Possessividade é uma característica que pode interromper relacionamentos

Posse é uma coisa diferente de ciúme, quanto mais proteção. Possessivo é o ciúme ao limite que é temperado com bom gosto inseguro excessivo. O seu parceiro frequentemente o proíbe de se encontrar com parentes sem motivo aparente? Ou verificando secretamente as conversas de mensagens curtas no seu telefone? Significa que essa natureza possessiva está à vista de todos. Em outros termos, possessividade também é conhecida como controlar o comportamento ou comportamento excessivamente controlador. Esse comportamento, muitas vezes, embrulhado como uma forma de demonstrar afeto ou carinho por um parceiro. Mas isso não é verdade. O comportamento possessivo não está enraizado no afeto, mas no medo e na baixa autoconfiança. Um parceiro possessivo está tentando transferir seu medo e insegurança para outra pessoa. Então, ele não se sente mais sozinho ao lidar com esses sentimentos negativos.

Possessividade é uma característica que pode surgir devido à baixa autoestima

Um parceiro possessivo fará com que você se sinta isolado.Se um parceiro começar a mostrar traços possessivos, isso indica que o relacionamento que está sendo vivido está começando a ser prejudicial. Se isso aconteceu, você deve sair do relacionamento ou tentar resolver o problema com seu parceiro. A seguir estão as características do comportamento possessivo que precisam ser reconhecidas.

1. Comece a se distanciar da família e amigos

No início, seu parceiro pode apenas dizer que deseja mais atenção de você. Em tom de brincadeira, ele pode reclamar um pouco de você ter passado tanto tempo ligando para sua querida irmã. Em outra ocasião, ele pode dizer que não gosta do seu amigo. Então, esse comportamento se intensifica e o proíbe de passar muito tempo com outras pessoas além dele. Ele tentará mantê-lo longe de pessoas que anteriormente poderiam ser seu "identificador". Isso é feito para que você fique mais fraco e não tenha mais controle quando ele faz coisas que te prejudicam. Ele quer que ele seja a única pessoa com quem você se preocupa, para que você não vá embora, mesmo se estiver em uma crise.

2. Sempre critique as pequenas coisas

Críticas pequenas, mas constantes, podem fazer a pessoa se sentir menosprezada, aceita ou amada. O parceiro possessivo sente que tem o direito de controlá-lo, começando pelas pequenas coisas como se vestir, falar ou mesmo como comer. Pessoas possessivas não acham que seu parceiro está em uma posição igual a elas.

3. Freqüentemente dê elogios condicionais

Essa é uma das habilidades de uma pessoa possessiva. Ele vai cumprimentá-lo ou dizer coisas boas. Mas, por trás de seu elogio, existem demandas ou condições que precisam ser atendidas. Palavras como “Eu te amaria mais se você pudesse perder peso”, ou “Você seria mais atraente se ganhasse um bônus no trabalho” ou “Você é realmente bonita, mas deveria apenas cortar o cabelo”. Se o seu parceiro costuma emitir elogios ou palavras doces, mas condicionais, como a mencionada acima, você deve reconhecer isso como um traço possessivo. Quando ele diz essas palavras, ele está tentando colocá-lo dentro de seus próprios padrões irracionais. Lembre-se de que, em um relacionamento saudável, você não hesitará em ser você mesmo. Os casais também darão elogios na hora certa e, claro, sem condições.

4. Sempre queira saber tudo sobre você excessivamente

Parceiro possessivo, sente-se no direito de saber tudo que se relaciona a você. Na verdade, em um relacionamento saudável, não há nada de errado se ainda houver coisas que devam ser mantidas em sigilo. Uma pessoa possessiva fará de tudo para descobrir todas as suas informações. Ele não hesitará em ler secretamente todas as mensagens curtas do seu telefone, ou ler todos os e-mails que entrarem na sua conta, ou mesmo verificar o histórico de pesquisas do seu computador. Um parceiro possessivo, muitas vezes, fará você se sentir culpado

5. Usando sua culpa como sua arma principal

Pessoas possessivas também são boas em manipular seus parceiros. Ele fará você se sentir constantemente culpado por todos os problemas que ocorrem em seu relacionamento com ele.

6. Faça como se você tivesse uma dívida

Dar muitas coisas caras durante os primeiros dias de namoro pode ser visto como um gesto romântico. No entanto, pessoas possessivas são novamente boas em manipular seus parceiros. Ao dar essas coisas, ele espera algo mais em troca. Em outras palavras, ele está indiretamente fazendo com que você deva algo a ele. Ele também fará com que você sinta que lhe deu tudo, então você deve fazer o que ele deseja.

7. Ciúme excessivo

O ciúme pode, de fato, ser uma das especiarias em um relacionamento romântico. No entanto, se for excessivo, é claro que não é uma coisa agradável. Para as pessoas que se comportam de forma possessiva, o ciúme pode se transformar em algo assustador. Ele pode ameaçar você ou a pessoa de quem tem ciúme. Ele também fará parecer que a culpa é sua, quando outra pessoa se preocupa com você. Ele lhe dirá que você se veste muito "convidando", por exemplo, ou que é muito amigável com as outras pessoas.

8. Freqüentemente diminui seu pensamento

Todos devem ter algumas visões de vida nas quais se acredita há muito tempo, como a escolha de partidos políticos ou de tradições culturais, por exemplo. Quando temos um parceiro com pontos de vista diferentes, mas podemos iniciar uma discussão saudável, é claro que isso é positivo. No entanto, se o seu debate com o seu parceiro sobre os pontos de vista um do outro realmente faz você se sentir errado, e seu parceiro impõe os pontos de vista dele, então isso já é um comportamento controlador.

Como lidar com um parceiro possessivo

Se o seu parceiro apresentar as características acima, o que fazer? É aconselhável ficar longe dele imediatamente. No entanto, deixar um parceiro possessivo não é tão fácil. O amor, assim como os sentimentos instilados por um parceiro, como culpa e dívida, tornam muito difícil deixar esse relacionamento. Sem falar que com esse relacionamento, você fica distante da família ou de amigos próximos. Uma pessoa possessiva também irá manipulá-lo de forma irracional, como ameaçar se matar se você deixá-la. Coisas assim são certamente difíceis de lidar, mas isso não significa que sejam impossíveis. O primeiro passo, se possível, é conversar com ele sobre seu comportamento possessivo. Se isso não funcionar, o mais importante é se livrar das dúvidas e da culpa que sentiu ao sair. Não se culpe muito pelo que aconteceu. Além disso, você também deve entrar em contato imediatamente com as pessoas mais próximas para obter ajuda. Também tenha um plano para se proteger caso seu parceiro ameace fazer algo violento. [[artigo relacionado]] Estar livre de um parceiro possessivo não é fácil. No entanto, ainda precisa ser feito para sua saúde física e mental. Não hesite em consultar um psicólogo sobre este assunto, para reduzir o fardo psicológico que sente.