Conheça a Síndrome de Wolff Parkinson White, que pode ser fatal

Você já ouviu falar da síndrome de Wolff Parkinson White (síndrome WPW)? A síndrome de Wolff Parkinson White é um distúrbio do sistema de condução do coração. Essa condição ocorre quando o coração desenvolve vias elétricas adicionais ou distorcidas, fazendo com que o coração bata mais rápido, o que pode ser fatal. A síndrome de WPW é uma doença hereditária, mas é bastante rara. Este distúrbio afeta apenas 1-3 em 1.000 pessoas em todo o mundo. Mesmo assim, você ainda precisa estar ciente do WPW.

Causas da síndrome de Wolff Parkinson White

Não se sabe exatamente o que causa a síndrome de Wolff Parkinson White. No entanto, como essa síndrome está presente ao nascimento, pode ser causada por várias anormalidades que ocorrem durante o desenvolvimento fetal. Algumas pessoas com a síndrome WPW apresentam uma mutação no gene PRKAG2 que se acredita ser a causa da doença. Além de mutações genéticas, essa síndrome também está associada a algumas formas de cardiopatia congênita, como a anomalia de Ebstein. O coração das pessoas com síndrome de WPW desenvolve vias elétricas extras que podem interferir no batimento cardíaco normal. Como resultado, os impulsos elétricos ativam os batimentos cardíacos muito cedo ou na hora errada.

Sintomas da síndrome de Wolff Parkinson White

Os sintomas da síndrome de WPW podem ocorrer em bebês e adultos. Bebês com essa síndrome geralmente apresentam sintomas, como pele acinzentada ou azulada, agitação, respiração rápida e dificuldade para comer. Enquanto isso, os sintomas da Síndrome de Wolff Parkinson White que geralmente ocorrem são:
  • Coração batendo rápido
  • Batendo no peito
  • Tontura ou tontura
  • Difícil de respirar
  • Fraco ou letárgico
  • Perda de apetite
  • Nervoso
  • Dor no peito
  • Desmaiar.
O coração pode bater rápido de repente e durar alguns segundos ou várias horas. Em casos graves, as arritmias da síndrome de WPW podem levar a ataques cardíacos e morte súbita. Se você ou sua família apresentarem sintomas da síndrome de Wolff Parkinson White, entre em contato com seu médico imediatamente. O exame é necessário porque os sintomas da síndrome de WPW são semelhantes a certas condições médicas. [[Artigo relacionado]]

Tratamento da síndrome de Wolff Parkinson White

O tratamento da síndrome de Wolff Parkinson White depende dos sintomas. As manobras vagais realizadas por meio de tosse, esforço ou colocação de uma bolsa de gelo no rosto podem ajudar a diminuir o ritmo cardíaco acelerado. Além disso, existem várias opções de tratamento para a síndrome de WPW que podem ser tomadas, a saber:

1. Ablação por cateter

Este procedimento é feito para destruir as vias elétricas extras em seu coração. O médico insere um pequeno cateter em uma veia na virilha e o enfia até o coração. Quando a ponta do cateter chega ao coração, os eletrodos são aquecidos. Então, a energia de radiofrequência destruirá a área que está causando o batimento cardíaco anormal.

2. Drogas

Drogas antiarrítmicas, incluindo adenosina e amiodarona, podem ser necessárias para tratar os ritmos cardíacos anormais causados ​​pela síndrome de WPW.

3. Cardioversão elétrica

Se a medicação não funcionar, o médico irá sugerir cardioversão. Esse procedimento é feito aplicando-se um choque elétrico no coração para restaurar seu ritmo normal. Você estará sob anestesia durante o procedimento. O médico colocará um pedal ou adesivo em seu peito para dar um efeito de choque. Este procedimento geralmente é feito para pessoas com síndrome de WPW cujos sintomas não melhoram após a administração de outro tratamento.

4. Operação

A cirurgia cardíaca aberta também pode ser usada para tratar a síndrome de WPW. No entanto, esta cirurgia geralmente é feita se você precisar de cirurgia para tratar outras doenças cardíacas.

5. Marcapasso artificial

Se continuar a ter problemas com o seu ritmo cardíaco após o tratamento, o seu médico pode implantar um pacemaker artificial para regular o seu ritmo cardíaco. Além da medicação, mudanças no estilo de vida também são necessárias. Portanto, evite cafeína, álcool, cigarros e drogas que ativam o funcionamento do coração porque podem piorar a síndrome de Wolff Parkinson White. Não hesite em consultar um especialista em coração e vasos sanguíneos para obter o tratamento correto. Se você quiser saber mais sobre a síndrome de Wolff Parkinson White, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .