Para mantê-lo energizado e capaz de se mover, o corpo faz isso armazenando reservas de energia. Uma forma de reserva de energia é a gordura e a outra é o glicogênio. Saiba mais sobre o que é glicogênio e sua função no corpo.
O que é glicogênio?
Para o leigo, o glicogênio é uma forma armazenada de glicose que pode ser usada como reserva de energia. Quando os níveis de glicose são considerados excessivos na corrente sanguínea, o corpo a armazena como reserva de energia na forma de glicogênio. Então, quando o corpo precisa de energia novamente e os níveis de glicose diminuem, o glicogênio como energia de reserva será decomposto pelo corpo. O glicogênio é decomposto pelo corpo de volta à glicose e flui para a corrente sanguínea - portanto, pode ser usado pelas células. O glicogênio é armazenado no fígado e nos músculos para uso posterior pelo corpo. Quimicamente, o glicogênio é um polissacarídeo, então sua forma é mais complexa do que a glicose, que é um monossacarídeo.O processo de produção de glicogênio no corpo
Comer alimentos que contenham carboidratos aumentará os níveis de glicose no sangue.Como mencionado acima, o corpo irá "combinar" glicose em glicogênio como reservas de energia. O processo de produção de glicogênio é denominado glicogênese. O processo de formação do glicogênio envolve o papel vital do hormônio insulina com as seguintes etapas:- Quando comemos alimentos que contêm carboidratos, os níveis de glicose no sangue aumentam.
- Um aumento na glicose sinalizará ao pâncreas para produzir insulina, um hormônio que ajuda o corpo a converter a glicose do sangue em energia.
- Em seguida, a insulina instrui as células do fígado a produzir uma enzima chamada glicogênio sintase. Esta enzima é responsável por ligar as cadeias de glicose para formar o glicogênio.
- Enquanto a glicose e a insulina permanecerem abundantes no sangue, as moléculas de glicogênio serão enviadas ao fígado, músculos e células de gordura para serem armazenadas como reservas de energia.