Glicogênio é a energia que desempenha um papel importante no corpo

Para mantê-lo energizado e capaz de se mover, o corpo faz isso armazenando reservas de energia. Uma forma de reserva de energia é a gordura e a outra é o glicogênio. Saiba mais sobre o que é glicogênio e sua função no corpo.

O que é glicogênio?

Para o leigo, o glicogênio é uma forma armazenada de glicose que pode ser usada como reserva de energia. Quando os níveis de glicose são considerados excessivos na corrente sanguínea, o corpo a armazena como reserva de energia na forma de glicogênio. Então, quando o corpo precisa de energia novamente e os níveis de glicose diminuem, o glicogênio como energia de reserva será decomposto pelo corpo. O glicogênio é decomposto pelo corpo de volta à glicose e flui para a corrente sanguínea - portanto, pode ser usado pelas células. O glicogênio é armazenado no fígado e nos músculos para uso posterior pelo corpo. Quimicamente, o glicogênio é um polissacarídeo, então sua forma é mais complexa do que a glicose, que é um monossacarídeo.

O processo de produção de glicogênio no corpo

Comer alimentos que contenham carboidratos aumentará os níveis de glicose no sangue.Como mencionado acima, o corpo irá "combinar" glicose em glicogênio como reservas de energia. O processo de produção de glicogênio é denominado glicogênese. O processo de formação do glicogênio envolve o papel vital do hormônio insulina com as seguintes etapas:
  • Quando comemos alimentos que contêm carboidratos, os níveis de glicose no sangue aumentam.
  • Um aumento na glicose sinalizará ao pâncreas para produzir insulina, um hormônio que ajuda o corpo a converter a glicose do sangue em energia.
  • Em seguida, a insulina instrui as células do fígado a produzir uma enzima chamada glicogênio sintase. Esta enzima é responsável por ligar as cadeias de glicose para formar o glicogênio.
  • Enquanto a glicose e a insulina permanecerem abundantes no sangue, as moléculas de glicogênio serão enviadas ao fígado, músculos e células de gordura para serem armazenadas como reservas de energia.
O glicogênio é responsável por até 6-10% do peso total do fígado. Enquanto isso, a porção de glicogênio no músculo é "apenas" cerca de 1-2% de seu peso total. No entanto, dado que a massa muscular do corpo é maior que a do fígado, o nível de glicogênio total nos músculos como um todo é maior do que o nível de glicogênio total no fígado. O glicogênio armazenado no músculo é usado principalmente por esse tecido. O motivo é que as células musculares não secretam uma enzima chamada glicose-6-fosfatase. Esta enzima é necessária para liberar glicose na corrente sanguínea. Enquanto isso, o glicogênio no fígado será distribuído por todo o corpo - especialmente para o cérebro e a medula espinhal.

Como o corpo usa o glicogênio?

Quando os níveis de glicose no sangue começam a cair, seja porque você não comeu ou porque seu corpo queima durante os exercícios, os níveis de insulina também caem. Quando as condições acima ocorrem, uma enzima no corpo chamada glicogênio fosforilase começa a quebrar o glicogênio para fornecer um suprimento de glicose ao corpo. Nas próximas 8 a 12 horas, a glicose derivada do glicogênio hepático se torna a principal fonte de energia do corpo. O processo de conversão de glicogênio em glicose é denominado glicogenólise.

Para que é usado o glicogênio?

O glicogênio como reserva de energia é necessário ao corpo, incluindo os músculos durante o exercício. Quando você se exercita, seus músculos usam o glicogênio armazenado como energia. A glicose no sangue e o glicogênio armazenado no fígado também podem ser usados ​​para manter os músculos fortes. Após o exercício, os músculos reporão seus estoques de glicogênio. O tempo que leva para repor os estoques de glicogênio pode depender de quão duro e por quanto tempo você se exercita. Essa duração pode variar de algumas horas a vários dias. Não surpreendentemente, o exercício é altamente recomendado para controlar o açúcar no sangue. A razão é, como afirmado acima, a glicose no sangue também será usada pelos músculos durante a atividade física. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O glicogênio é uma forma armazenada de glicose que o corpo usa como energia. Se ainda tiver dúvidas sobre nutrição e vida saudável, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ pode ser acessado download dentro Appstore e Playstore para apoiar sua vida saudável.