Explicação detalhada do processo menstrual

A menstruação é a descarga de sangue da vagina devido ao derramamento da parede uterina porque o óvulo no útero não é fertilizado pelo esperma. A menstruação geralmente ocorre uma vez a cada 28 dias. No entanto, cada mulher tem uma duração de ciclo diferente. O ciclo menstrual é um ciclo hormonal que ocorre todos os meses no corpo da mulher para se preparar para a gravidez. Quando a gravidez não ocorre, a preparação que foi feita anteriormente é derramada e sai como sangue e é chamada de menstruação ou menstruação.

Processos que ocorrem no ciclo menstrual

O processo menstrual geralmente dura entre 21-35 dias. O processo menstrual ocorre em quatro fases que, em condições normais, se repetem a cada mês. O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da menstruação no mês seguinte. Cada mulher tem uma duração de ciclo menstrual diferente. Normalmente, esse ciclo dura entre 21-35 dias e a mulher média tem um ciclo com duração de 28 dias. Durante o ciclo, existem quatro fases pelas quais o corpo passa, ou seja, a fase menstrual, a fase folicular, a fase de ovulação e a fase lútea. Após a fase lútea estar completa, o corpo entrará imediatamente na fase menstrual e este ciclo continuará a se repetir até que a mulher experimente a menopausa.

1. Fase menstrual

A fase menstrual é a primeira fase do ciclo menstrual. O início desta fase é marcado pela descarga de sangue menstrual da vagina. O sangue que sai é tecido da parede uterina que se desprende porque a gravidez não ocorre. A cada mês, o corpo da mulher que ainda está entrando no período fértil se prepara automaticamente para receber a gravidez. Portanto, se em algum momento o óvulo existente for fertilizado pelo esperma, o corpo estará mais bem preparado para cuidar do bebê para que ele cresça com segurança. Um dos preparativos feitos pelo organismo é engrossar a parede uterina. Porque, quando o óvulo é fertilizado com sucesso, essa célula se liga à parede uterina e cresce lá até se tornar um feto. Se a gravidez não ocorrer, a parede uterina que já está espessada significa que ela não será usada. Como resultado, as redes se deteriorarão por si mesmas. As fezes saem como sangue, que é então conhecido como sangue menstrual. Essa é a razão pela qual as mulheres não terão menstruação durante a gravidez. Isso ocorre porque o tecido espessado da parede uterina é, na verdade, usado como local para o crescimento de um futuro bebê.

2. Fase folicular

A fase folicular é a segunda fase do processo menstrual. O início dessa fase é marcado pela liberação do hormônio folículo estimulante (FSH) pela hipófise. Com esse hormônio, os ovários começarão a produzir pequenos sacos chamados folículos, que contêm óvulos imaturos. A célula-ovo então passará por um processo de maturação e, durante esse processo, nem todas as células existentes sobreviverão. Apenas as células mais saudáveis ​​amadurecem verdadeiramente. Enquanto isso, outras células serão absorvidas pelo corpo. Esse processo de amadurecimento geralmente dura 16 dias. No entanto, o intervalo normal para a fase folicular varia entre 11 - 27 dias, dependendo da duração do seu ciclo menstrual.

3. Fase de ovulação

Quando o óvulo está maduro, o nível do hormônio estrogênio no corpo começa a aumentar. Esse aumento de estrogênio, então, fará com que a hipófise libere o hormônio luteinizante (LH). A presença de LH é o início da fase de ovulação. Ovulação é o processo de liberação de um óvulo maduro do ovário para a trompa de Falópio e o útero para que possa ser fertilizado pelo esperma. É nessa fase de ovulação que a mulher está em seu período fértil. Se você fizer sexo durante a fase de ovulação sem usar métodos contraceptivos, o potencial para gravidez é alto. O óvulo liberado durante a ovulação permanecerá no útero por 24 horas. Depois disso, a célula morre ou se dissolve nos tecidos circundantes. Mesmo assim, isso não significa que você só terá chance de engravidar um dia por mês. O motivo é que o esperma pode sobreviver até cinco dias no útero. Portanto, se você tiver relações sexuais três ou quatro dias antes da ovulação, a fertilização do óvulo ainda pode ocorrer e a possibilidade de engravidar ainda existe. Em mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação geralmente ocorre no dia 14.

4. Fase lútea

A fase lútea é caracterizada pela formação de um corpo lúteo originado do folículo onde o ovo maduro está localizado.

Depois que o óvulo é liberado no útero, o folículo se transforma em um corpo lúteo e secreta hormônios, especialmente estrogênio e progesterona. O aumento dos níveis desses dois hormônios irá desencadear um espessamento da parede uterina, que mais tarde será usada como um local para implantação ou fixação de um óvulo se ele for fertilizado com sucesso por um espermatozóide. Se a gravidez for bem-sucedida, o corpo produzirá gonadotrofina coriónica humana (hCG), como um hormônio presente apenas durante a gravidez. Esse hormônio é geralmente detectado em kits de teste de gravidez. Esse hormônio ajudará a regular o corpo lúteo para que continue a funcionar secretando os hormônios necessários, ao mesmo tempo que mantém a espessura da parede uterina. Por outro lado, se a gravidez não for bem-sucedida, o corpo lúteo encolherá e será absorvido pelo corpo. Quando essa estrutura é perdida, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e provocam o derramamento da parede uterina. Quando o revestimento uterino começa a se desprender, a fase menstrual começa e o ciclo se repete, também conhecido como retorno ao estágio inicial. Leia também:Como acelerar a menstruação de forma segura e natural

Hormônios que desempenham um papel no processo menstrual

O estrogênio é um hormônio que desempenha um papel no processo menstrual. Os processos menstruais podem funcionar bem porque existem hormônios que os regulam. A seguir estão os hormônios que desempenham um papel em cada fase da menstruação.

• Hormônio estrogênio

O estrogênio é um hormônio que desempenha um papel no crescimento e na maturação da parede uterina espessada na fase lútea. Ao entrar nesta fase, os níveis de estrogênio no corpo aumentam. Entrando na fase menstrual, os níveis de estrogênio cairão novamente porque o corpo não precisa mais dele para engrossar a parede uterina. A maior parte do estrogênio no corpo é produzida nos ovários e uma pequena quantidade nas glândulas supra-renais e no tecido adiposo.

• O hormônio progesterona

A progesterona é um hormônio que desempenha um papel importante durante a fase lútea. Nesta fase, o hormônio progesterona controlará o crescimento da parede uterina de forma que não seja excessivo, ao mesmo tempo que mantém sua estrutura caso a gravidez realmente ocorra. Enquanto isso, se a gravidez não ocorrer, os níveis diminuirão quando o corpo entrar na fase menstrual.

• Hormônio folículo estimulante (FSH)

O hormônio folículo estimulante (FSH) é um hormônio produzido na glândula pituitária no cérebro e é responsável por estimular os folículos nos ovários para a maturação dos óvulos. O início da produção do hormônio FSH marca o início da fase folicular que costuma durar 16 dias.

• Hormônio luteinizante (LH)

Assim como o FSH, o LH também é produzido na glândula pituitária. Na presença de LH, o óvulo amadurecido pelo FSH será liberado no útero para ser fecundado, marcando o início da fase de ovulação. [[Artigo relacionado]]

Processos menstruais normais e anormais

Um processo menstrual anormal é um processo menstrual irregular. Um processo menstrual normal pode ser observado a partir da duração do ciclo e da duração da fase menstrual. Um ciclo menstrual normal dura 21-35 dias. No entanto, se o seu ciclo for mais curto ou mais longo do que essa duração, isso não significa necessariamente que haja uma interrupção. Os ciclos menstruais irregulares podem ser desencadeados por várias coisas e nem todas são perigosas. O sangue menstrual geralmente sai por dois a sete dias. Durante a fase menstrual e nos dias anteriores, algumas mulheres apresentam sintomas como dores abdominais e cólicas. No entanto, outras passam pelo ciclo menstrual sem sentir nenhum sintoma. A definição de normal no processo menstrual é bastante ampla. Os processos que são normais em seu corpo podem não ser necessariamente normais no corpo de outras pessoas e vice-versa. Portanto, quando ocorre um distúrbio do ciclo menstrual, o diagnóstico de um médico é necessário para determinar a causa. Verifique com seu médico se no processo de menstruação, coisas como o seguinte aparecem.
  • A menstruação pára repentinamente por mais de três meses, mesmo que você não esteja grávida.
  • Os ciclos menstruais repentinamente desmoronam quando costumavam ser regulares.
  • Sangramento menstrual por mais de sete dias.
  • O volume de sangue menstrual que sai é muito grande, então você deve trocar seu tampão ou absorvente a cada uma ou duas horas.
  • Os ciclos menstruais ocorrem mais cedo ou mais tarde do que as condições normais.
  • Você tem sangramento no meio do seu ciclo menstrual.
  • Sensação repentina de febre e dor após o uso de tampões
Você também pode discutir mais sobre o processo menstrual ou problemas de saúde relacionados à reprodução diretamente com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.