O torniquete é uma ferramenta de primeiros socorros cujo papel é muito importante. A função de torniquete ajuda a interromper o fluxo sanguíneo em feridas abertas. Esta ferramenta, frequentemente encontrada ao medir a pressão arterial, deve ser usada apenas em condições de emergência. Geralmente, o uso de um torniquete é mais eficaz para sangramento no braço ou perna. Tradicionalmente, essas faixas elásticas são usadas para sangramento grave o suficiente para evitar que o paciente experimente choque.
Polêmica sobre o uso de torniquete
Historicamente, o uso de um torniquete foi documentado pela primeira vez no campo de batalha em 1674. No entanto, há controvérsias que acompanha o uso dessa ferramenta. As complicações devido ao uso de torniquetes estão intimamente relacionadas a danos graves aos tecidos. Um exemplo é a experiência de soldados de guerra cujos membros tiveram que ser amputados. Presume-se que isso ocorra devido ao uso de torniquete, mas pode ser devido a uma infecção. Essa ferramenta era popularmente usada no campo de batalha porque o risco de sangramento grave em feridas abertas era muito alto. Os soldados precisavam de uma solução para estancar o sangramento o mais rápido possível e ficar acordados, até mesmo continuar a guerra. Apesar de sua popularidade, o uso deste torniquete ganhou uma reputação negativa no campo de socorro de emergência. Enquanto isso, no contexto da vida cotidiana, o uso de um torniquete é considerado o último recurso. Logicamente, as pessoas que não são soldados de guerra têm ainda mais liberdade para aplicar outras medidas, como pressionar ou elevar a área ferida. No entanto, as opiniões em torno da controvérsia do torniquete mudaram. Agora, sangramento intenso ou hemorragia é um problema muito sério. Quando isso acontece, deve ser interrompido imediatamente. Cada segundo está em jogo. Caso contrário, o paciente pode morrer. [[Artigo relacionado]]Quando é o momento certo para usá-lo?
Existem pelo menos duas condições que permitem o uso do torniquete:- Se o sangramento não parar após pressionar e levantar simultaneamente
- Se for impossível manter a área da ferida sob pressão