Compreendendo a sexualidade humana, o que isso significa?

Além de dormir e comer, a sexualidade desempenha um papel importante na vida de todos. Não apenas a atividade sexual, a sexualidade humana é uma coisa complexa e pessoal que precisa ser entendida de maneira adequada. No entanto, falar sobre a sexualidade humana ainda pode ser considerado tabu por alguns. Na verdade, o conhecimento e a percepção a respeito desse assunto são importantes para não ser confundidos com informações confusas.

O que é sexualidade humana?

A sexualidade humana é a maneira pela qual nos experienciamos e nos expressamos como seres sexuais. A sexualidade inclui todos os aspectos relacionados com o sexo, nomeadamente género, género, valores, atitudes, orientação sexual, prazer, comportamento sexual, relacionamento e reprodução. Na sexualidade, envolve uma atração sexual por outra pessoa. Principalmente para o sexo oposto (heterossexual), alguns para o mesmo sexo (homossexual), alguns para ambos (bissexual), ou nem mesmo sexualmente atraídos por alguém (assexual). Os hormônios também são considerados um dos principais motores do comportamento sexual. Os homens têm níveis mais altos de andrógenos, enquanto as mulheres têm níveis mais altos de estrogênio e progesterona. Os hormônios andrógenos afetam a função sexual e reprodutiva masculina, enquanto o estrogênio e a progesterona regulam o ciclo menstrual e são importantes para a reprodução feminina. Existem várias maneiras de os indivíduos expressarem sua sexualidade, a saber, por meio de pensamentos, fantasias, comportamentos, papéis e relacionamentos. Você precisa saber que a sexualidade é um processo de desenvolvimento. Existem vários estágios de desenvolvimento sexual, incluindo:
  • Infância

Nesse momento, as crianças costumam explorar seus próprios corpos. Ele também aprende sobre amor, compaixão e intimidade por meio do cultivo de relacionamentos.
  • Adolescência

Nessa época, os adolescentes chegam à puberdade. Ele pode experimentar e explorar outras formas de sexualidade, como a masturbação. Pode até se tornar sexualmente ativo.
  • Jovem adulto

Na idade adulta jovem, a sexualidade continua a se desenvolver. Você pode ter um parceiro que está emocional e fisicamente envolvido.
  • Velhice

O desejo sexual pode diminuir em adultos mais velhos. No entanto, muitas pessoas desejam permanecer em um relacionamento íntimo. A cultura também pode afetar a sexualidade. Alguns pesquisadores até acreditam que o ambiente determina a sexualidade mais do que os genes. [[Artigo relacionado]]

Problemas relacionados à sexualidade

Algumas pessoas podem ter tido problemas relacionados à sexualidade. Pode ser desencadeada pela saúde física ou mental de uma pessoa, como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, diabetes, problemas cardíacos, desequilíbrios hormonais ou efeitos colaterais de medicamentos. Existem vários problemas relacionados à sexualidade, a saber:
  • Impotente
  • Falta de desejo sexual
  • Ansiedade ou incerteza sobre a orientação sexual
  • Desejos sexuais que entram em conflito com seu parceiro
  • Assédio sexual
  • Impulsos sexuais difíceis
Temporário, O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental (DSM-5) lista os problemas sexuais por gênero. Problemas sexuais femininos, incluindo diminuição do interesse ou excitação sexual, orgasmo prejudicado e penetração prejudicada. Enquanto isso, os problemas nos homens são distúrbios sexuais hipoativos, ejaculação retardada, disfunção erétil e ejaculação precoce. Além disso, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada também são outros problemas relacionados à sexualidade. Doenças sexualmente transmissíveis, como HIV / AIDS, gonorreia, sífilis, clamídia, verrugas genitais, tricomoníase, herpes genital e outras podem ocorrer devido a relações sexuais de risco desprotegidas. Isso pode causar problemas sérios e até mesmo fatais em casos graves. A falta de informação sobre sexualidade também pode fazer com que alguém se comporte mal para ter uma gravidez indesejada. Isso pode aumentar o número de abortos e mortes em adolescentes. Assim, é importante compreender e controlar a sexualidade humana.