Muitas pessoas relutam em sair de sua zona de conforto por medo de saltar para um novo mundo. Zona de conforto é uma condição na qual você se sente confortável e seguro com a sua situação atual tanto no que diz respeito ao trabalho, ao círculo de amigos e ao dia a dia. Estar na sua zona de conforto o torna menos interessado em tentar coisas novas ou alcançar mais. Na verdade, se você continuar nessa zona, talvez não se desenvolva.
Por que você precisa sair da sua zona de conforto?
Ficar na sua zona de conforto ao longo do tempo pode fazer você se sentir entediado, cansado ou infeliz. Às vezes, você também sonha acordado com uma vida ou aventura diferente. Infelizmente, você ainda está hesitante ou com medo de sair da zona. No entanto, existem vários motivos pelos quais você deve sair de sua zona de conforto, incluindo:
- Pode fazer você explorar mais seu potencial e desenvolver
- Torne a vida mais interessante porque você pode explorar a si mesmo
- Seja a maneira certa de se conhecer
- Aumenta a felicidade porque você descobre e experimenta coisas novas que podem desencadear a liberação de dopamina
- Expanda as relações sociais que você tem, tanto novos amigos quanto colegas
- Pode dar a sua própria satisfação se você conseguir superar isso bem
- Isso pode torná-lo uma pessoa mais confiante.
Sair da sua zona de conforto pode ser um desafio enorme. Portanto, é preciso muita vontade e determinação para fazê-lo. [[Artigo relacionado]]
Saia da zona de conforto
Não é fácil sair da zona de conforto. Você pode até estar confuso e não saber o que fazer. Siga estas etapas fora da sua zona de conforto:
1. Pense no que te assusta
Pense no que o faz ter medo de sair da sua zona de conforto. Olhe para o medo de uma forma divertida para não ser pego por ele. Concentre-se também na sensação de entusiasmo e orgulho que sentirá quando sair da sua zona de conforto.
2. Faça um plano claro
Fazer um plano pode ajudá-lo a sair gradualmente de sua zona de conforto e mantê-lo sob controle. Ao fazer um plano, você deve realmente entender o que deseja alcançar, como fazê-lo e os riscos que podem ser enfrentados.
3. Convença-se de que você pode fazer isso
Continue dizendo a si mesmo que você não pode fazer isso, e isso o deixará sugestivo. Por isso, acredite em si mesmo que pode vencer novos desafios e conseguir sair bem da sua zona de conforto. Fale sobre coisas positivas sobre você.
4. Tente sair da sua zona de conforto gradualmente
Você pode tentar sair de sua zona de conforto gradualmente. Tente se adaptar a novas situações, mas não se esforce demais para se estressar. Se você não gosta, pode parar de fazer isso.
5. Procurando suporte para ser mais entusiasta
Você pode falar sobre seu desejo de deixar sua zona de conforto com as pessoas mais próximas de você. Peça a eles para apoiá-lo para que fique mais animado e motivado para fazê-lo. Além disso, você também pode ler livros motivacionais sobre pessoas de sucesso que conseguiram sair de sua zona de conforto.
6. Lembre-se de que você fez algo semelhante
Claro que houve coisas no passado que te assustaram, mas conseguiram passar. Em outras palavras, mostra que você é capaz de superar desafios. Fazer uma lista de seus sucessos pode aumentar sua confiança para estar fora de sua zona de conforto.
7. Dando recompensas para você mesmo
É preciso muita coragem para sair da sua zona de conforto. Portanto, você deve dar
recompensas por tentar fazer isso. Além disso, celebre quaisquer desenvolvimentos ou mudanças positivas que você tenha feito para atingir seus objetivos. Esta é uma ótima maneira de se valorizar. Se, ao tentar sair da sua zona de conforto, você cometer um erro ou encontrar o fracasso, não desanime. Comprometa-se a aprender com essas falhas e não as use como desculpa para desistir. Mas, às vezes, estar em uma zona de conforto também pode ser a melhor escolha quando você pensa cuidadosamente que não pode sair agora. Porque você pode até se sentir oprimido e infeliz se fizer isso com pressa.