O corrimento vaginal é uma coisa normal experimentada por quase todas as mulheres entre seus dois ciclos menstruais. No entanto, você ainda precisa reconhecer os sinais de corrimento vaginal perigoso, tanto pela cor do corrimento vaginal quanto por outras características que o acompanham. O corrimento vaginal é considerado normal quando o corrimento da vagina é branco ou transparente. O corrimento vaginal normal também tem uma consistência espessa e pegajosa e não deixa um odor forte, muito menos causa coceira. Mulheres grávidas e mulheres em período fértil geralmente apresentam mais menstruação do que o normal. Você não precisa entrar em pânico quando sentir isso, mas fique alerta se a qualquer momento o corrimento vaginal mostrar sinais perigosos, conforme descrito a seguir.
Cor perigosa do corrimento vaginal e suas causas
Você sabia que a cor do corrimento vaginal pode ser usada como uma indicação de corrimento vaginal perigoso? Como mencionado acima, o corrimento vaginal normal será claro ou branco, até ligeiramente amarelado, sem outras queixas. Quando o corrimento vaginal muda de cor ou há outros sintomas associados, pode ser um sinal de corrimento vaginal perigoso. Por exemplo, as cores são:vermelho
cinza
Branco e fedorento
Verde
Como lidar com o corrimento vaginal perigoso?
O tratamento do corrimento vaginal perigoso depende dos sintomas e da causa da doença em si. Em infecções por fungos, por exemplo, o médico lhe dará um creme ou gel que é aplicado na vagina ou um supositório que deve ser inserido na vagina. Enquanto isso, a vaginose bacteriana pode ser tratada com medicamentos orais (tomados por via oral) na forma de pílulas ou medicamentos tópicos na forma de cremes. Enquanto isso, o corrimento vaginal perigoso causado por doenças sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase, geralmente é tratado com medicamentos contendo metronidazol ou tinidazol. O corrimento vaginal perigoso pode retornar, mesmo que você tenha sido declarado curado por um médico. Para minimizar essa possibilidade, você pode tomar várias medidas preventivas, como:- Mantenha a vagina limpa, limpando-a com um sabonete neutro e enxaguando-a com água morna. Não aplique sabonete diretamente na vagina.
- Evite usar sabonetes que contenham fragrâncias para uso na área vaginal.
- Use roupas íntimas de algodão para que a vagina não fique úmida.
- Evite usar calças que pareçam apertadas, especialmente na região da virilha.
- Após urinar ou defecar, certifique-se de secar lavando-o da frente para trás para evitar infecção bacteriana.
- Evite fazer sexo com muitas pessoas.