O epidídimo é o órgão reprodutor masculino que atua na maturação das células espermáticas. Tem a forma de um tubo longo e enrolado, localizado no escroto e preso à parte de trás dos testículos masculinos. Embora o nome não seja popular, o papel dos órgãos reprodutores masculinos é muito vital. A função do epidídimo é armazenar esperma e transportá-lo dos testículos. A anatomia do epidídimo consiste em três partes: cabeça, corpo e cauda. Se uma ou as três partes apresentarem anormalidades, não é impossível que os homens tenham problemas de fertilidade. [[Artigo relacionado]]
Anatomia do epidídimo
O trato epididimal possui três partes com suas respectivas funções, a saber:
- Cabeça (caput): localizado próximo ao topo dos testículos e serve para armazenar os espermatozoides até que esteja pronto para sofrer a maturação.
- Corpo (corpus): É um tubo longo e curvo no qual os espermatozoides amadurecem. Esse amadurecimento leva cerca de uma semana.
- Cauda (cauda) : Esta seção é a ponte para o canal deferente ou também conhecido como o canal deferente nem vas deferente . A partir daqui, os espermatozóides são transportados para o ducto ejaculatório.
Funções do epidídimo em homens
No sistema reprodutor masculino, o epidídimo funciona para mover os espermatozoides dos testículos e se torna o local de maturação do próprio esperma. Quando os espermatozoides viajam pelo epidídimo, há sinais das células desse órgão que vão estimular o processo de maturação. Existem centenas, senão milhares, de genes diferentes que são liberados pelas células do epidídimo quando o esperma entra nesta parte do testículo. Esse gene, então, faz com que os espermatozoides amadureçam e estejam prontos para fertilizar um óvulo quando o homem ejacular.
O epidídimo está localizado acima dos testículos e se conecta à uretra
Função epididimal prejudicada presente no nascimento
Função do canal epididimal, onde a maturação dos espermatozoides pode ser perturbada por várias coisas, seja pelo nascimento ou por certas doenças. Existem pelo menos quatro tipos de distúrbios da função epididimal que podem ocorrer devido ao nascimento (congênito), a saber:
1. Problemas de inserção testicular
Normalmente, todo o epidídimo está preso ao testículo. No entanto, existem alguns homens que nascem com o epidídimo não totalmente inserido no testículo ou apenas parcialmente inserido.
2. Agenesia epididimal
Essa condição ocorre quando uma parte do epidídimo não está totalmente desenvolvida. No entanto, a agenesia geralmente ocorre em um dos epidídimos apenas, não em ambos.
3. Duplicação epididimal
A duplicação do epidídimo é a presença de ramos do epidídimo principal que se liga aos testículos. Não está claro o que causa essa condição. No entanto, essa condição geralmente não causa sintomas ou outras queixas.
Diferença entre epidídimo saudável e inflamado
Função prejudicada do epidídimo devido à doença
Enquanto isso, uma série de doenças também causa perturbação da função do epidídimo, a saber:
1. Epididimite
A epididimite é uma inflamação do epidídimo, geralmente causada por uma infecção bacteriana. Essa condição geralmente ocorre depois que um homem faz sexo com uma parceira que tem uma doença sexualmente transmissível, como gonorreia ou clamídia. Em alguns homens, a epididimite também pode aparecer devido a uma infecção do trato urinário. O pênis cateterizado, não circuncidado ou com próstata aumentada também apresenta risco aumentado de desenvolver epididimite. Quando você tem esse distúrbio epididimal, o escroto, também conhecido como bolsa de testículos, fica inchado, avermelhado e torna os testículos doloridos. Você também pode sentir dor ao urinar, ver fluido saindo do pênis (incluindo sangue) e, em alguns casos, casos também ocorrem febre. Não demore para ver um médico se você tiver os sintomas de epididimite acima para evitar complicações, como supuração do escroto e infertilidade.
2. Epididimo-orquite
No seu desenvolvimento, a epididimite também inflama os testículos. A inflamação do epidídimo acompanhada por inflamação dos testículos é conhecida como epidídimo-orquite. Relatado de
Família Americana de Médico , a epididimo-orquite faz com que os pacientes apresentem vários sintomas, como testículos inchados
, e o epidídimo aumenta e endurece.
3. Espermatocele
A espermatocele é uma disfunção do epidídimo que se caracteriza pelo aparecimento de cistos benignos no órgão. O cisto é preenchido com um líquido branco e contém esperma. A espermatocele ocorre devido ao bloqueio do trato epididimal. No entanto, não se sabe exatamente por que isso acontece. Além dos três problemas acima, distúrbios do epidídimo também podem ocorrer devido a uma vasectomia, conforme descrito em uma revisão científica de 2016. A vasectomia é o processo de esterilização dos espermatozoides por meio de cirurgia. Este procedimento médico é feito bloqueando os dutos
vas deferente então o esperma não pode sair durante a ejaculação. [[Artigo relacionado]]
Quando você deve ir ao médico?
As doenças do trato epididimal são geralmente graves, por isso é aconselhável consultar um médico imediatamente. Principalmente se você tiver demonstrado os sintomas mencionados. O tratamento médico rápido e adequado visa facilitar o processo de tratamento, evitando complicações de doenças no epidídimo que podem afetar a função do órgão.
Como tratar doenças do epidídimo
O tratamento da disfunção do trato epididimal depende do tipo de doença que a causa. Portanto, os médicos precisam primeiro fazer um diagnóstico para descobrir o motivo. Após o diagnóstico ser feito, o médico pode determinar o método de tratamento apropriado. Os tratamentos comuns para doenças do epidídimo incluem:
1. Antiinflamatórios
Os anti-inflamatórios são administrados a pacientes com inflamação do epidídimo, incluindo a epididimo-orquite. O tipo de medicamento inflamatório administrado geralmente é um antiinflamatório não esteroidal, como o cetorolaco e o piroxicam.
2. Antibióticos
A epididimite comum é causada por uma infecção bacteriana. Portanto, o médico também irá prescrever antibióticos ao paciente. Os antibióticos são usados para combater as bactérias que causam a infecção. Os antibióticos administrados são geralmente ofloxacina, levofloxacina e ceftriaxona. Certifique-se de que toma os antibióticos até o fim do prazo prescrito pelo seu médico para evitar o risco de resistência aos antibióticos.
3. Analgésicos
Para aliviar os sintomas de dor comumente sentidos quando há disfunção epididimal, os pacientes receberão analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno.
4. Operação
Em casos como espermatocele ou cisto epididimal, pode ser necessário submeter-se a uma cirurgia para remover o cisto, também conhecida como espermatocelectomia. No entanto, deve-se observar que a espermatocelectomia tem o potencial de causar complicações na forma de danos ao epidídimo que podem afetar a fertilidade masculina. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Tendo em vista que a função do epidídimo na reprodução masculina é muito importante, é oportuno manter esse órgão saudável. Implementar um estilo de vida saudável, como comer alimentos nutritivos e praticar exercícios regularmente, são exemplos de atividades que podem ajudar esse órgão reprodutor masculino a funcionar adequadamente. Além disso, realize exames médicos regulares para monitorar o estado de saúde de seus órgãos reprodutivos. Use recursos
conversa de médico no aplicativo SehatQ para consultar sobre reprodução masculina diretamente de
Smartphone . Baixe o aplicativo de saúde da família SehatQ agora mesmo em
App Store e Google Play.