Todo mundo já experimentou hematomas. Seja por certas causas, como ferimentos, atropelamentos, colisões durante a prática de esportes ou acidentes. No entanto, também podem aparecer hematomas sem causa. Esse tipo de hematoma precisa ser observado porque pode indicar certas condições.
Causas de hematomas sem causa
Quando você tem hematomas inexplicáveis, talvez nas coxas, braços ou outras partes do corpo, geralmente há hematomas roxos ou esverdeados. Existe um mito de que é um sinal de ser "lambido" ou "mordido" pelo diabo. Claro, essa suposição não é verdadeira. Existem várias condições que podem fazer com que uma pessoa tenha hematomas sem causa, incluindo:
1. Exercício excessivo
O exercício excessivo não só causa dor muscular, mas também pode causar hematomas ao redor dos músculos afetados. Ao esticar um músculo, você causa uma lesão no tecido muscular sob a pele. Isso pode causar o rompimento dos vasos sanguíneos e permitir que o sangue vaze para a área circundante. O sangue que corre sob a pele acaba machucado.
2. doença de von Willebrand
A doença de Von Willebrand é uma doença hereditária. Essa doença dificulta a coagulação do sangue, de modo que o sangramento ocorre cada vez mais por mais tempo. O sangue preso sob a pele se transforma em hematomas. Lesões leves em pessoas com a doença de von Willebrand podem causar grandes hematomas. Além de hematomas inexplicáveis, outros sintomas desta doença também incluem:
- Sangramento nasal
- Sangramento intenso após lesão
- Menstruação pesada e longa
- A presença de sangue na urina ou fezes.
3. Certos medicamentos
Certos medicamentos podem causar hematomas. Anticoagulantes ou anticoagulantes, como varfarina, e analgésicos, como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, podem afetar a capacidade de coagulação do sangue. Quando o sangue leva mais tempo para coagular, o sangue contido nas veias vaza e se acumula sob a pele, causando hematomas. Tomar certos medicamentos em excesso também pode causar inchaço, dor de estômago, azia, prisão de ventre, vômitos ou diarreia.
4. Falta de nutrição
A falta de certos nutrientes, como vitamina C e vitamina K, pode causar hematomas inexplicáveis. A vitamina K pode ajudar a coagular o sangue de modo que, se houver falta dessa vitamina, ela afetará o processo de coagulação do sangue. Outros sintomas que podem aparecer incluem menstruação intensa, sangramento excessivo ao ferir e sangramento nas gengivas ou na boca. Enquanto isso, a vitamina C pode ajudar a pele e os vasos sanguíneos a resistir à causa dos hematomas. Portanto, se houver falta de vitamina C, a pele ficará facilmente machucada. Além disso, outros sintomas que podem ser sentidos, nomeadamente fraqueza corporal, fadiga, inchaço ou sangramento nas gengivas.
5. Câncer e quimioterapia
Se uma pessoa tem câncer, geralmente apresenta sangramento excessivo e hematomas. Além disso, se a quimioterapia for feita, eles terão plaquetas baixas. A falta de plaquetas pode fazer com que o sangue coagule mais, causando hematomas na pele. O câncer na parte do corpo que produz sangue e é difícil de comer também afeta a capacidade de coagulação do sangue.
6. Hemofilia
A hemofilia é um distúrbio da coagulação do sangue. Esta doença é dividida em duas, a saber, hemofilia A e B. A causa de uma pessoa afetada pela hemofilia A, ou seja, por causa da perda do fator VIII, que é importante para a coagulação do sangue. Os sintomas da hemofilia A incluem sangramento excessivo, hematomas inexplicáveis e dor e inchaço nas articulações. Enquanto isso, a causa da hemofilia B é a perda de um fator de coagulação do sangue denominado fator IX. Embora as causas sejam diferentes, a hemofilia B tem os mesmos sintomas da hemofilia A.
7. Trombofilia
A trombofilia é uma doença do sangue caracterizada por uma tendência para o sangue coagular facilmente (doença do sangue espesso). Essa condição geralmente não apresenta sintomas até que os coágulos sanguíneos devidos à coagulação excessiva continuem a aumentar. É claro que esse coágulo de sangue deve receber tratamento médico. Na verdade, existem outras causas que podem fazer uma pessoa sofrer de hematomas sem causa, como diabetes, trombocitopenia, envelhecimento, síndrome de Ehlers-Danlos e outras doenças. Se você acha que tem hematomas inexplicáveis devido a esta condição, você deve consultar um médico para confirmar sua condição.