Dor nas pernas? Talvez seja este o motivo

As pernas são uma das partes do corpo que mais trabalham. Além de ser um meio de movimento, as pernas também suportam o peso do corpo durante as atividades diárias. Especialmente se você gosta de esportes, pode ter certeza de que seus pés trabalham ainda mais. Portanto, os pés estão muito sujeitos a problemas. As causas da dor nas pernas podem variar desde articulações, músculos, ossos, nervos ou devido a problemas com os vasos sanguíneos. Cada pessoa tem um estilo de vida e uma condição de saúde dos pés diferentes. Portanto, você pode sentir dor nas pernas devido a uma causa ou mesmo complicações de várias causas.

Distúrbios dos vasos sanguíneos que causam dor nas pernas

As doenças dos vasos sanguíneos podem causar dores nas pernas muito incómodas. Embora seja menos provável que exista um risco de morte, a doença vascular pode causar complicações e reduzir sua qualidade de vida. A seguir estão duas doenças vasculares que causam dores nas pernas.

1. Doença arterial periférica (PAP)

Doença na artéria periférica A doença arterial periférica (DAP) é uma forma de estreitamento das artérias (aterosclerose). A quantidade de gordura e colesterol pode se tornar depósitos de placas nos vasos sanguíneos e causar estreitamento. A mesma doença é a principal causa de derrame e ataque cardíaco. Pessoas com maior risco de desenvolver PAP são aquelas que têm o hábito de fumar, colesterol alto, pressão alta e, em particular, pessoas com diabetes. A doença arterial periférica pode causar dor nos músculos das pernas devido à falta de suprimento de oxigênio. Os sintomas comuns da PAP são cãibras e dor nas solas dos pés, coxas, nádegas e, mais comumente, nas panturrilhas. A dor nas pernas devido à PAP é sentida e piora ao caminhar e geralmente melhora após parar de caminhar e descansar. Outros sintomas são pulso fraco nas artérias inferiores, hematomas na parte inferior das pernas que não cicatrizam, pele pálida e sensação de frio. Freqüentemente, as pessoas com PAP sentem suas pernas pesadas e cansadas com facilidade.

2. Insuficiência venosa crônica (IVK)

A insuficiência venosa crônica (IVK) é uma doença que causa inchaço nos pés e nas solas dos pés. Semelhante à PAP, a IVK também é uma doença relacionada à circulação sanguínea. Na IVK, a circulação sanguínea nas veias é interrompida devido a danos nas válvulas nas veias. O sangue que se acumula e é difícil de fluir para o coração, infiltra-se e causa inchaço nas pernas. Outros sintomas de IVK além do inchaço são:
  • Dor nas pernas ao caminhar
  • Varizes
  • Inflamação da pele (dermatite) e úlceras
  • Feridas abertas que são difíceis de curar, especialmente nos tornozelos
  • Celulite
  • Os pés ficam pesados ​​e coçam.
[[Artigo relacionado]]

Superando a dor nas pernas devido a distúrbios dos vasos sanguíneos

O tratamento da dor nas pernas devido a distúrbios dos vasos sanguíneos pode variar dependendo da causa e da gravidade.

1. Trate a dor da doença arterial periférica (PAP)

Não há cura para a PAP, mas mudanças no estilo de vida e medicamentos podem reduzir os sintomas e a dor da PAP. Pessoas com PAP são aconselhadas a parar de fumar e fazer exercícios caminhando o máximo possível. Quando seus pés começarem a doer, descanse os pés imediatamente. Depois que os sintomas diminuírem, volte imediatamente até que a dor apareça novamente. Repita este exercício por 3 meses, com duração de caminhada de 2 horas por semana.

2. Superando a dor devido à insuficiência venosa crônica (IVK)

A dor na doença IVK pode ser aliviada das seguintes maneiras:
  • Eleve os pés para que fiquem mais altos do que o corpo, para ajudar o sangue a fluir para o coração. Você pode usar travesseiros nos pés quando estiver deitado ou encostar os pés na parede.
  • Evite sentar ou ficar em pé por muito tempo. Ocasionalmente, mova os dedos dos pés para cima se ficar na mesma posição por muito tempo.
  • O uso de meias de compressão também pode ajudar a bombear o fluxo sanguíneo venoso.
  • Pode ser necessário tratamento adicional se ocorrer irritação ou doença de pele de acordo com os sintomas.
Se os sintomas não desaparecerem sem cirurgia, a cirurgia pode ser necessária para tratar a dor na perna.