O som do coração pode ser uma das referências para determinar o estado de saúde do coração de uma pessoa. O som pode ser ouvido claramente quando o médico realiza um exame usando um estetoscópio. Os sons cardíacos vêm das válvulas cardíacas que se abrem e fecham à medida que o sangue flui pelas câmaras do coração. Há uma diferença entre os sons cardíacos considerados normais e anormais. Veja como reconhecer os dois sons cardíacos.
Som cardíaco normal
A anatomia do coração consiste em quatro câmaras, a saber, os átrios direito e esquerdo na parte superior e os ventrículos direito e esquerdo na parte inferior. Além disso, o coração também possui quatro válvulas, a saber, válvula mitral, válvula tricúspide, válvula pulmonar e válvula aórtica, que funcionam para garantir o fluxo sanguíneo na direção certa. Em condições normais, o som do coração tem dois ritmos, a saber, um som "lub-dup" repetido. O som "lub" é produzido pelas vibrações criadas pelo fechamento das válvulas mitral e tricúspide. Isso ocorre quando os dois ventrículos (câmaras) do coração se contraem e bombeiam sangue para a aorta e as artérias pulmonares. As válvulas cardíacas mitral e tricúspide também se fecham para evitar que o sangue volte para os átrios do coração. Depois de bombear o sangue, os ventrículos relaxam para receber sangue dos átrios. As válvulas pulmonar e aórtica se fecham e causam vibrações, causando o "despejo" do som cardíaco. Se o som do seu coração não for "lub-dup" ou houver sons adicionais, o médico pode solicitar outros exames para determinar a condição do seu coração.Sons cardíacos anormais
Quando o coração tem problemas, podem aparecer sons anormais, portanto, você precisa estar ciente deles. Aqui estão alguns dos tipos de sons cardíacos anormais que podem ocorrer.Sopro cardíaco
ritmo de galope
Fricção
clique do coração
Gerenciamento de sons cardíacos anormais
Uma ecocardiografia ou tomografia computadorizada pode ser necessária para observar o fluxo sanguíneo e a anatomia do coração para encontrar problemas que causam sons cardíacos anormais. Por outro lado, a saúde do coração também deve ser mantida pela adoção de um estilo de vida saudável, como:- Faça exercícios regularmente por pelo menos 30 minutos todos os dias. Experimente andar de bicicleta, nadar, caminhar ou andar de bicicleta.
- Coma muitos alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas e grãos inteiros, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
- Pare de fumar e de consumir bebidas alcoólicas porque podem causar problemas cardíacos.
- Mantenha seu peso dentro da faixa normal. Estar acima do peso ou ser obeso pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.