7 fatos sobre sonhos lúcidos, sonhos únicos que nem todos podem

Você já teve um sonho e percebeu que estava sonhando? Ou você já controlou a história em seu sonho? Se sim, significa que está tendo sonhos lúcidos. Embora pareça que só existe em filmes de ficção científica, pode realmente acontecer com qualquer pessoa. Além disso, também é diferente da paralisia do sono ou do "excesso de peso". Então, o que significa sonhos lúcidos?

O que é isso sonhos lúcidos que pode aparecer durante o sono?

Sonhos lúcidos é um sonho que permite que você tenha plena consciência de que está sonhando. Por exemplo, você sonha que está cozinhando com sua falecida mãe. Você também percebe que isso é apenas um sonho porque sua mãe morreu há muito tempo. Outro exemplo, você sonha em explorar a selva amazônica e conseguiu lutar contra um grande tigre. No entanto, você está ciente de que está sonhando. Você pode até controlar o enredo do sonho, para que possa derrotar o tigre. Não se preocupe, isso não é estranho nem místico. Existem alguns fatos interessantes sobre os sonhos lúcidos que você não deve perder.

Fatos sobre sonhos lúcidos

Aqui estão os fatos a serem reconhecidos sonhos lúcidos você pode ter experimentado:

1. Sonhos lúcidos são comuns

O fenômeno dos sonhos lúcidos é muito comum. Um estudo brasileiro envolveu 3.427 participantes com idade média de 25 anos. Os resultados da pesquisa no estudo também mostraram que 77% dos entrevistados haviam acordado em um sonho pelo menos uma vez na vida. Além disso, sabe-se que cerca de 55% das pessoas já tiveram pelo menos um sonho lúcido na vida. No entanto, raramente há pessoas que vivenciam esses sonhos com frequência. Apenas cerca de 23% das pessoas podem experimentar pelo menos uma vez por mês.

2. Ocorre no estágio de sono REM

Como os sonhos em geral, os sonhos lúcidos também costumam ocorrer durante a fase do sono Movimento rápido dos olhos ou REM (movimento rápido dos olhos). O sono tem 4 estágios, a saber, sono da galinha, adormecimento, sono profundo e sono REM. No sono REM, seu cérebro está em uma fase muito ativa. Além disso, a frequência cardíaca e os movimentos dos olhos também aumentam. Para algumas pessoas, esse sonho ocorre espontaneamente. Mas também existem aqueles que se treinam para ter sonhos lúcidos.

3. Capacidade de controle sonhos lúcidos diferente

Nos sonhos lúcidos, você navega no subconsciente. A capacidade de uma pessoa de controlar seus sonhos varia muito. Alguns são capazes de manipular histórias em sonhos para criar coisas divertidas. Alguns podem acordar imediatamente ao perceber que estão sonhando. E quanto a você?

4. Alimentos e meditação têm o potencial de desencadear sonhos lúcidos

Um estudo descobriu que indivíduos que tomaram 240 mg de vitamina B-6 por 4 noites antes de irem para a cama tiveram mais facilidade de se lembrar dos sonhos quando acordaram. Essa condição é um dos indicadores importantes para se ter um sonho lúcido. Ou seja, certas mudanças na alimentação não apenas fazem a pessoa lembrar de sonhos comuns, mas também podem transformar sonhos comuns em sonhos lúcidos com facilidade. Além disso, outro fator que desempenha um papel na criação da consciência nos sonhos é a meditação. Um estudo de 2015 também descobriu que pessoas que praticam meditação por muito tempo têm maior probabilidade de ter sonhos lúcidos. A execução de técnicas de memória prospectiva também pode desencadear sonhos lúcidos. Você se lembra do que fazer mais tarde, o que o leva a ter sonhos lúcidos quando voltar a dormir.

5. Sonhos lúcidos pode ser usado como terapia

Um pesquisador que se concentra no fenômeno dos sonhos lúcidos, Dr. Denholm Aspy de Universidade de Adelaide, A Austrália revela que os sonhos lúcidos podem ser terapêuticos para lidar com pesadelos, especialmente pesadelos recorrentes que podem afetar a qualidade de vida de uma pessoa. Isso é chamado de terapia de sonho lúcido. Esta terapia pode dar a você a capacidade de exercer controle sobre si mesmo e seus pesadelos. Além disso, a terapia dos sonhos lúcidos também tem o potencial de ajudar pessoas que têm fobias, medo de voar ou de certos animais. Durante um sonho lúcido, a pessoa sabe que não é real e, portanto, pode explorar com segurança seus medos.

6. Sonhos lúcidos tem vários benefícios

Além de ser capaz de reduzir pesadelos, o sonho lúcido também tem vários bons benefícios, nomeadamente ajudando a aliviar a ansiedade, melhorar as habilidades motoras e aumentar a criatividade. Embora isso não tenha sido comprovado pela ciência, muitas pessoas usam os sonhos lúcidos para identificar e aguçar sua criatividade.

7. Existe o risco de sonhos lúcidos para pessoas com transtornos mentais

Embora os sonhos lúcidos sejam geralmente considerados seguros, existem alguns riscos para pessoas com transtornos mentais. O risco que pode ocorrer são problemas de sono. Porque, sonhos lúcidos pode afetar a qualidade e a quantidade do sono, desencadear depressão por distúrbios do sono, dificultar a distinção entre realidade e sonho e dissociação ou desconexão do meio ambiente devido à sobreposição da realidade e dos sonhos. [[Artigo relacionado]]

Como controlar sonhos

De acordo com a Psychology Today, os sonhos lúcidos podem ser criados controlando os sonhos. A forma de controlá-lo é ficar mais atento e focar nos detalhes que ocorrem no sonho. Porque, quando sentir algo estranho ou ver algo impossível no mundo real, é aí que você vai perceber que foi só um sonho. Para facilitar o processo, você pode criar o hábito de verificar o ambiente ao seu redor e a consciência plena ao meio-dia. Esse hábito mental se formará por si mesmo e continuará no sonho. Porque é sabido que quem consegue controlar os sonhos tem uma preocupação maior com o meio envolvente. Os sonhos lúcidos podem realmente dar a você uma imaginação agradável. No entanto, como os sonhos em geral, isso também é apenas uma flor do sono e não afetará sua vida real. Portanto, você não precisa pensar muito nisso, OK!