro do autismo ou transtorno do espectro do autismo. Transtorno do espectro do autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a capacidade da criança de interagir, comunicar-se, socializar e se comportar. Esse transtorno geralmente começa em uma idade precoce.

Sinais transtorno do espectro do autismo

Além de ter problemas com habilidades sociais, emocionais e de comunicação, crianças com TEA também tendem a repetir certos comportamentos e não querem mudanças em suas atividades diárias. Além disso, eles também têm diferentes maneiras de aprender, prestar atenção ou reagir. As crianças costumam mostrar sinais de transtorno do espectro do autismo no primeiro ano de vida. No entanto, algumas crianças parecem desenvolver-se normalmente no primeiro ano e começam a apresentar sinais aos 18-24 meses de idade. Os sinais de transtorno do espectro do autismo, entre outros:
  • Não se concentre em objetos que roubam a atenção
  • Não vendo objetos apontados por outras pessoas
  • Tem dificuldade em se relacionar com outras pessoas ou não tem nenhum interesse por outras pessoas
  • Evitando contato visual e querendo ficar sozinho
  • Dificuldade em entender os sentimentos das outras pessoas ou falar sobre os seus próprios
  • Prefere não ser abraçado ou apenas quer ser abraçado se quiser
  • Parece inconsciente quando as pessoas falam com ele, mas responde a outras vozes
  • Muito interessado nas pessoas, mas não sei como falar, brincar ou se relacionar com elas
  • Repetir ou ecoar palavras ou frases faladas com ele
  • É difícil expressar seus desejos usando palavras ou gestos especiais
  • Incapaz de jogar jogos de "fingir", como fingir alimentar uma boneca
  • Tem uma reação incomum a novas formas, gostos, aparências ou sons
  • Perda de habilidades que você já teve, por exemplo, pare de dizer palavras que você costumava usar
Os sintomas e a gravidade desse distúrbio podem variar de criança para criança. Portanto, talvez nem todos os sintomas mencionados apareçam na criança.

Razão transtorno do espectro do autismo

Existem muitas causas possíveis transtorno do espectro do autismo . No entanto, acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel. As mutações genéticas parecem estar envolvidas no ASD. Algumas crianças com esse distúrbio estão associadas a distúrbios genéticos, como a síndrome de Rett ou a síndrome do X Frágil. Além disso, as mutações genéticas também podem afetar o desenvolvimento do cérebro ou a maneira como as células cerebrais se comunicam e até mesmo determinar a gravidade dos sintomas. Além disso, os pesquisadores também consideraram que fatores ambientais, como infecções, drogas ou complicações durante a gravidez, bem como poluentes do ar, desempenharam um papel no desencadeamento de distúrbios do espectro do autismo. Existem também vários fatores que podem aumentar o risco de uma criança desenvolver este transtorno, incluindo:
  • Gênero infantil . Os meninos têm quatro vezes mais chances de desenvolver TEA do que as meninas
  • História de família . Ter um filho com TEA na família aumenta o risco de outra criança desenvolvê-lo
  • Outros transtornos . Crianças com certas condições médicas, como esclerose tuberosa maior risco de ter transtorno do espectro do autismo
  • Bebe muito prematuro . Bebês nascidos antes de 26 semanas de gestação têm maior risco desse distúrbio
Se a criança mostra sinais transtorno do espectro do autismo , você pode consultar um psicólogo ou psiquiatra infantil, neurologista pediátrico ou médico de desenvolvimento infantil para avaliar a condição de seu filho. [[Artigo relacionado]]

Tratamento transtorno do espectro do autismo

Transtorno do espectro do autismo É uma doença que dura a vida toda e pode continuar a piorar se não for tratada adequadamente. O tratamento é realizado para maximizar as habilidades da criança, reduzir os sintomas de TEA e apoiar seu desenvolvimento e aprendizagem. As opções de tratamento que podem ser feitas são:
  • Terapia comportamental e de comunicação

Esta terapia ajudará as crianças a lidar com dificuldades sociais, de linguagem e comportamentais associadas ao transtorno do espectro do autismo. Além disso, as crianças serão ensinadas a se comunicar melhor, agir em situações sociais, reduzir comportamentos problemáticos e ensinar novas habilidades.
  • Terapia educacional

Esta terapia é muito benéfica para crianças que têm dificuldade em receber aulas na escola. Os professores fornecerão um programa educacional estruturado para que seja facilmente compreendido por crianças com ASD. As crianças estarão envolvidas em várias atividades para melhorar suas habilidades sociais, comunicação e comportamento. As crianças geralmente mostram um bom progresso com esta terapia.
  • Terapia familiar

Os pais e outros membros da família podem aprender a brincar e interagir com as crianças transtorno do espectro do autismo . Isso pode encorajar as crianças a melhorar as habilidades de interação social, gerenciar comportamentos problemáticos e se comunicar.
  • Drogas

Certos medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas. Os antipsicóticos às vezes são usados ​​para tratar problemas comportamentais graves, enquanto os antidepressivos são prescritos para a ansiedade. Outros tratamentos, como terapia da fala, fisioterapia ou terapia ocupacional podem ser necessários para transtorno do espectro do autismo . No entanto, isso depende das necessidades da criança. Portanto, não hesite em consultar sempre um psicólogo ou psiquiatra infantil.