Conheça o torniquete, um bloqueador do fluxo sanguíneo em caso de emergência

O torniquete é uma ferramenta de primeiros socorros cujo papel é muito importante. A função de torniquete ajuda a interromper o fluxo sanguíneo em feridas abertas. Esta ferramenta, frequentemente encontrada ao medir a pressão arterial, deve ser usada apenas em condições de emergência. Geralmente, o uso de um torniquete é mais eficaz para sangramento no braço ou perna. Tradicionalmente, essas faixas elásticas são usadas para sangramento grave o suficiente para evitar que o paciente experimente choque.

Polêmica sobre o uso de torniquete

Historicamente, o uso de um torniquete foi documentado pela primeira vez no campo de batalha em 1674. No entanto, há controvérsias que acompanha o uso dessa ferramenta. As complicações devido ao uso de torniquetes estão intimamente relacionadas a danos graves aos tecidos. Um exemplo é a experiência de soldados de guerra cujos membros tiveram que ser amputados. Presume-se que isso ocorra devido ao uso de torniquete, mas pode ser devido a uma infecção. Essa ferramenta era popularmente usada no campo de batalha porque o risco de sangramento grave em feridas abertas era muito alto. Os soldados precisavam de uma solução para estancar o sangramento o mais rápido possível e ficar acordados, até mesmo continuar a guerra. Apesar de sua popularidade, o uso deste torniquete ganhou uma reputação negativa no campo de socorro de emergência. Enquanto isso, no contexto da vida cotidiana, o uso de um torniquete é considerado o último recurso. Logicamente, as pessoas que não são soldados de guerra têm ainda mais liberdade para aplicar outras medidas, como pressionar ou elevar a área ferida. No entanto, as opiniões em torno da controvérsia do torniquete mudaram. Agora, sangramento intenso ou hemorragia é um problema muito sério. Quando isso acontece, deve ser interrompido imediatamente. Cada segundo está em jogo. Caso contrário, o paciente pode morrer. [[Artigo relacionado]]

Quando é o momento certo para usá-lo?

Existem pelo menos duas condições que permitem o uso do torniquete:
  • Se o sangramento não parar após pressionar e levantar simultaneamente
  • Se for impossível manter a área da ferida sob pressão
O método de pressionar e levantar a área lesionada deve ser feito simultaneamente, sempre que possível. Por exemplo, levantar a mão para que fique mais alto que o coração enquanto pressiona com um dedo ou pano. Se o sangue continuar a sair depois de fazer isso, você pode considerar o uso de um torniquete. Além disso, se um paciente tiver mais de uma ferida aberta, um torniquete também pode salvar sua vida. Principalmente, no intervalo de tempo de espera da ambulância. Claro que será cansativo se o socorrista tiver que pressionar várias áreas feridas ao mesmo tempo por um longo tempo.

Método de uso do torniquete

No mundo, existem alguns dos métodos mais comuns de uso de torniquete, a saber:

1. Torniquete de Aplicação de Combate (CAT)

Este método de pintura não vai machucar a pele, usando molinete ou uma alavanca para apertar o torniquete, pode até ser aplicado pelo próprio paciente. Anteriormente, os torniquetes eram vendidos apenas na cor preta. O motivo é, obviamente, para não parecer notável quando usado no campo de batalha. No entanto, é arriscado se usado por civis porque é difícil ver sangue e difícil ver quando a iluminação é fraca. Além disso, o método CAT também enfatiza a importância de inserir a extremidade da corda através do fivela-seu. Do contrário, seria difícil instalá-lo desde o início quando a situação fosse de emergência.

2. Torniquete Tático da Força de Operações Especiais (SOFT)

Quase semelhante ao CAT, a diferença com o método SOFTT está no uso de fivela. A forma já vem integrada para que, quando instalada, basta colocá-la na perna ou na mão e fechá-la. Esse recurso torna mais fácil quando você anexa um torniquete a outra pessoa. Porém, quando aplicado sozinho, o método ainda é muito semelhante ao método CAT.

3. Esticar Wrap e Tuck Tourniquet

Ao contrário dos dois métodos acima, este método SWAT usa borracha grossa em vez de fivela. Assim, é possível aplicá-lo até mesmo em crianças. Além disso, esse tipo de método também permite cortar o torniquete pela metade. Assim, pode ser aplicado em feridas ou outros pacientes. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O erro mais comum ao usar um torniquete é prendê-lo muito frouxamente. Isso não fará com que funcione de forma eficaz. Além disso, não use um torniquete que não atenda aos padrões de socorro de emergência, pois pode não necessariamente estancar o sangramento. Na verdade, não hesite em preparar mais de um torniquete, pois pode não ser suficiente para estancar o sangramento. Lesões nas pernas ou em pacientes com excesso de peso podem exigir 2-3 torniquetes. Observe também que a pessoa que tem autoridade para remover o torniquete do paciente é um profissional médico. Para uma discussão mais aprofundada sobre se todos deveriam ter um torniquete e os riscos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.