Solavancos com coceira nas nádegas interferem nas atividades, como lidar com isso?

Inchaço nas nádegas geralmente é uma indicação de problemas como infecções virais e fúngicas. Ou uma erupção nas nádegas aparece como uma reação alérgica. A maioria dessas condições desaparece por conta própria, mas se for grave o suficiente, precisará de atenção médica. Além de causar erupções na pele, as nádegas com coceira também podem causar feridas abertas, secreção e pele seca e rachada.

Sintomas de erupção nas nádegas

Além de coceira nas nádegas, outros sintomas de erupção nas nádegas são:
  • Aparecem pequenas saliências vermelhas
  • Feridas abertas perto do ânus
  • Coceira que piora quando arranhada
  • Pele avermelhada e irritada
  • Ferida aberta que exala fluido
  • Pele rachada nas nádegas
  • Dor e coceira ao redor do ânus
  • Uma erupção que dói quando tocada
Se você sentir os sintomas acima e não cicatrizar por vários dias, consulte imediatamente um médico.

Causas de coceira nas nádegas

Algumas das causas da coceira nas nádegas incluem:

1. Dermatite de contato

A dermatite de contato é um tipo comum de erupção cutânea. O gatilho é o contato direto da pele com uma substância irritante, como roupas íntimas novas. Alguns tipos de dermatite de contato causam inchaço nas nádegas que coçam imediatamente, mas às vezes só aparecem alguns dias depois. Os sintomas que aparecem nos casos de dermatite de contato são pele vermelha e inchada, coceira, pele seca, feridas abertas e sensação de queimação na pele. Os gatilhos da dermatite de contato podem ser na forma de plantas, consumo de drogas, produtos químicos como cosméticos e perfumes, produtos de limpeza e pesticidas.

2. Dermatite atópica

Conhecida como eczema, a dermatite atópica é um problema de pele crônico que causa coceira e ressecamento da pele. O eczema pode ocorrer não apenas em bebês e crianças, mas em qualquer idade. Além das dobras das nádegas, o eczema também pode aparecer no rosto, cotovelos, mãos e pés. Os sintomas de dermatite atópica incluem pele seca, vermelha e com coceira. Quando arranhada, a pele com eczema pode escorrer líquido. Quanto mais você coçar, a pele ficará vermelha e inchada, pior.

3. Erupção cutânea

As pessoas estão mais acostumadas a chamar essa condição de calor com espinhos. Como o nome sugere, a erupção cutânea ocorre quando uma pessoa transpira muito devido ao clima. Quando o suor fica preso sob a pele, os poros ficam obstruídos e aparecem pequenas espinhas ou inchaços. O calor espinhoso tende a aparecer em partes do corpo que costumam sofrer fricção pele a pele, como a parte interna das coxas ou nádegas. Essas pequenas espinhas causam coceira.

4. Herpes genital

Herpes genital ou herpes genital é uma infecção viral que pode causar coceira nas nádegas. O herpes é transmitido através do contato sexual a partir do sexo vaginal, oral e anal. Os sintomas de herpes aparecem onde a infecção entrou no corpo, mas estão propensos a se espalhar, especialmente se forem arranhados com frequência. Além da coceira, aparecerão inchaços vermelhos e até feridas abertas que podem sangrar.

5. Queratose pilar

A ceratose pilar ocorre devido ao acúmulo de queratina na pele. A queratina é uma proteína que protege a pele de infecções e substâncias nocivas. Em pacientes que sofrem, a queratina realmente causa folículos capilares entupidos. Como resultado, a pele fica áspera e parece areia ao toque.

6. Intertrigo

Intertrigo é a irritação da pele causada pela fricção contínua nas dobras cutâneas das nádegas. Quando a área da pele nas dobras que tende a ser úmida e quente fica irritada, ela é suscetível a bactérias e fungos. Os sintomas de intertrigo causam coceira, dor e aspereza. Se forem graves, essas feridas também podem sangrar.

7. Micose

Pode causar coceira na pele micose é uma infecção fúngica que geralmente ocorre nas nádegas, na parte interna das coxas e nos órgãos genitais. Sua característica é uma erupção cutânea circular. Esta erupção irá causar coceira e ressecar a pele. Às vezes, os sofredores também experimentam perda de cabelo.

8. Incontinência

A incapacidade de segurar a micção e defecar indiretamente também pode causar coceira nas nádegas. Especialmente os idosos que precisam continuar a se deitar, usar uma cadeira de rodas ou usar fraldas. Condições muito úmidas nas nádegas e coxas podem causar o aparecimento de fungos e bactérias. Essa erupção será acompanhada de irritação, vermelhidão da pele, descamação e textura áspera da pele. [[Artigo relacionado]]

Como tratar nádegas com coceira

Dependendo do gatilho, há várias maneiras de tratar as nádegas que coçam, sozinhas ou com intervenção médica. O exemplo é:
  • Aplicar um hidratante não perfumado que seja seguro na pele com erupções
  • Creme de hidrocortisona ou creme antifúngico, dependendo da causa da erupção
  • Creme antibiótico para tratar infecções bacterianas
  • Anti-histamínicos para aliviar reações alérgicas e reduzir a coceira
  • Analgésicos para reduzir a dor e o inchaço
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Manter sempre a limpeza e certificar-se de que a área ao redor das nádegas esteja seca também pode evitar o aparecimento de erupções cutâneas. Além disso, certifique-se de sempre trocar de roupa se você suar e não reutilize roupas sujas. Para uma discussão mais aprofundada sobre problemas de pele ou erupções que causam desconforto, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.