Esta é uma lista de doenças com sintomas de queda de cabelo e tonturas

A perda de cabelo de cerca de 50-100 fios por dia ainda é bastante normal. Mas para pessoas que sofrem da doença com sintomas de queda de cabelo e tontura, os fios que caem do couro cabeludo são muito mais significativos. Algumas doenças, como infecções do couro cabeludo e problemas de tireoide, são exemplos. Além disso, uma série de medicamentos que são consumidos para curar certas doenças também têm efeitos colaterais como queda de cabelo. Além disso, eventos traumáticos também podem causar grande perda de cabelo.

Doenças que causam queda de cabelo e tontura

A queda de cabelo pode ser causada por várias coisas. É impossível calcular quantos fios de cabelo caem em um dia. Normalmente, uma queda significativa de cabelo será observada com facilidade, especialmente ao tomar banho, lavar, pentear, dormir e outras atividades diárias. Além disso, também há pessoas que só percebem a queda de cabelo depois de ver o afinamento do cabelo em certas partes. Algumas doenças que causam sintomas de queda de cabelo, às vezes acompanhada de tontura, são:
  • Doença da tireóide
  • Doenças autoimunes, como alopecia areata
  • Infecções do couro cabeludo, como micose
  • Lúpus
  • Líquen plano
  • Síndrome dos ovários policísticos (PCOS)
  • psoríase
  • Dermatite seborréica
Além das doenças acima, as alterações hormonais também podem causar queda de cabelo. Geralmente, isso é experimentado por mulheres grávidas, mães que amamentam, mulheres que param de tomar pílulas anticoncepcionais, e aqueles que entraram na fase da menopausa. Perda e tontura também podem significar efeitos colaterais de tomar medicamentos para doenças como:
  • Câncer
  • Pressão alta
  • Artrite
  • Depressão
  • Doença cardíaca
Além das condições médicas, traumas físicos e psicológicos também podem causar queda de cabelo. Algumas causas comuns são morte de um ente querido, trauma físico após cirurgia ou doença grave, perda drástica de peso e febre alta. Pessoas com problemas tricotilomania ou a tendência de puxar o cabelo repetidamente devido a distúrbios psicológicos também está intimamente relacionada à queda de cabelo.

Quando a queda de cabelo indica algo sério?

Se a perda ocorrer também nos cílios, consulte imediatamente um médico, é natural que a perda seja relacionada ao envelhecimento. No entanto, aqui estão alguns sinais que podem ser indicativos de queda de cabelo devido a uma doença grave ou condição médica:
  • Sobrancelhas e cílios caem

Quando o cabelo ou cabelo de outras partes do corpo que não o couro cabeludo também caem, pode ser um sintoma de uma doença auto-imune, ou seja, alopecia areata. Nos doentes, o sistema imunológico confunde os folículos capilares com substâncias nocivas e os ataca. A doença da tireoide e o lúpus também podem ter sintomas semelhantes.
  • Sensação de preguiça

Se a perda for acompanhada de falta de energia, pode ser um sinal de que uma pessoa tem deficiência de nutrientes como o zinco. Para superar isso, certifique-se de comer alimentos nutritivos e conter os minerais de que o corpo necessita.
  • Dor muscular

Um dos sintomas do hipotireoidismo é o cabelo ralo acompanhado de músculos rígidos. Quem sofre de desequilíbrio hormonal costuma ser acompanhado de aumento de peso e letargia.
  • Unhas porosas

A deficiência de ferro também pode fazer com que as doenças das unhas se tornem porosas. Além disso, essa condição também faz com que a pessoa se sinta constantemente fraca e cansada.
  • Erupção vermelha aparece na pele

Os sintomas da doença auto-imune lúpus são perda de cabelo acompanhada por erupções cutâneas vermelhas por todo o corpo. Esta é uma resposta porque o órgão está inflamado. Outros sintomas associados são olhos secos e dores nas articulações. [[Artigo relacionado]]

Como saber a causa exata?

Para descobrir a causa exata da queda de cabelo acompanhada de dor de cabeça, o médico fará um exame físico. O histórico médico também será considerado. Se o gatilho for um efeito colateral do medicamento, o médico pode alterar a prescrição. Além disso, se houver suspeita de que a perda seja causada por doença autoimune ou de pele, o médico também pode realizar uma biópsia colhendo uma amostra de pele. Em seguida, a amostra será examinada em laboratório para determinação do gatilho. Alguns dos tratamentos dados para queda de cabelo severa são:
  • Administração de Drogas

Os medicamentos que contêm minoxidil são geralmente medicamentos de venda livre para o crescimento do cabelo. O formulário é um creme ou gel que pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo. No entanto, os efeitos colaterais desta droga são irritação do couro cabeludo ao crescimento de cabelo em outras áreas, como testa e rosto. Os medicamentos prescritos pelo médico também podem prescrever medicamentos finasterida para tratar a queda de cabelo em homens. No entanto, os possíveis efeitos colaterais incluem diminuição do desejo sexual.
  • Administração de corticosteróides

Os médicos também podem dar corticosteroides para reduzir a inflamação em pacientes alopecia areata. Essa doença autoimune pode ser aliviada com corticosteroides porque suprime a atividade do sistema imunológico. No entanto, o consumo prolongado pode causar glaucoma, retenção de líquidos, pressão alta, catarata e aumento do açúcar no sangue.
  • Transplante de cabelo

Os procedimentos médicos de transplante de cabelo geralmente são realizados em pessoas com problemas hereditários de queda de cabelo. No entanto, considerando que essa calvície pode continuar, existe a possibilidade de que a cirurgia de transplante precise ser feita várias vezes. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Antes de o médico realizar qualquer procedimento, é claro que haverá uma discussão com o paciente. Se a queda de cabelo for acompanhada de dores de cabeça devido aos sintomas de certas doenças, os médicos geralmente tratam o gatilho primeiro. Quando a dor melhora, espera-se que a perda seja reduzida. Para uma discussão mais aprofundada sobre queda de cabelo e outras reclamações, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.