7 maneiras de superar o nervosismo ao falar em público

Não apenas os iniciantes, até mesmo os profissionais podem sentir medo do palco ou ficar nervosos. Isso é natural para qualquer um experimentar, não há necessidade de se envergonhar ou se culpar. O termo médico para ansiedade ao ter que falar na frente de muitas pessoas é chamado glossofobia. Este é um dos medos sociais mais comuns que os humanos experimentam. Mesmo que seja normal, isso não significa que não haja uma maneira de lidar com isso.

Características de estar nervoso

Uma pessoa pode se sentir tensa quando precisa falar em público. Isso é muito natural, mesmo profissionais com muitas horas de vôo podem experimentá-lo. Algumas das características das pessoas que sentem nervosismo incluem:
  • Corpo e voz tremendo
  • rosto vermelho
  • Freqüência cardíaca mais rápida
  • Respiração mais curta
  • Tonto
  • Dor de estômago
As coisas acima surgem por causa da resposta natural do corpo, a saber: lutar ou fugir, adrenalina quando um indivíduo se sente ameaçado. Embora o medo do palco não represente uma ameaça física real, pode fazer uma pessoa ficar parada e fazer sua mente ficar em branco quando ela está na frente de muitas pessoas. Muitas vezes, isso pode levar uma pessoa a optar por evitar falar em público. Sem mencionar a experiência adicional de constrangimento que ocorre devido ao medo do palco.

Como lidar com o nervosismo

Existem várias estratégias que podem ser usadas para lidar com a ansiedade quando se trata de falar, fazer um discurso ou aparecer na frente de um grande número de pessoas. Nada?

1. Preparação completa

Uma preparação cuidadosa o deixará mais confiante. Assim como qualquer outra atividade, uma preparação cuidadosa resultará em um desempenho maduro. Quando uma pessoa se sente realmente pronta, é claro que a autoconfiança também aumenta.

Dessa forma, será mais fácil se concentrar ao transmitir uma mensagem. Garantir que a preparação esteja madura o suficiente pode ser feito com muita pesquisa, anotando quais perguntas e respostas podem surgir e praticando. Tente fazer uma simulação na frente de um espelho ou de alguém mais próximo de você que possa fornecer um feedback objetivo.

2. Escolha um tópico de que goste

Quando for falar em público, escolha, na medida do possível, o tema que mais gosta. Se você não tem um tópico para escolher, tente abordá-lo do seu próprio jeito. Por exemplo, quando você tiver que falar sobre o mundo do trabalho, comece contando uma pequena história sobre a experiência mais interessante que teve durante o trabalho. Desta forma, os tópicos apresentados certamente se tornarão mais interessantes. Isso pode aumentar a motivação para pesquisa e preparação. Não se engane, esse entusiasmo pode ser sentido por quem testemunha. Eles podem estar interessados ​​no que está sendo transmitido, se de fato o tópico ou método de transmissão estiver relacionado às coisas de que gostam. Portanto, como superar o nervosismo pode ser feito desde o início, quando você escolher o tema a ser abordado.

3. Conheça o lugar

Sempre que possível, visite com antecedência onde fará seu discurso ou apresentação. Seja em salas de conferências, salas de aula, auditórios ou grandes salões. Saiba como será quando você estiver diante de uma plateia. Esse método deixará a pessoa mais bem preparada para o que enfrentará. Isso também se aplica ao conduzir reuniões virtuais, como reuniões Zoom e semelhantes. Saiba quais são os recursos desse aplicativo. Se possível, faça os exercícios com as pessoas mais próximas para saber o que fazer ao interagir com os participantes Encontros.

4. Não leia

Registre seu material em marcadores e, tanto quanto possível, entenda o que será transmitido. Não leia apenas palavra por palavra na forma de script. Isso só fará com que o público se sinta entediado e não entenda o que está sendo dito. Faça pontos sobre o que você deseja transmitir em um pequeno pedaço de papel. Quando você sentir que está perdendo o foco, analise o que você precisa conversar para permanecer focado. Essa estratégia é uma forma poderosa de superar o nervosismo para que o que é transmitido permaneça nos trilhos.

5. Aprecie o questionador

Quando houver feedback do público, como uma pergunta ou comentário bastante difícil, dê uma resposta apropriada. Comece elogiando ou agradecendo o que eles têm a dizer. Isso mostrará que você é tranquilo e tem a mente aberta. Se você não souber a resposta para uma pergunta, seja honesto. Enfatize que você descobrirá mais a respeito. Não se esqueça de antecipar questões difíceis praticando antes de sua apresentação ou discurso.

6. Imagine o sucesso

Curiosamente, o cérebro humano não consegue distinguir entre atividades imaginadas e realidade. Para isso, experimente praticar dezenas de vezes e imaginar o público aplaudindo. Se for feito continuamente, essa imagem será uma crença de que você pode fazer isso. Por outro lado, não se deixe levar por ansiedades como falhar em sua apresentação ou não chamar a atenção do público durante seu discurso. Isso só tornará a ansiedade mais real.

7. Encontre uma rotina relaxante

A meditação pode treinar a mente para ficar mais relaxada e aliviar os nervos. Sempre que você tiver que aparecer na frente de uma multidão, como fazer uma apresentação ou fazer um discurso, tente encontrar uma rotina de relaxamento tanto quanto possível. Todo mundo tem um jeito diferente. Faça o que quer que relaxe sua mente, como exercícios leves ou meditação. Não se esqueça de aceitar o nervosismo que surge. Mesmo os profissionais que atuam com frequência ainda estão experimentando tensão antes de se exibirem em público. Curiosamente, a ansiedade pode tornar uma pessoa um conversador melhor. Eles passarão mais tempo pesquisando e certificando-se de que a preparação seja bem feita. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Não há necessidade de se preocupar também se chegar um momento em que tudo estiver calmo. Se a pessoa esquece o que dizer a seguir, pode sentir o silêncio por muito tempo. Na verdade, durou apenas alguns segundos. Continue respirando calmamente e volte a falar com calma. Está curioso para saber que outras maneiras de lidar com a ansiedade em público? Você podeconsulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.