Causas de falta de ar repentina que precisam ser vigiadas

A falta de ar ocorre quando os pulmões não recebem ar suficiente. Ao sentir falta de ar, você sentirá dificuldade para respirar, como engasgo, e sensação de aperto no peito. Além disso, a respiração se tornará rápida e curta. Do ponto de vista médico, a falta de ar é conhecida como dispneia. Essa condição pode ocorrer como resultado de gastar muita energia, muito tempo em altura ou como um sintoma de várias doenças que você tem. [[Artigo relacionado]]

7 causas de falta de ar repentina

A falta de ar é dividida em duas, ou seja, a falta de ar repentina (aguda) e a falta de ar de curto prazo (crônica). A falta de ar repentina ocorre apenas brevemente, cerca de alguns minutos a várias horas. No entanto, pode ser um sinal de uma condição médica séria. A falta de ar repentina pode ser acompanhada por outros sintomas, como tosse, erupção na pele ou febre. A falta de ar que ataca repentinamente, certamente o deixará chocado e em pânico. Então, o que causa a falta de ar repentina? Falta de ar repentina (aguda) pode ser causada por:

1. Asma

Muitas pessoas que procuram o serviço de emergência por causa de falta de ar devido à asma, talvez incluindo você. A asma ocorre quando as vias respiratórias ficam inflamadas, causando inchaço, estreitamento e produção de muco em excesso. Não causa apenas falta de ar, a asma também causa aperto no peito, tosse e um chiado na respiração, que geralmente faz um "suspiro" quando você inspira. Algumas pessoas com asma apresentam falta de ar apenas sob certas condições, como após o exercício. Enquanto isso, outras pessoas podem sentir falta de ar crônica.

2. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é uma obstrução na artéria pulmonar, que fornece sangue aos pulmões. Esse bloqueio pode impedir que o oxigênio alcance o tecido pulmonar, causando falta de ar. Além disso, você também sentirá tonturas, fortes dores no peito, aumento ou batimento cardíaco irregular e tosse acompanhada de sangue e muco.

3. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção que causa inflamação nos sacos de ar de um ou ambos os pulmões. Os sacos de ar também podem se encher de líquido ou pus, dificultando a respiração. Além disso, essa condição também pode causar febre, dor no peito, tosse com catarro ou pus e calafrios. A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus e fungos.

4. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo cardíaco enfraquece e não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades de sangue e oxigênio do corpo. A insuficiência cardíaca geralmente é causada por uma condição subjacente, como uma doença coronariana. Se você tiver insuficiência cardíaca, sentirá falta de ar e cansaço.

5. Envenenamento por monóxido de carbono

O envenenamento por monóxido de carbono ocorre quando esta substância se acumula em sua corrente sanguínea. Se a poluição do ar for muito monóxido de carbono, seu corpo substituirá o oxigênio nas células vermelhas do sangue por monóxido de carbono. O monóxido de carbono é um gás incolor ou inodoro produzido pela queima de gasolina, madeira, carvão vegetal ou outros combustíveis. Isso pode causar sérios danos aos tecidos, até mesmo a morte. O envenenamento por monóxido de carbono também pode causar falta de ar, tontura, fadiga, dores de cabeça, náuseas e vômitos, visão turva e até perda de consciência.

6. Hipotensão

Hipotensão ou pressão arterial baixa podem causar problemas cardíacos graves e falência de órgãos, porque o oxigênio e os nutrientes não chegam a órgãos importantes. Isso ocorre em hipotensão grave. A hipotensão também causa sintomas de falta de ar, o que torna a respiração rápida e curta, tonturas, náuseas, fadiga e visão turva.

7. Anemia

A anemia ocorre devido à diminuição do número de glóbulos vermelhos circulantes no corpo. A anemia geralmente é causada por outra doença que interfere na capacidade do corpo de produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​ou aumenta a degradação e perda de glóbulos vermelhos. A anemia pode causar falta de ar, pele pálida, ritmo cardíaco acelerado, tontura, dor de cabeça e dor no peito. Além das sete causas acima, a falta de ar repentina também pode ocorrer devido à ansiedade, engasgo ou inalação de algo bloqueando as vias aéreas, reações alérgicas, ataques cardíacos, colapso pulmonar e hérnias de hiato. Você tem que ter cuidado se de repente vier um ataque de falta de ar.

Superar a repentina falta de ar

Ao lidar com a falta de ar repentina, há várias coisas que você pode fazer. Tente não entrar em pânico, pois isso só piorará sua condição. Aqui está o que você pode fazer se a falta de ar surgir repentinamente:
  • Técnica de respiração envolvendo a boca

Essa técnica de respiração é fácil de fazer e pode ajudá-lo a respirar com mais eficácia. Em primeiro lugar, sente-se ereto em uma cadeira, mas incline os ombros para trás para que os músculos do pescoço e dos ombros relaxem. Inspire lentamente pelo nariz sem abrir a boca e conte até 2. Em seguida, expire lentamente pela boca e conte até 4. Repita este método por cerca de 10 minutos.
  • Sente-se ligeiramente inclinado para a frente

Sentar pode ajudar seu corpo a relaxar e facilitar a respiração. Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Dobre ligeiramente o peito inclinando-se para a frente. Segure os cotovelos sobre os joelhos para que as mãos apoiem o queixo. Respire profundamente e mantenha o corpo relaxado.
  • De pé encostado na parede

Ficar encostado na parede pode relaxar o corpo e as vias respiratórias. Levante-se e encoste-se à parede até que seus quadris se toquem. Mantenha os pés largos o suficiente e as mãos próximas às coxas. Incline-se ligeiramente para a frente, mas certifique-se de ficar relaxado.
  • Bebendo café

Para pessoas com asma, a cafeína contida no café pode relaxar os músculos das vias respiratórias. Isso pode ajudar a superar a falta de ar que ocorre.
  • Tosse

A tosse pode ajudar a limpar uma grande quantidade de muco na garganta ou nos pulmões que pode estar causando a falta de ar. Fazendo uma tosse controlada, você pode respirar melhor. Além disso, evite a exposição à fumaça do cigarro ou poluição do ar, viva um estilo de vida saudável mantendo um peso saudável, tendo uma dieta nutritiva balanceada e praticando exercícios regularmente. Se a falta de ar não passar ou piorar, você deve ligar imediatamente para um médico de emergência. O médico lhe dará o tratamento certo para a falta de ar que você está sentindo.