Suporte Básico de Vida, Ajuda Essencial para Salvar Vidas

Suporte Básico de Vida (BHD) ou Suporte Básico de Vida (BLS) é uma série de primeiros socorros realizados para ajudar qualquer pessoa com problemas respiratórios e de parada cardíaca. Esse atendimento não é realizado apenas por médicos oficiais, mas todo cidadão em geral pode fazer esse BHD aprendendo os passos.

Objetivo de fornecer suporte básico de vida

As causas de uma pessoa apresentar parada respiratória e parada cardíaca variam, podem ser devido a acidentes, engasgamento, ataques cardíacos, derrames, obstrução das vias aéreas, até afogamento. Se uma pessoa com parada respiratória e cardíaca não for tratada imediatamente, o cérebro e o coração serão danificados e perderão suas funções em 6 minutos. Em termos gerais, essas medidas de primeiros socorros são úteis para:
  • Impede que a respiração e a circulação sanguínea parem
  • Prestar assistência externa para circulação sanguínea e respiração de vítimas de parada cardíaca ou respiratória por meio de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Passos para realizar o suporte básico de vida

Quando estiver em uma situação que exija que você faça BHD, por exemplo, ao lidar com vítimas de acidentes e afogamentos, execute as seguintes etapas.

1. Garanta uma posição segura

Ao tentar ajudar uma vítima usando suporte básico de vida, primeiro certifique-se de que você e a vítima estão em uma posição segura. Uma delas é colocar o corpo da vítima sobre uma superfície dura e plana. Enquanto isso, se você estiver resgatando uma vítima de acidente inconsciente, primeiro carregue a vítima para a lateral da estrada protegida contra a passagem de veículos. No caso de uma vítima que é eletrocutada, certifique-se de que a fonte de corrente elétrica foi desligada primeiro.

2. Verificar a resposta da vítima

Em seguida, verifique a resposta da vítima para determinar o nível de consciência. Você pode confirmar isso dando um tapinha no ombro ou ombro da vítima e balançando a vítima. Além disso, você também pode ligar para a vítima para se certificar de que ela está consciente ou não, como "Senhor / senhora .. senhor. / Senhora ..", em um tom bastante áspero. não responder, significa que eles estão inconscientes. se a vítima não responder e não respirar, a vítima está em parada cardíaca.

3. Ligue para os serviços de emergência

Ao confirmar a resposta da vítima, você pode ligar para os serviços de emergência ou pedir ajuda às pessoas ao redor ou mais próximas do local para chamar uma ambulância / IGD.

4. Verifique o pulso

Depois de confirmar o nível de consciência, resposta e entrar em contato com os serviços de emergência, você também precisará verificar o pulso da vítima inconsciente. Como verificar o pulso, coloque dois dedos no meio do pescoço. Enquanto pressionado e deslocado para a borda do pescoço para sentir a presença de um pulso. Realize a verificação por no máximo 10 segundos. [[Artigo relacionado]]

5. Ressuscitação cardiopulmonar (RCP)

Vítimas cujo pulso não é palpável, inconsciente e sem respiração devem receber os primeiros socorros imediatamente, realizando a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). As etapas para realizar a ressuscitação cardiopulmonar incluem:
  • Ajoelhando-se ao lado da vítima
  • Coloque as duas palmas uma com a outra em uma posição no meio do peito da vítima
  • Posicione os cotovelos perpendiculares ao peito da vítima com os ombros paralelos às mãos
  • Inicie as compressões torácicas (comprimindo o tórax da vítima) a uma profundidade de 5 cm (adulto) rapidamente, cerca de 120 vezes por minuto
  • Faça isso repetidamente até que a equipe médica chegue.
Enquanto em vítimas infantis, você pode colocar uma mão no centro do peito da vítima e, em seguida, fazer 30 compressões torácicas com uma profundidade de 5 cm e uma velocidade de 100 vezes por minuto.

6. Abra as vias respiratórias

Depois de realizar 30 contagens de compressões torácicas, você também pode abrir as vias aéreas da vítima usando o inclinar a cabeça e elevação do queixo colocando a palma da mão na testa da vítima e inclinando a cabeça da vítima. Use a outra mão para puxar o queixo da vítima para que as vias aéreas possam ser abertas

7. Dê assistência respiratória

Se a vítima não estiver respirando, você pode aplicar respiração artificial como medida de primeiros socorros. Aplique respirações de resgate duas vezes fechando ou apertando as narinas da vítima e, em seguida, soprando ar de sua boca para dentro da boca da vítima. Certifique-se de que o tórax da vítima esteja levantado enquanto aplica as respirações de resgate. A realização de 30 compressões torácicas e duas respirações de resgate é chamada de um ciclo de RCP, enquanto a realização do suporte básico de vida são cinco ciclos de RCP. Após cinco ciclos de RCP, verifique a condição da vítima novamente, verificando seu pulso por 10 segundos. Se não houver pulso por 10 segundos, repita cinco ciclos de RCP na vítima.