Gotas para os ouvidos: como usá-las corretamente e quando usá-las

A dor de ouvido pode afetar qualquer pessoa, tanto adultos quanto crianças. Quando você tiver problemas de ouvido, o uso de gotas para os ouvidos pode muitas vezes ser a solução. No entanto, nem todas as condições auditivas problemáticas requerem tratamento com gotas para os ouvidos. Portanto, você precisa saber quais condições exigem o colírio e como usá-lo corretamente.

Problemas com doenças do ouvido que requerem gotas para os ouvidos

Como mencionado anteriormente, nem todas as condições auditivas problemáticas requerem tratamento com gotas para os ouvidos. Quando o ouvido está infectado, ocorre inflamação e aumento da pressão dentro do ouvido. Aqui estão algumas infecções de ouvido que requerem gotas para os ouvidos como tratamento.

1. Infecção aguda do ouvido médio

Existem diferentes tipos de infecções de ouvido que podem ocorrer em adultos e crianças. No entanto, a inflamação aguda do ouvido médio, também conhecida como otite média, é a mais comum em muitas pessoas. A infecção aguda do ouvido médio ou otite média é um distúrbio do ouvido que ocorre devido ao acúmulo de líquido e sujeira no ouvido médio, atrás do tímpano (membrana timpânica), causando dor no ouvido. Distúrbios de ouvido também podem ser causados ​​por gripe, alergia ao resfriado e vírus ou bactérias que causam inflamação. A inflamação do ouvido médio também pode ocorrer devido ao fechamento da tuba auditiva. A tuba auditiva é o tubo que conecta o ouvido médio à cavidade nasal. Essa condição geralmente ocorre quando uma pessoa está resfriada.

2. Infecção de ouvido externo

A infecção do ouvido externo também é conhecida como otite externa. As infecções que ocorrem no ouvido externo podem ser causadas por fungos e bactérias. A infecção geralmente ocorre na parte do canal auditivo, que fica entre o tímpano e o ouvido externo. Alguns dos sintomas dessa condição, incluindo dor, vermelhidão, coceira e escamosas na pele. Essa condição geralmente requer ajuda médica de um médico.

3. Orelhas obstruídas com sujeira

Outra condição que requer gotas para os ouvidos é quando o canal auditivo externo está bloqueado por um acúmulo de cera. Uma das causas é a produção excessiva de cera no ouvido.

Vários tipos de gotas para os ouvidos, conforme necessário

Existem vários tipos de gotas para os ouvidos que podem ser usados ​​para aliviar problemas de audição. A maioria dos colírios são antibióticos que atuam no tratamento de infecções no canal auditivo. Geralmente, o médico pode prescrever gotas para os ouvidos com base na condição do seu ouvido médio. Com base no tipo, aqui estão alguns colírios que você pode encontrar, a saber:
  • Antibiótico colírio para o ouvido para tratar infecções bacterianas.
  • Anestésico colírio para o ouvido para aliviar a dor no ouvido.
  • Gotas para os ouvidos contendo álcool e ácido acético para prevenir infecções de ouvido causadas pela entrada de água no ouvido. Geralmente ocorre depois que uma pessoa nada.

Gotas para os ouvidos vendidas no mercado

Existem várias gotas para os ouvidos que são comumente vendidas no mercado. O preço irá variar dependendo da marca que você escolher. Alguns deles:

1. Neomicina, polimixina e hidrocortisona

Um dos colírios vendidos no mercado é uma combinação de neomicina, polimixina e hidrocortisona. Este tipo de colírio é usado para tratar a inflamação do ouvido devido a uma infecção bacteriana. A combinação de neomicina e polumixina é um antibiótico que age impedindo o crescimento de bactérias que causam inflamação. Enquanto isso, a hidrocortisona é antiinflamatória, que atua reduzindo o desconforto e o inchaço do ouvido.

2. Clotrimazol

As próximas gotas para os ouvidos são o clotrimazol. O clotrimazol é usado para tratar infecções de ouvido devido ao crescimento de fungos. O clotrimazol atua contra o crescimento de fungos na pele ou na pele do canal auditivo. Use colírios de clotrimazol para tratar infecções fúngicas dentro do ouvido.

3. Cloranfenicol

O cloranfenicol também é usado como outras gotas para os ouvidos. O cloranfenicol atua contra o crescimento de bactérias. Este conteúdo é frequentemente usado como gotas para os ouvidos de crianças. Os médicos certamente darão recomendações diferentes quanto à dosagem para crianças e adultos. A gravidade da doença também determina a dose a ser administrada.

Efeitos colaterais do uso de gotas para os ouvidos

O colírio é um tipo de medicamento tópico, usado especificamente em um local que requer medicamento, neste caso, no canal auditivo. Esse tipo de medicamento geralmente é usado apenas por algumas semanas. Portanto, se usado em desacordo com as recomendações, pode causar alguns efeitos colaterais. Além disso, as doses muito grandes e o período de uso muito longo também podem causar novos problemas no ouvido. Portanto, é muito importante consultar um médico antes de usar o colírio para saber os possíveis efeitos colaterais. Consultando, os efeitos colaterais dos colírios que você usa podem ser minimizados.

Como usar o colírio direito?

Embora pareça banal, o uso de gotas para os ouvidos precisa prestar atenção a várias coisas quando usado. A maneira errada pode realmente eliminar os benefícios contidos nessas gotas para os ouvidos.

Como usar gotas para os ouvidos em adultos

Em adultos, aqui estão algumas etapas fáceis para usar os colírios certos.
  • Verifique o frasco de gotas para os ouvidos que você usará. Certifique-se de que o frasco de gotas para os ouvidos que você usa não ultrapassou a data de validade.
  • Lave as mãos primeiro com água corrente e sabão. Se for difícil encontrar água corrente, você pode usar desinfetante para as mãos (desinfetante para as mãos).
  • Em seguida, agite o frasco de gotas para os ouvidos.
  • Se o frasco do conta-gotas usar um conta-gotas separado, remova cuidadosamente o conta-gotas do frasco. Coloque o frasco de gotas para os ouvidos em uma base sólida.
  • Incline a cabeça para a esquerda ou direita de acordo com a orelha afetada.
  • Aproxime as gotas da área da orelha. Puxe e segure o lóbulo da orelha quando quiser instilar gotas para os ouvidos.
  • Em seguida, pressione o conta-gotas ou conta-gotas para puxar o fluido para o ouvido.
  • Mantenha a cabeça inclinada por cerca de 1-2 minutos para garantir que o medicamento seja totalmente absorvido pelo ouvido.
  • Faça o mesmo com a outra orelha, se necessário.
  • Coloque imediatamente o conta-gotas de volta no frasco e feche-o bem.
  • Limpe todas as gotas de medicamento que possam ter respingado em volta do ouvido.
  • Quando terminar, você pode armazenar as gotas para os ouvidos de acordo com as instruções no rótulo do frasco.

Como usar gotas para os ouvidos em crianças

Usar gotas para os ouvidos em crianças será mais desafiador do que em adultos. O motivo, a criança se moverá mais e se sentirá desconfortável. Se você tiver isso, a criança ficará mais propensa a lutar, até mesmo a chorar. Aqui estão as etapas para usar gotas para os ouvidos em crianças.
  • Lave as mãos primeiro com água corrente e sabão.
  • Em seguida, agite o frasco de gotas para os ouvidos antes de usar.
  • Lembre-se de não encostar a ponta da garrafa no ouvido, pois isso pode espalhar germes.
  • A seguir, peça ao seu filho que se deite na cama e incline o corpo e a cabeça. Cubra a cabeça da criança com um travesseiro fino.
  • Para bebês ou crianças menores de 2 anos, você pode envolvê-los em um cobertor ou faixa para que não se movam muito. Em seguida, puxe e segure o lóbulo da orelha quando quiser pingar as gotas para os ouvidos.
  • Para crianças com mais de 3 anos, puxe e segure o lóbulo da orelha quando quiser instilar gotas para os ouvidos.
  • Aproxime as gotas da área da orelha de seu filho. Em seguida, pressione o conta-gotas ou conta-gotas para puxar o fluido para o ouvido.
  • Peça ou segure seu filho para ficar imóvel nessa posição por pelo menos 1-2 minutos após o medicamento ser instilado.
  • Faça o mesmo com a outra orelha, se necessário.
  • Coloque imediatamente o conta-gotas de volta no frasco e feche-o bem.
  • Limpe todas as gotas de medicamento que possam ter respingado em volta da orelha de seu filho.
  • Quando terminar, você pode armazenar as gotas para os ouvidos de acordo com as instruções no rótulo do frasco.
[[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

Geralmente, os colírios podem ser usados ​​para tratar alguns dos sintomas de uma condição auditiva problemática. No entanto, se os sintomas da condição do ouvido não melhorarem depois de usar os colírios recomendados, você deve consultar um médico imediatamente. Você também deve consultar um médico se tiver sintomas graves, como tonturas, irritação, erupção cutânea, coceira, sensação de queimação ou vermelhidão. Não se esqueça de trazer o colírio que usou quando foi ao médico.