A pressão arterial baixa ou a hipotensão são freqüentemente tidas como certas. Na verdade, se não forem controlados, os sintomas de pressão arterial baixa, como tonturas e desmaios, podem ser muito perturbadores para a vida diária. Em condições severas, essa condição pode até ser fatal. A pressão arterial normal de um adulto é 120/80 mmHg. Diz-se que uma pessoa tem pressão arterial baixa se a pressão arterial for inferior a 90/60 mmHg. Felizmente, existem muitas maneiras eficazes e seguras de aumentar a pressão arterial. A seguir estão as etapas que você pode seguir para fazer com que sua pressão arterial volte ao valor normal.
Como aumentar a pressão arterial naturalmente
Para ajudar a aumentar a pressão arterial naturalmente, há várias maneiras de tentar, conforme a seguir.
Aumentar o consumo de sal como forma de aumentar a pressão arterial
1. Aumentar o consumo de sal
O sódio ou o sal podem ajudar a aumentar a pressão arterial. No entanto, você precisa ter cuidado. Não coma muito sal. Porque, o consumo excessivo de sal, porque pode fazer com que a pressão arterial suba muito. É uma boa ideia adicionar sal à comida caseira, para que seja mais fácil para você controlar. Evite comer fast food e alimentos embalados com alto teor de sal.
2. Beba muita água
Uma queda na pressão arterial pode ser causada por desidratação. Portanto, consumindo líquidos suficientes, é importante evitar que sua pressão arterial caia abaixo dos limites normais.
3. Coma uma dieta nutritiva balanceada
Outra forma de aumentar a pressão arterial é fazer uma dieta nutricionalmente balanceada. O motivo é que a falta de nutrientes, como vitamina B-12, ácido fólico e ferro, pode causar anemia. Enquanto isso, a anemia é uma condição que pode causar pressão arterial baixa. Você também precisa escolher alimentos adequados para aumentar a pressão arterial. Não deixe que sua pressão arterial suba excessivamente e faça você realmente ter hipertensão. Ao comer bife, por exemplo, não há problema em escolher uma parte ligeiramente gordurosa, mas lembre-se de não exagerar.
4. Reduza as porções de comida
Em idosos, comer grandes porções de alimentos pode causar uma diminuição da pressão arterial. Isso ocorre porque o sangue está fluindo para o trato digestivo e o coração aumentará sua frequência para ajudar a equilibrar a pressão arterial. Portanto, para evitar que a pressão arterial continue a cair, você deve reduzir a porção que ingere e limitar o consumo de carboidratos.
Praticar exercícios regularmente pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea
5. Pratique exercícios regularmente
Para regular a pressão sanguínea de modo que continue em números normais, é necessário um fluxo sanguíneo uniforme. Praticar exercícios regularmente pode melhorar o fluxo sanguíneo no corpo, e essa pode ser uma maneira de superá-lo.
6. Limite o consumo de álcool
Para aumentar a pressão arterial, é aconselhável reduzir o consumo de bebidas que contenham álcool. Porque o álcool pode desidratar você. O álcool também pode interagir com os medicamentos que você está tomando e causar queda na pressão arterial.
7. Sente-se de pernas cruzadas
Você sabia que sentar com as pernas cruzadas pode aumentar a pressão arterial? Esta posição sentada não é recomendada para pessoas com hipertensão ou pressão alta. No entanto, para pessoas com pressão arterial baixa, é recomendável sentar-se de pernas cruzadas.
Leia também: Recomendações alimentares e tabus para pessoas com pressão arterial baixa8. Use meias de compressão
As meias de compressão podem ajudar a reduzir a quantidade de sangue que se acumula na parte inferior das pernas, permitindo que o sangue flua para outras áreas do corpo, aumentando a pressão arterial.
9. Evite mudar a posição do corpo repentinamente
Sentar ou ficar de pé repentinamente pode fazer você se sentir tonto ou até mesmo desmaiar. Principalmente se isso for feito por pessoas com pressão arterial baixa. Essa condição pode ocorrer porque o coração quando o corpo se move repentinamente, o coração terá dificuldade para bombear o sangue por todo o corpo, tão rápido quanto você se move.
10. Não mergulhe em água morna por muito tempo
A imersão em água morna pode reduzir a pressão arterial. Portanto, se sua pressão arterial estiver baixa, evite essas atividades, incluindo ir a um spa ou sauna.
11. Manter os níveis de açúcar no sangue
Os níveis elevados de açúcar no sangue podem causar uma queda na pressão arterial. Portanto, você precisa verificar seus níveis de açúcar no sangue regularmente como uma medida preventiva.
12. Verifique a condição da tireoide
A última maneira de lidar com a pressão arterial baixa é interferir na tireoide, como o hipotireoidismo, que pode causar uma queda na pressão arterial. Se a sua pressão arterial baixa for causada por essa condição, a maneira mais eficaz de aumentá-la é tratando a doença da tireoide.
Como aumentar a pressão arterial com remédios
A pressão arterial também pode ser aumentada com o uso de certos medicamentos. Como aumentar a pressão arterial com medicamentos, geralmente é feito se os métodos naturais não puderem trazer a pressão arterial de volta ao seu valor normal. Os tipos de drogas comumente usados para aumentar a pressão arterial incluem:
1. Fludrocortisona
A fludrocortisona atua impedindo a absorção de fluidos nos rins, resultando em um acúmulo e um leve inchaço na área. Isso é importante para aumentar a pressão arterial. No entanto, o consumo dessa droga também fará com que o corpo tenha uma grande falta de potássio. Portanto, ao consumi-lo, é recomendável comer também alimentos que contenham alto teor de potássio.
2. Midodrine
Ao contrário da fludrocortisona, a midodrina atua ativando os receptores nas menores artérias e veias, de modo que a pressão arterial pode aumentar. Este medicamento é geralmente usado para tratar hipotensão postural ou pressão arterial baixa devido a mudanças na posição do corpo, que estão associadas a distúrbios do sistema nervoso. [[Artigo relacionado]]
Quando a pressão arterial baixa deve ser verificada por um médico?
Se a pressão arterial é frequentemente lida em limites baixos, sem quaisquer sintomas, o médico só observará quando você for submetido a exames de rotina. No entanto, se a pressão arterial baixa já estiver causando sintomas de choque, como pele fria e pálida, dificuldade para respirar e pulso fraco ou rápido, você precisa consultar um médico imediatamente para tratamento. Outros sintomas frequentemente experimentados por pessoas com pressão arterial baixa, como tonturas, geralmente não são uma condição perigosa. Mesmo assim, não há nada de errado em consultar um médico, como uma etapa de detecção precoce de alguns distúrbios mais graves. Se você quiser saber mais sobre medicamentos para pressão baixa seguros e eficazes,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .