A função do córtex renal, o filtro natural do corpo

Rins com formato semelhante ao feijão vermelho têm um papel muito importante para a sobrevivência humana. Como não, este órgão renal do tamanho de um punho pode ser considerado o 'filtro natural' do seu corpo! Existem muitos componentes diferentes que se unem para formar o rim, um dos quais é o córtex. Como é o córtex e qual é a função do córtex nos rins? [[Artigo relacionado]]

Funções do córtex nos rins

Córtex renal ou córtex, na verdade, se refere à cobertura externa do rim. A borda externa do córtex é revestida por tecido adiposo conhecido como cápsula renal e tecido conjuntivo ou fáscia renal. Então, qual é a função do córtex nos rins? Aqui estão algumas funções do córtex do rim que não são amplamente conhecidas:
  • Protege o interior do rim

A principal função do córtex no rim é proteger os componentes e estruturas internas do rim.
  • Sítios glomerulares e tubulares

Uma das funções do córtex no rim é ser um local para a localização do glomérulo e dos túbulos. Esses dois componentes do rim têm seus respectivos usos. O glomérulo desempenha um papel na absorção de proteínas do sangue que entram nos componentes renais Corpúsculo renal. Enquanto os túbulos funcionam para filtrar minerais e água do sangue antes de serem misturados com compostos de uréia e excretados na forma de urina.
  • Fornece um local para vasos sanguíneos

Não apenas como abrigo para o glomérulo e túbulos, a função do córtex no rim também é um lugar para os vasos sanguíneos renais, como os capilares glomerulares.
  • Produz o hormônio eritropoietina

Embora pareça estranho, o hormônio eritropoietina é importante para a formação de novos glóbulos vermelhos. A função do córtex nos rins é produzir esses hormônios. [[Artigo relacionado]]

Função renal geral

A função de outros componentes do rim não é menos importante do que a função do córtex do rim. Todos esses componentes trabalham juntos para realizar a função renal ideal. Em termos gerais, os rins, que estão localizados próximos à coluna abaixo das costelas, desempenham um papel na filtragem do sangue, equilibrando os níveis de eletrólitos e fluidos no corpo e removendo toxinas e resíduos do corpo. Outro papel pouco conhecido dos rins é produzir hormônios que ajudam a regular a pressão arterial, a produção de glóbulos vermelhos e a manter ossos saudáveis. O sangue não é apenas filtrado ocasionalmente pelo corpo, mas várias vezes ao dia. O sangue que circula no corpo entra nos rins para passar pelo processo de filtrar as impurezas e equilibrar os níveis de água, minerais e sal. O sangue que acompanhou o processo retornará à circulação no corpo, enquanto as impurezas filtradas serão convertidas em urina e entrarão na bexiga para serem removidas do corpo.

Cuidado com as causas de rins danificados

Quem poderia imaginar que algumas atividades diárias que se tornaram um hábito podem causar danos aos rins? É importante que você reconheça quais hábitos devem ser evitados.
  • Muito sentado, falta de atividade física

Embora os especialistas ainda não conheçam claramente a relação direta do hábito de ficar sentado por muito tempo com rins danificados, sabe-se que a atividade física afeta a pressão arterial. A falta de exercício físico aumenta o risco de pressão alta ou hipertensão, o que leva à insuficiência renal.
  • Falta de dormir

A função renal é afetada pelos ciclos de sono e vigília. A interrupção desses dois ciclos colocará em risco a função renal. Portanto, certifique-se de que recomenda o tempo de descanso suficiente, que é de 7 a 9 horas para adultos.
  • Consumir açúcar e sal em excesso

Comer muito sal corre o risco de causar hipertensão. Enquanto isso, consumir muito açúcar tem impacto sobre o risco de obesidade. Ambas as doenças são igualmente prejudiciais à função renal. Portanto, preste atenção à ingestão de açúcar e sal.

Sinais de doenças renais

Quando a função do córtex nos rins ou em outros componentes é prejudicada, os rins não conseguem funcionar de maneira ideal. Existem vários sintomas que podem indicar um problema renal, como:
  • Fadiga
  • Urina espumosa
  • Pele seca e com coceira
  • Insônia
  • Há sangue na urina
  • Dificuldade de concentração
  • Inchaço nos pés ou tornozelos
  • Micção mais ou menos frequente
  • Inchaço ao redor dos olhos
  • Cãibra muscular
  • Apetite diminuído
Se você sentir os sintomas acima, nunca é demais consultar um médico para um exame e tratamento adequados.

Existe uma maneira de prevenir problemas renais?

Você não precisa esperar pelo aparecimento de sinais de problemas renais para começar um estilo de vida saudável. Experimente aplicar as dicas abaixo para conseguir manter a saúde dos seus rins.
  • Exercício

Os exercícios podem manter a saúde dos rins, evitando um aumento da pressão arterial que pode interferir na função do córtex ou de outros componentes dos rins. É melhor se exercitar pelo menos 30 minutos por dia.
  • Reduza o consumo excessivo de sal

Consumir muito sal pode perturbar o equilíbrio dos minerais no sangue e dificultar o funcionamento dos rins. Coma mais nozes, frutas, vegetais e carnes com baixo teor de gordura.
  • Consumo de drogas de acordo com as regras de uso

Leia sempre as instruções de uso ou siga as instruções do médico para cada medicamento a consumir e não tome muito medicamento. O consumo de drogas inadequadas pode causar danos aos rins.
  • Beba bastante agua

A água potável não apenas evita a desidratação, mas também ajuda os rins a trabalhar na remoção de toxinas do corpo. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Manter a função saudável do córtex e de outros componentes dos rins requer a aplicação de um estilo de vida saudável, que é realizado todos os dias.