Desfrutar do gengibre na forma de wedang ou de uma mistura de alimentos pode trazer vários benefícios para a saúde do corpo. Mas você sabia que os efeitos colaterais do gengibre também precisam ser vigiados? Se consumido em excesso, esse tempero pode realmente interferir na saúde.
Efeitos colaterais do gengibre a serem observados
O gengibre é uma especiaria cujos benefícios são bem conhecidos e comprovados cientificamente. Mesmo assim, ainda não é aconselhável consumir em excesso, pois aumenta o risco de efeitos colaterais.
Aqui estão alguns efeitos colaterais do gengibre a serem observados. A indigestão é um efeito colateral do gengibre que deve ser observado
1. Distúrbios digestivos
O efeito colateral mais comum do gengibre é a indigestão. O limite máximo de consumo de gengibre é de 5 gramas por dia. Se for mais do que isso, esteja preparado para enfrentar distúrbios digestivos em seu corpo. Algumas condições que podem surgir incluem inchaço, azia (
azia) e dor abdominal. Esse tempero também pode causar irritação na cavidade oral.
2. Aumenta o risco de sangramento
O consumo excessivo de gengibre aumenta o risco de sangramento. Portanto, se você tem histórico de distúrbios de coagulação do sangue, como hemofilia, o gengibre não é uma boa escolha para consumir.
3. Interferir no trabalho dos medicamentos para diabetes
Se você é diabético, tome cuidado ao consumir gengibre. A razão, este tempero aumenta os níveis de insulina no corpo e reduz os níveis de açúcar no sangue. Se você toma medicamentos para diabetes regularmente, esse efeito do gengibre afetará o modo como o medicamento funciona e fará com que você precise fazer um ajuste de dose.
Se consumido em excesso, o gengibre pode piorar o trabalho do coração
4. Afeta o trabalho do coração
Se consumido em excesso, o gengibre também pode piorar alguns tipos de doenças cardíacas. Portanto, se você quiser usar o gengibre como um tratamento tradicional, certifique-se de que a dosagem está certa e de acordo com as recomendações de especialistas.
5. Afeta medicamentos para hipertensão
Um efeito colateral do gengibre que geralmente é esquecido é sua interação com medicamentos para hipertensão. As interações medicamentosas podem ocorrer quando você toma uma substância ao mesmo tempo que o medicamento. As interações que ocorrem podem interferir no funcionamento do medicamento, como reduzir sua eficácia, aumentar o risco de efeitos colaterais ou aumentar excessivamente seus efeitos. Se você tomar certas quantidades de gengibre junto com medicamentos para afinar o sangue e hipertensão, esse tempero pode interferir em seu funcionamento.
6. Alergias
Em algumas pessoas, o gengibre também pode causar alergias. Portanto, se depois de consumir gengibre você sentir sintomas de alergia, como coceira, coceira na garganta, inchaço na boca e na área do rosto ou até mesmo falta de ar, entre em contato com o médico imediatamente. As alergias que não são tratadas de forma rápida e adequada podem ser perigosas. Isso ocorre porque o inchaço na garganta pode bloquear as vias aéreas.
Leia também:Benefícios da decocção de gengibre, capim-limão e açúcar mascavo para a saúde
Visão geral dos benefícios do gengibre para a saúde
Os benefícios do gengibre são abundantes. Embora os efeitos colaterais do gengibre estejam em risco, seus abundantes benefícios para a saúde também não podem ser perdidos. Contanto que você consuma gengibre na dose certa, os vários benefícios a seguir podem ser obtidos.
• Reduza a náusea
O gengibre é considerado eficaz para ser usado como remédio natural para náuseas, como em mulheres grávidas com prisão de ventre
enjoo matinal ou pacientes com câncer em quimioterapia.
• Alivia os sintomas de resfriado
Quando você está resfriado ou resfriado, acredita-se que consumir um copo de água morna com gengibre ajuda a aliviar a garganta e a respiração. Na verdade, até agora não houve nenhuma pesquisa que possa confirmar o mecanismo cientificamente. Mas, tradicionalmente, esse método é executado há gerações e é considerado como produzindo bons resultados.
• Reduz a dor
Um dos benefícios do gengibre que você pode obter é a redução das dores no corpo, como dores musculares e cãibras durante a menstruação.
• Alivia a inflamação
Acredita-se que o gengibre também ajude a reduzir a inflamação no corpo, incluindo a inflamação nas articulações. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para ter certeza.
• Reduzindo o risco de câncer
Esse tempero é rico em antioxidantes, componentes que protegem o corpo da exposição aos radicais livres e previnem danos às células que podem levar ao aparecimento de células cancerosas. [[Artigo relacionado]]
É seguro comer gengibre todos os dias?
Em geral, o gengibre é seguro para uso. Mas se você consumir muito gengibre, o risco de efeitos colaterais aparecerá. O gengibre é realmente seguro para consumir todos os dias, desde que não seja excessivo. Por dia, você pode consumir no máximo 5 gramas de gengibre. Se for mais do que isso, ocorrerão os efeitos colaterais de beber gengibre todos os dias, que precisam ser vigiados, incluindo dor de estômago, irritação da cavidade oral e flatulência. Se você quiser saber mais sobre os efeitos colaterais e os benefícios do gengibre para a saúde,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.