Respiração normal de um bebê, quais são os sinais de que há um problema?

Você sabe como é a respiração normal do bebê? Se você vir seu filho respirando muito rápido, isso pode ser motivo de preocupação se ele tiver problemas respiratórios. Geralmente, o padrão e a frequência respiratória de um bebê podem ser confusos, especialmente para os novos pais. Para não se enganar, aqui está a respiração normal de bebês em que você pode prestar atenção. Este artigo pode ajudá-lo a compreender os padrões de respiração e os sinais de problemas com a respiração normal do bebê.

Respiração normal em bebês

A respiração normal em bebês tem um ciclo em que a criança respira mais rápida e profundamente, depois se torna mais lenta e superficial. Ele também pode parar de respirar por cinco segundos ou mais e começar novamente com uma respiração mais profunda. Isso é normal e mudará para um padrão respiratório mais maduro, com respiração ofegante ocasional nos primeiros meses de nascimento. Normalmente, os recém-nascidos requerem uma frequência respiratória de 30-60 respirações por minuto e diminuem para 20 respirações por minuto durante o sono. Enquanto isso, na idade de 6 meses, os bebês respiram cerca de 25-40 vezes por minuto. Em contraste com os adultos que precisam de cerca de 12-20 respirações por minuto. Os bebês podem inspirar rapidamente e parar por até 10 segundos com cada respiração. Em alguns meses, esse padrão respiratório irregular se resolverá por conta própria. No entanto, alguns problemas respiratórios, como taquipneia, também podem ser a causa. Enquanto isso, após os 6 meses de idade, a maioria dos problemas respiratórios normais do bebê pode ocorrer devido a alergias ou resfriado comum. A respiração dos bebês geralmente é diferente da dos adultos porque os bebês respiram mais pelo nariz do que pela boca, suas vias aéreas são muito menores, sua parede torácica é mais flexível, que é principalmente feita de cartilagem, sua respiração não está totalmente desenvolvida ou eles ainda têm líquido amniótico e mecônio em suas vias aéreas.

Como verificar se a respiração do bebê está normal ou não

A irregularidade no padrão respiratório do bebê, como ser capaz de respirar rapidamente, fazer longas pausas entre as respirações e fazer sons incomuns, obviamente deixa os pais preocupados. Os pais também devem prestar muita atenção ao padrão de respiração do bebê. Se você quiser verificar se o seu bebê está respirando normalmente, há três coisas que você pode fazer:
  • Ouça: coloque o ouvido próximo à boca e às narinas do bebê e ouça o som de sua respiração. Você ouvirá sons suaves de respiração e nenhum som de 'grok'; ou 'rangido'.
  • Observe: Posicione-se em pé ou sentado até que seus olhos estejam no nível do peito do bebê, então observe o movimento para cima e para baixo de sua respiração no peito. Em condições normais de respiração infantil, não há tração excessiva da parede torácica.
  • Sentir: Coloque sua bochecha perto da boca e das narinas do seu filho e sinta a respiração dele contra sua pele. Certifique-se de que não haja vibrações quando o bebê inspira e expira. Essas vibrações podem ser um sinal de muco nas vias respiratórias do bebê.
Você pode cuidar do seu bebê sempre que se sentir confortável. Se o seu bebê for recém-nascido, verifique sua respiração com mais frequência à noite. Porque alguns bebês podem experimentar a síndrome da morte súbita durante o sono. Seria melhor se o seu filho durma no mesmo quarto que você, para que seja fácil de notar.

O som que geralmente é ouvido na respiração de um bebê normal

Geralmente, os recém-nascidos emitem sons ao respirar que deixam os pais preocupados. Isso geralmente é normal porque o muco no nariz do bebê é facilmente retido, bloqueando o fluxo de ar e fazendo barulho ao respirar. Uma série de sons que os bebês fazem quando respiram incluem:
  • Soa como soluços
  • Soa como um assobio porque as passagens nasais do bebê ainda são estreitas, então, quando a respiração emite um som parecido com um assobio
  • Soa como cheirar
  • O som é como um gargarejo devido ao acúmulo de saliva na boca e na garganta
[[Artigo relacionado]]

Isso é um sinal de que a respiração do bebê não está normal

Os sinais de dificuldade respiratória em um bebê que são potencialmente preocupantes incluem um aumento persistente da frequência respiratória (mais de 60 respirações por minuto) e o bebê está se esforçando para respirar. Além disso, outros sinais que seu filho pode apresentar incluem:

1. Ronco e chiado

O bebê ronrona no final da respiração. Isso pode ser porque ele está tentando abrir uma via aérea bloqueada. Além do ronco, outra característica do problema respiratório do bebê é que soa como um som estridente agudo. Este som estridente ou sibilante aparecerá como falta de ar, fraqueza, tosse e dificuldade para respirar. Essa condição geralmente é causada por inflamação ou infecção do trato respiratório. Se não houver febre, a respiração ofegante em bebês pode ser causada por alergias.

2. As narinas se expandem

As narinas do seu bebê se expandem quando ele respira, indicando que ele está tentando respirar. Nessa condição, pode ser uma indicação de distúrbios respiratórios, como pneumonia, difteria, crupe ou a entrada de objetos estranhos nas vias aéreas.

3. Movimento incomum do tórax

Quando você respira, os músculos do peito e do pescoço do bebê parecem estar entrando e saindo muito mais profundamente do que o normal.

4. Cianose (pele azulada)

A cianose é uma doença em que a pele do bebê fica azulada porque o sangue não está recebendo oxigênio suficiente dos pulmões. Preste atenção à boca, mãos e pés azulados do bebê como um sinal de dificuldade respiratória.

5. Sem apetite

Os problemas respiratórios nos bebês costumam ser acompanhados por uma diminuição do apetite, por isso é possível que o filho não queira mamar e esteja agitado.

6. Letárgico

Bebês com problemas respiratórios significativos também podem sentir diminuição da energia, fazendo com que pareçam letárgicos.

7. Febre

A maioria dos problemas respiratórios de infecções pulmonares também causa febre. Portanto, sempre verifique a temperatura do bebê quando estiver preocupado. Não hesite em consultar um pediatra se estiver preocupado com a respiração do seu bebê. O médico fará um exame e determinará o tratamento certo para o seu filho.