Reconhecer os gatilhos e como superar o xixi espumoso

Além da cor da urina, a textura da urina também pode indicar alguns problemas de saúde, até mesmo doenças graves. Uma coisa a ter em atenção é a urina espumosa. Na verdade, se não houver outros sintomas associados, isso significa que não é um problema. No entanto, se a urina espumosa ocorrer com frequência e houver queixas, você precisa estar mais vigilante. Idealmente, a urina é amarelo claro. A textura é um líquido sem bolhas. Existem muitos fatores que podem causar o aparecimento de urina espumosa. Um deles é uma bexiga muito cheia. Ao urinar após reter a urina por muito tempo, a urina sairá com mais profusão. Como resultado, a água do banheiro é exposta à exposição à urina e torna-se espumosa. Esta condição não indica nenhum problema e geralmente ocorre apenas ocasionalmente. Às vezes, o sabonete de limpeza feito de certos produtos químicos, quando exposto à água ou urina, pode causar uma reação na forma de manchas de espuma branca. Novamente, isso é normal.

Quando o xixi espumoso indica um problema?

Fique atento a sintomas como náuseas e vômitos

que ocorre com o aparecimento de urina espumosa. Cuidado, se encontrar espuma na urina, que ocorre continuamente, piorando ainda mais com o tempo. Você precisa prestar atenção a certos problemas de saúde, que podem causar espuma na urina. Além disso, existem outros sintomas e queixas, que podem ocorrer simultaneamente e precisam ser suspeitos, tais como:

  • Mãos, pés, rosto e estômago inchados, como um sinal de lesão renal
  • Perda de apetite
  • Náusea para vomitar
  • Sentindo-se lento e fraco
  • Difícil dormir
  • A cor da urina fica mais escura
  • Orgasmo sem liberação de sêmen (nos homens)
  • Problemas de infertilidade

Condições e doenças graves que desencadeiam urina espumosa

Os problemas com a urina, é claro, estão relacionados ao processo de eliminação pelos rins. Portanto, as causas da urina espumosa podem variar. Isso inclui as seguintes condições e doenças graves:
  1. Desidratação

    Se for de cor escura e a concentração for espessa, a urina pode parecer espumosa. Essa condição ocorre quando uma pessoa não bebe líquidos suficientes, especialmente água, para diluir outras substâncias e substâncias contidas na urina.
  2. Distúrbios renais

    A urina espumosa pode indicar o conteúdo de proteínas na urina. O ideal é que os rins filtrem o excesso de água e resíduos do sangue para a urina. No entanto, substâncias maiores, como proteínas, não são filtradas nos rins. Quando os rins estão comprometidos ou apresentam problemas, a proteína pode vazar para a urina. Essa condição é conhecida como proteinúria. Normalmente, as pessoas que sofrem de proteinúria têm problemas renais crônicos. Você precisa estar atento para sintomas como; coceira na pele, náuseas, falta de ar, sudorese, fadiga inexplicável e micção frequente.
  3. Ejaculação retrógrada

    Essa condição também desencadeia a ocorrência de urina espumosa, embora seja menos comum. Em pacientes com ejaculação retrógrada, o sêmen retorna à bexiga e não é expelido pelo pênis. A ejaculação retrógrada também pode ocorrer devido ao uso de medicamentos para baixar a pressão alta, medicamentos para tratar o aumento da próstata ou por ter feito cirurgia na próstata ou na uretra.
  4. Consumo de certas drogas

    Pessoas que tomam os medicamentos fenazopiridina também podem apresentar espuma na urina. Normalmente, esses medicamentos são usados ​​para aliviar a dor devido a infecções do trato urinário. O conteúdo de cloridrato de fenazopiridina nesses medicamentos é conhecido por causar urina laranja. Às vezes, o conteúdo dessas drogas reage tornando-se espumoso quando exposto à água.
  5. Diabetes

    Os diabéticos também costumam apresentar sintomas na forma de urina espumosa. As condições de diabetes não controladas podem fazer com que as moléculas de glicose apareçam no corpo. A glicose é semelhante ao teor de proteína. Portanto, se os rins não conseguirem filtrá-la, a glicose sairá como espuma na urina. Além da urina espumosa, os sintomas que aparecem em diabéticos são visão embaçada, boca seca e muitas vezes sensação de sede, vontade frequente de urinar, fadiga e fome repentina e inexplicável.

Exame médico para urina espumosa

Se a urina espumosa ocorrer como resultado da ejaculação retrógrada,

O médico verificará o esperma do paciente. A presença de urina espumosa não indica necessariamente um problema ou doença em particular. Por isso, uma resposta mais clara pode ser obtida consultando um médico. Geralmente, o médico pedirá uma amostra de urina para testar o conteúdo de proteína na urina. Os níveis de albumina na urina serão verificados. O objetivo, determinar o desempenho dos rins na filtragem de substâncias do sangue. Quando o resultado proporção de albumina para creatinina na urina (UACR) é superior a 30 miligramas por grama, então o potencial para problemas renais é grande. Enquanto isso, se o gatilho para a urina espumosa for a ejaculação retrógrada, o médico conduzirá um exame mais aprofundado da condição do esperma do paciente. Lembre-se também de que a urina pode se tornar espumosa devido a não beber água suficiente. Portanto, certifique-se de sempre beber água suficiente para evitar que o corpo fique desidratado.

Como lidar com urina espumosa

O tratamento da urina espumosa depende da causa subjacente desta doença. Se você estiver desidratado, deve beber mais líquidos claros, até que a urina fique amarela pálida ou quase transparente. Se a diabetes for a principal causa, seu médico pode prescrever medicamentos orais ou injeções de insulina para reduzir os níveis de glicose no sangue. Pode ser necessário verificar seus níveis regularmente para certificar-se de que estão dentro de uma faixa aceitável. Os médicos também podem prescrever medicamentos para pessoas com doença renal precoce. Os médicos geralmente recomendam melhores mudanças no estilo de vida, como:
  • comer alimentos saudáveis ​​com baixo teor de sódio controlar a pressão alta
  • gerenciar os níveis de açúcar no sangue
  • Exercite-se regularmente
  • Não fume
Pessoas com doença renal grave ou rins com mau funcionamento podem precisar de diálise, que é um procedimento para livrar o sangue do excesso de resíduos

Notas de SehatQ

Qualquer que seja o problema que provoque a formação de espuma na urina, consulte imediatamente um médico. Mas não entre em pânico imediatamente. Se a espuma da urina desaparecer por conta própria antes de atingir a água, não há problema. Se a urina espumosa persistir e ficar ainda mais escura, é hora de descobrir mais sobre o que a desencadeia.