Você já sentiu o pescoço e os ombros enrijecerem, ficarem tontos e com vertigens ao mesmo tempo? Essa dor é comum, geralmente causada por entorses e distensões. Mas, em alguns casos, a dor no pescoço e nos ombros também pode ser um sinal de ataque cardíaco ou derrame. A possibilidade de que também pode ser um gatilho para ombros rígidos, dores de cabeça, tonturas, mas menos comum, é o câncer na vesícula. Se acompanhada de sintomas que inibem a atividade, precisa de tratamento médico o mais rápido possível.
Como lidar com dores no pescoço e ombros
Se a dor no pescoço e nos ombros for muito leve, como aliviá-la pode ser feito em casa. Algumas maneiras de contornar isso são:
Bolsas de gelo podem aliviar a dor Aplique uma bolsa de gelo na área dolorida por pelo menos 3 dias desde o início da dor. As compressas devem ser feitas por 20 minutos 5 vezes ao dia. Este método pode ajudar a reduzir o inchaço. Além disso, você também pode aplicar compressas quentes alternadamente para aliviar a dor.
Se a dor não for muito dominante, experimente fazer uma automassagem na região dos ombros e pescoço. Este método pode ajudar a aliviar sensações desconfortáveis nos ombros, pescoço e costas.
Se possível, tente fazer alongamentos suaves para que os músculos não fiquem rígidos. Você pode fazer isso abaixando e levantando a cabeça alternadamente por 5 a 10 segundos. Em seguida, incline sua cabeça para a direita e para a esquerda. Por fim, feche girando a cabeça por 5 a 10 segundos.
alongamento do músculo levantador da escápula
O músculo elevador da escápula está localizado nas laterais e na parte posterior do pescoço. Este músculo suporta o osso da escápula que conecta o braço e a clavícula. Para se alongar, tente ficar de pé contra a parede e, em seguida, levante os braços até dobrar os cotovelos. Faça os alongamentos do lado direito e esquerdo alternadamente até sentir o pescoço e as costas puxados. Este método pode ser executado por 5-10 segundos. Se a dor no pescoço e nos ombros for muito forte, você deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento médico pode variar dependendo da causa. Os procedimentos que podem ser realizados vão da fisioterapia à cirurgia. [[Artigo relacionado]]
Causas de dores no pescoço e ombros
A maior parte das dores no pescoço e ombros ocorre devido a entorses e distensões durante o exercício, postura inadequada, ao uso excessivo que causa fadiga. Outras causas de dor no pescoço e nos ombros são:
1. Lesões de tecidos moles
Os tecidos moles do pescoço e dos ombros são as áreas mais comumente lesadas. Esse tecido mole contém músculos, tendões e ligamentos. Quando há lesão de tecidos moles no pescoço e nos ombros, haverá dores como facadas e rigidez dos músculos, acompanhadas de dores de cabeça.
2. Ruptura do manguito rotador
Outra causa comum de dor ombro a pescoço é uma ruptura do manguito rotador ou
manguito rotador. Isso inclui ferimentos graves devido ao movimento excessivo do braço, como aqueles que os trabalhadores da construção, carpinteiros e atletas de tênis são propensos a experimentar. O envelhecimento também contribui para os problemas do manguito rotador. O fluxo sanguíneo menos uniforme reduz a capacidade natural do corpo de tratar se houver um problema na região dos ombros. Quando ocorre uma ruptura do manguito rotador, haverá uma dor terrível, mesmo para atividades leves, como pentear o cabelo.
3. Lesão de chicote
Lesão de chicote ou
lesões cervicais ocorre quando há uma ruptura nos músculos, tendões e ligamentos do pescoço devido a um movimento súbito. Os acidentes de carro podem causar lesões cervicais. Além disso, lesões durante exercícios e quedas também podem ser os gatilhos. Um dos sintomas de uma lesão cervical é rigidez do pescoço, dores de cabeça, tonturas, às vezes acompanhadas de visão turva. A maioria das pessoas se recupera após 3 meses, mas a dor crônica pode persistir por anos.
4. Um nervo comprimido
A ocorrência de um nervo comprimido ou
nervos comprimidos no pescoço também pode causar dor que se estende aos ombros. O termo médico para esta condição é
radiculopatia cervical. A principal causa são alterações na coluna devido ao envelhecimento ou lesões. Além da dor nos ombros e no pescoço, os nervos pinçados também costumam causar outros sintomas, como dormência nas mãos e dedos e músculos do braço mais fracos.
5. Hérnia núcleo pulposo
A condição do núcleo pulposo da hérnia ou
hérnia de disco Ocorre quando a almofada entre as vértebras encolhe. Sintomas de
hérnia de disco incluem dor, dormência e sensação de queimação na região do pescoço.
6. Postura errada
A postura que mantém o pescoço na posição errada por longos períodos pode fazer com que os músculos e tendões do pescoço e dos ombros torçam. Algumas das atividades que podem causar isso são ficar o dia todo sentado em frente ao computador, dormir com o travesseiro muito alto, ranger os dentes involuntariamente à noite ou durante os exercícios.
7. Ataque cardíaco
Além de dores no peito, rigidez de nuca, ombros, dores de cabeça e tonturas também podem ser um sinal de ataque cardíaco. Normalmente, a dor também irradia para a área da mandíbula. Se a dor ocorrer de repente, procure ajuda médica de emergência imediatamente.
8. Angina
Dor no pescoço e nos ombros também pode ser um sintoma de angina estável. O gatilho é quando o coração não recebe oxigênio suficiente devido ao estreitamento das artérias coronárias. Essa dor pode irradiar para as costas e mandíbula. O tratamento médico de emergência é muito necessário. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Se o gatilho não for conhecido com certeza, o médico ajudará a diagnosticar e determinar o que está causando a dor nos ombros e no pescoço. Geralmente, o médico realizará uma série de exames como:
teste de aperto de braço para raios-X. Para discutir melhor se a dor é leve ou um sintoma de uma condição mais séria, como um ataque cardíaco,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.