8 Doenças do sistema excretor e como evitá-las

O corpo humano produz resíduos do metabolismo que devem ser excretados pelo sistema excretor todos os dias. A interrupção desse processo fará com que você sofra de várias doenças do sistema excretor. O sistema excretor é um sistema no corpo de coisas vivas que funciona como um esgoto. Existem vários órgãos do corpo envolvidos neste sistema, como glândulas sudoríparas (pele), fígado, pulmões, rins e todos os órgãos do sistema digestivo. Distúrbios desses órgãos resultarão no surgimento de doenças do sistema excretor. No entanto, existem algumas dicas que você pode fazer para evitar essas doenças.

Quais são as doenças do sistema excretor?

Cada órgão do trato excretor desempenha seu papel na remoção de resíduos metabólicos do corpo, incluindo toxinas. Isso é feito para que o equilíbrio da composição de fluidos no corpo seja mantido. Quando o sistema excretor não está funcionando corretamente, você pode desenvolver doenças do sistema excretor, como:

1. Infecção do trato urinário

A infecção do trato urinário (ITU) é uma doença do sistema excretor causada pela entrada de bactérias na uretra, bexiga ou mesmo nos rins. As infecções do trato urinário são mais comuns em mulheres, embora os homens também as possam ter e possam ser tratados com antibióticos.

2. Pedras nos rins

Os cálculos renais são nódulos duros feitos de oxalato de cálcio e podem ser encontrados ao longo do trato urinário. Pacientes com pedras nos rins sentirão dores nas costas ou na cintura e até mesmo verão manchas de sangue na urina. As pedras nos rins podem ser tratadas com medicamentos ou terapia minimamente invasiva, como ondas de choque. O objetivo desse tratamento geralmente é eliminar os cálculos renais para que possam passar pelo trato urinário.

3. Doença do refluxo gastroesofágico (GERD)

A DRGE é uma doença do sistema excretor porque está associada a problemas estomacais. A DRGE é caracterizada pelo retorno do ácido estomacal ao esôfago (garganta), causando uma sensação de queimação no peito. GERD pode causar azia, mau hálito, erosão dentária, náuseas, dificuldade em engolir e respirar.

4. Hemorróidas

Hemorróidas ou hemorróidas são um tipo de carne que cresce no ânus e contém vasos sanguíneos. Esta carne pode causar coceira e dor e é causada por várias coisas, como diarréia, constipação crônica, esforço durante a evacuação, até que você não consuma fibras suficientes.

5. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A DPOC é uma doença do sistema excretor porque os pulmões não são mais capazes de se livrar do dióxido de carbono normalmente. Isso faz com que você tenha dificuldade para respirar. Uma forma de DPOC é chamada bronquite crônica, que é caracterizada por uma tosse persistente.

6. Câncer de pulmão

Essa doença pode se desenvolver em qualquer parte dos pulmões, afetando o trabalho dos órgãos respiratórios, incluindo a remoção do dióxido de carbono do corpo. O tratamento do câncer de pulmão depende do tipo, localização e disseminação.

7. Pulgas d'água

As pulgas d'água são doenças que surgem porque o suor da pele não pode ser removido de maneira adequada. Quando os cultivares estão constantemente úmidos, essas áreas são os melhores lugares para a multiplicação do fungo. As pulgas d'água são infecções fúngicas da pele que causam coceira e escamação na pele e sensação de queimação.

8. Acne

A acne não é realmente causada pelo suor que é excretado na excreção, mas o suor que se acumula resultará no surgimento de bactérias que causam a acne. Por outro lado, enxugar o suor com frequência também pode irritar a pele. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir doenças do sistema excretor?

Antes que as doenças do sistema excretor apareçam, há muitas coisas que você pode fazer para evitar que apareçam. Aqui estão algumas etapas fáceis em questão:
  • Beba bastante água, especialmente água, pelo menos oito copos por dia. Algumas pessoas com condições especiais, como doenças cardíacas e insuficiência renal, podem precisar beber menos água, conforme recomendado pelo médico.
  • Limite o consumo de álcool, cafeína e refrigerantes.
  • Parar de fumar. Se você não fuma, não comece a fumar.
  • Consumo de alimentos ou bebidas fibrosas. Isso é feito para evitar prisão de ventre e manter seu peso ideal.
  • Aumente o movimento ativo.
  • Não reprima a vontade de urinar ou defecar. Quando estiver no banheiro, certifique-se de que a urina e as fezes tenham sido completamente drenadas. Além disso, tente não empurrar e limpar suas nádegas e genitais depois.
  • Use roupas ou cuecas que não sejam justas e absorvam o suor para minimizar o crescimento de bactérias.
Se você tiver queixas sobre doenças do sistema excretor, consulte um médico competente.