Se há pessoas cujo hobby é usar deliberadamente palavras ásperas para ferir o coração de outras pessoas, essa é a definição correta de sarcasmo. Não muito diferente, sarcástico é a maneira como as pessoas expressam sátira afiada para os outros. Ironicamente, as pessoas que costumam ser sarcásticas são aquelas que realmente se sentem inferiores. Outra analogia de sarcástico é uma pessoa que é direta, falando sem ser filtrada primeiro. Às vezes, mesmo aqueles que o ouvem podem se surpreender com a rapidez com que o cérebro de uma pessoa com sarcasmo processa o diálogo de modo que ela possa encadear frases dolorosas.
O sarcasmo é sempre ruim?
Não que o sarcasmo seja sempre ruim. No entanto, ao contrário da sátira, que é uma sátira sutil e ponderada, os comentários sarcásticos geralmente têm o objetivo oposto. Além disso, as pessoas sarcásticas costumam disfarçar seus comentários rudes com humor. Mesmo quando alguém fica ofendido ou magoado com seu sarcasmo, é fácil quebrar suas emoções. Quer seja chamando-os de muito sensíveis ou facilmente ofendidos. Basicamente, o sarcasmo é uma tentativa de encobrir a raiva - seja de si mesmo ou da pessoa que está sendo sarcástica - sob o pretexto de humor. Sarcasmo sozinho vem da palavra grega "sarkasmos", que significa "rasgar". Além disso, se alguém está acostumado a estar em um ambiente sarcástico desde a infância, o hábito de falar sarcasmo não é mais imparável. Na verdade, fica difícil separar entre piadas e comentários sarcásticos. Discurso inteligente e sarcasmo são duas coisas diferentes. A principal diferença entre inteligência e sarcasmo é que o sarcasmo geralmente assume a forma de hostilidade disfarçada de humor. Destina-se a doer, com amargo e picante. Uma declaração espirituosa é geralmente uma resposta aos comentários ou comportamentos inúteis de alguém, e o objetivo é descobrir e esclarecer a questão enfatizando a estranheza. [[Artigo relacionado]]
Consequências do sarcasmo
Pessoas que ouvem comentários sarcásticos têm grande probabilidade de se sentir magoadas com o que ouvem. Além disso, se houver um trauma ou um problema separado relacionado ao tópico que está sendo levantado. De acordo com John M Grohol, PsyD, sarcasmo é simplesmente dizer algo com significado cruel, humilhante ou desagradável, mas com o significado oposto. A maioria das pessoas que usa o sarcasmo espera que o destinatário de uma mensagem sarcástica reconheça a contradição. Algumas das consequências do sarcasmo que as pessoas acostumadas a dizê-lo podem não perceber incluem:
Ofendido
A facilidade com que alguém se ofende ou se ofende com as frases verbais de outra pessoa é muito relativo. Existem pessoas que estão acostumadas a ouvir certas palavras, mas diferentes das outras pessoas. Muitos fatores entram em jogo aqui, desde formação, passado, hábitos, características e outros. Quando alguém se ofende, a forma como reage a isso pode ser diferente. Alguns podem responder imediatamente, expressando seu descontentamento com o que está sendo dito. Mas não foram poucos os que o abrigaram até que se tornou maior por um longo período de tempo.
Perda de confiança
Não culpe se as pessoas tendem a perder a fé naqueles que costumam lançar frases de sarcasmo. Em vez de ser um bom ouvinte, todas as histórias contadas para sarcasmo as pessoas podem ser usadas como "armas" para atacar um dia.
Sentindo-se muito ansioso
Pessoas que foram magoadas pelo sarcasmo verbal de certas pessoas podem ficar excessivamente ansiosas quando precisam interagir com elas. Na verdade, mesmo aqueles que nunca interagiram podem encontrar uma maneira de evitar o contato por causa de sua reputação de ser uma pessoa de boca sarcástica. Ainda relacionado a essa ansiedade excessiva, as pessoas também tendem a se tornar defensivas em relação aos perpetradores de sarcasmo. Eles não podem conversar casualmente como as outras pessoas, porque há sombras sempre que o sarcasmo lança frase após frase dolorosa.
Como lidar com o sarcasmo?
Na verdade, sarcasmo é raiva, medo ou mágoa envolto em frases verbais afiadas. Muitas vezes, o perpetrador continua com uma risada ou um sorriso para fazer parecer uma mera frase de humor. Na verdade, o sarcasmo é uma forma de intimidação ou
assédio moral verbalmente. Então, como você lida com o sarcasmo?
1. Esquiva
Mesmo quando você nunca experimentou o quão sarcasmo alguém é por meio de suas palavras, é perfeitamente possível esquivar-se. Evite interações ou discussões com pessoas sarcásticas para manter os sentimentos. Além disso, se essa pessoa sarcástica costuma relacionar isso com os problemas pessoais de alguém.
2. Mantenha a calma
Às vezes, as pessoas usam o sarcasmo propositalmente para provocar emoções e reações negativas em seu alvo. Não se empolgue com isso e mantenha a calma para que eles se sintam um fracasso. Na verdade, ainda sorrindo ao se despedir dele para que se sintam abandonados e apenas um vento que passa.
3. Responder ao sarcasmo
Para quem quer dar "aulas" a pessoas sarcásticas, não hesite em responder com sarcasmo. Diga que sua reputação de pessoa sarcástica é muito conhecida, e você não acha que eles são realmente muito piores do que sua excelente reputação.
4. Envie uma crítica
Se necessário, critique o sarcasmo como a última coisa que a outra pessoa deseja ouvir. Nem todo sarcasmo é engraçado e pode ser aceito por quem o ouve. Expresse as críticas com firmeza, quem conhece dessa maneira as pessoas que costumam se comportar com sarcasmo podem parar e melhorar sua forma de se comunicar. O discurso sarcástico é uma arma de bullying ou
assédio moral que muitas vezes é esquecido. Não só faz as pessoas acostumadas a sarcasmo que outras pessoas não podem confiar e até mesmo têm uma má reputação, mas também faz com que as pessoas que o ouvem se sintam inferiores e traumatizadas novamente. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Lembre-se de que o sarcasmo se origina de algo errado com o perpetrador. Há dor de cabeça por feridas passadas ou
criança interior problemática que inflama o sarcasmo de uma pessoa. Ao lidar com esse tipo de pessoa, escolha sua versão da melhor resposta.