Propenso a lesões, reconheça a função dos tendões

O músculo é apenas um dos muitos tecidos do corpo que estão inter-relacionados e se unem para moldar e mover seu corpo. Outro tecido que também mantém os órgãos unidos são os tendões. Os tendões são um dos tecidos do corpo que desempenham um papel na conexão dos músculos aos ossos. Junto com os ligamentos, esse tecido é o tecido mais comumente lesado. [[Artigo relacionado]]

O que são tendões?

Os tendões são tecido fibroso espesso, de cor branca brilhante e que contém colágeno. O tecido do tendão se espalha por todo o corpo, da cabeça aos pés. Os tendões são tecidos duros, mas flexíveis. O maior tendão do corpo humano é o tendão de Aquiles, que conecta o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar. A localização do tendão é no final de cada músculo. Portanto, um músculo deve ter dois tendões. Os tendões têm várias formas e tamanhos, dependendo do músculo ao qual estão fixados. Os músculos que produzem mais força terão tendões mais curtos e mais largos. Já os músculos que desempenham um papel na realização de movimentos suaves, como mover os dedos, terão tendões mais longos e finos. A função do tendão não é única, mas múltipla.
  • Conecte os músculos a certos ossos ou órgãos

A principal função dos tendões é como um elo entre músculos e ossos ou outros órgãos, como o globo ocular. Ao contrário dos ligamentos que conectam um osso a outro
  • Movimento de certos ossos e órgãos

Os tendões desempenham um papel importante no movimento de certos ossos ou órgãos do corpo. Por exemplo, puxar o osso para criar um certo movimento. Outro exemplo são os tendões do ombro, esses tendões ajudam a mover o ombro para cima, para frente e para trás.
  • Estabiliza certos ossos ou órgãos

Além de conectar e mover certos ossos ou órgãos, outra função dos tendões é estabilizar certos ossos ou órgãos no lugar ou em movimento.
  • Suporta a pressão nos músculos

Outra função dos tendões é ajudar a suportar a pressão dos músculos quando você se move. Por exemplo, quando você está prestes a cair, o corpo o manterá em equilíbrio, é aqui que a função dos tendões mantém o equilíbrio.

Distúrbios que podem ser experimentados por tendões

Além dos ligamentos, os tendões são os tecidos mais comumente lesados. Lesões nos tendões podem ocorrer nas pernas, costas e coxas. Quando você sofre uma lesão, pode sentir fraqueza e cãibras musculares. Você pode experimentar lesões que prejudicam a função do tendão na forma de queda ou impacto, uso excessivo ou contínuo do tendão, movimento do tendão na direção errada e fraqueza muscular devido ao uso insuficiente. Além de lesões, você também pode ter outros problemas relacionados ao tendão. Alguns dos distúrbios que podem ser experimentados pelos tendões são:
  • Tendinite

A tendinite é uma condição que ocorre quando um tendão fica irritado e inflamado. A tendinite pode ocorrer devido a uma entorse ou lesão por uso excessivo ou uso excessivo do tendão. Além de inflamação e irritação, os pacientes apresentam inchaço, uma sensação de calor no tendão lesionado e dor.
  • Tendão rasgado

As rupturas do tendão podem resultar de uma combinação de vários traumas no tendão. Normalmente, as rupturas de tendão são tendões no joelho, bíceps, coxa e calcanhar.
  • Subluxação

Os tendões podem não apenas rasgar, mas também podem deslizar para fora do lugar. Quando o tendão está fora de posição, você pode ouvir um som de estalo ou estalo seguido de dor e fraqueza na articulação. Mudanças de tendão podem ser o resultado de lesões ou diferenças genéticas na anatomia do corpo que tornam uma pessoa mais suscetível a mudanças de tendão. Se a lesão no tendão não for muito grave, você pode tratá-la descansando o tendão lesionado e colocando um cubo de gelo envolto em um pano sobre a área lesionada por 20 minutos várias vezes ao dia até que cicatrize. Você também pode usar curativos para reduzir o inchaço e tomar analgésicos para reduzir a dor e o inchaço da lesão. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Os tendões são tecido conjuntivo entre músculos e ossos ou outros órgãos que são muito importantes para o corpo. Se você tem um distúrbio no tendão que interfere em sua atividade ou dificulta seus movimentos, não hesite em consultar um médico.